segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deus fala através da Bíblia

Deus fala através do Espírito Santo para revelar a si mesmo, seus propósitos e seu modo de agir. Deus fala de maneira singular a cada pessoa, da maneira que quiser, quando estou andando em amor com Deus, então saberei reconhecer a sua voz.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" (João 10.27)

Deus fala através de uma variedade de meios: Espírito Santo, Bíblia, oração, circunstâncias e da igreja. Tendo a Palavra de Deus como guia, sabemos que Deus pode falar de maneira específica às pessoas. A Bíblia é a Palavra de Deus, ela descreve a revelação completa de Deus para a humanidade. Deus fala a você através da Bíblia, mas  compreensão é feita pela ação do Espírito Santo.

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Coríntios 2.14)

O Espírito Santo usa a Palavra de Deus para revelar Deus e seus propósitos, para nos instruir nos caminhos do Senhor. Compreender uma verdade espiritual não leva a pessoa a um encontro com Deus, essa compreensão é o próprio encontro com Deus. "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8.31,32) Você não pode compreender os propósitos e os modos de agir de Deus, a menos que o Espirito Santo o instrua. Se Deus lhe revela uma verdade espiritual através da Bíblia, essa revelação já é um encontro com Deus.

Ajustando sua vida a luz da Bíblia
Ler a Bíblia deve ser um momento de grande expectativa. O Espírito Santo conhece a mente de Deus e sabe os propósitos de Deus para sua vida. Ele então começa a abrir sua mente para compreender Deus, seus propósitos e modos de agir. A maneira como você responde a Deus determina a revelação de sua Palavra e os efeitos que ela lhe trará. Uma vez tendo Deus lhe falado através de sua Palavra, a maneira como você responde é crucial. Você tem que ajustar sua vida à verdade revelada, ou seja, você precisa:
  • Concordar com a Verdade: mudar sua compreensão a fim de que esteja de acordo com a compreensão de Deus;
  • Aceitar a Verdade: aplicar a verdade revelada obedecendo a Palavra de Deus.

A partir de então você está livre para experimentar um relacionamento completo com Deus. Faça sempre uma ligação entre a verdade revelada e a compreensão que você tem de Deus e relacione também essa verdade com a comunhão com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.