sexta-feira, 13 de maio de 2011

Deus fala ao seu povo

No Antigo Testamento, Deus falou diversas vezes e de maneiras diferentes. Através de Jesus Deus falou ao seu povo durante sua vida aqui na terra.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho." (Hebreus 1.1,2ª)

Atualmente Deus fala através do Espírito Santo: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14.26)

"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." (João 16.13,14)

O Espírito Santo ensinará todas as coisas, trará a memória toda a verdade, dirá o que ouvir do Pai, revelará o que está por vir e glorificará a Cristo à medida que revele Jesus às pessoas. (João 14.16,26; 15.26; 16.13-15; Romanos 8.15,16)

Se você tem dificuldades em ouvir Deus falar, então, você está com problemas em sua vida cristã.

"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59.2)

Mas como posso saber quando Deus fala?

O pecado atingiu-nos de tal maneira que não podemos compreender a verdade de Deus se o Espírito Santo não a revelar.

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. " (Romanos 3.10,11)

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (1Coríntios 2.14,15)

Deus fala por intermédio do Espírito Santo, através da Bíblia, da oração, das circunstâncias e da igreja, para revelar a si mesmo, seus propósitos e seu modo de agir. A chave para conhecer a voz de Deus vem de um relacionamento íntimo e sincero de amor com Deus.

"Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.[...] Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. [...] Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." (João 10.2-5,14, 26,27)

O relacionamento é de suma importância: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 8.47) Deus quer um relacionamento íntimo de amor com você, Ele quer que você dependa dele e de mais ninguém.

Ouvir a voz de Deus não é resultado de um método ou de uma fórmula, mas, sim de um relacionamento.

Deus o ama. Ele quer ter um relacionamento de amor sincero com você. Ele quer que você dependa somente dele quando buscar a sua Palavra. Ele deseja que você aprenda a ouvir a sua voz e a conhecer a sua vontade. O seu relacionamento com Deus é a chave para ouvir a voz de Deus falando com você.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. " (João 15.1-5)

Como está o seu relacionamento com Deus? Pense e reflita como anda sua vida de oração, estudo da Palavra, sua comunhão na igreja. Peça a Deus que transforme seu coração de maneira que você possa ouví-lo falar, obedeça a Sua Palavra.

Deus os abençoe grandemente em Cristo Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.