sábado, 9 de julho de 2011

Deus se revela

Deus fala a seu povo através da Bíblia para revelar a respeito de si mesmo, seus propósitos e modos de agir. Suas revelações se destinam a trazer você para um relacionamento de amor com Ele.

1. Deus revela a si mesmo - quando Deus fala pelo Espírito Santo, Ele frequentemente revela alguma coisa sobre si mesmo: seu nome, sua natureza e seu caráter:

"Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito." (Gênesis 17.1)
  • Deus revelou a si mesmo a Abraão pelo seu nome: Abraão precisava saber que Deus era Todo Poderoso. Assim, ele poderia crer que Deus seria capaz de lhe dar um filho mesmo em idade avançada;

"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo." (Levítico 19.1,2)
  • Deus revelou a Moisés a sua natureza santa: através de Moisés, Deus disse que Ele era santo. Seu povo tinha de acreditar que ele era santo, a fim de em resposta, ser santo também.

"Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?" (Malaquias 3.6,7)
  • Deus falou a Israel por meio de Malaquias e revelou a sua imutabilidade e seu perdão: Deus revelou sua natureza perdoadora, a fim de que o povo pudesse acreditar que seria perdoado se retorna-se para Deus.

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6.51)
  • Jesus revelou-se como a fonte da vida eterna: Jesus revelou que Deus é a fonte da vida eterna, a fim de que os judeus pudessem crer e reagir de forma a receber a vida.

Deus fala quando Ele quer nos envolver no Seu trabalho. Ele se revela, a fim de ajudar a pessoa a responder com fé, dessa forma, poderá responder melhor as instruções de Deus, quando crê que Deus é quem diz ser, e que pode fazer o que diz que vai fazer.

"Deus revela a si mesmo, a fim de aumentar a fé que induz a ação. Isto será decisivo quando você vier a passar por uma crise em sua fé."
  • você terá de crer no caráter de Deus;
  • você terá de crer nos propósitos de Deus;
  • você terá de ajustar seu pensamento à luz da Palavra de Deus;
  • você terá de obedecer a Deus à luz dessa Palavra;
  • você irá conhecer a Deus através da obediência a sua Palavra;
  • você terá experiência com Deus quando obedecê-lo.

2. Deus revela seus propósitos de maneira que você possa saber o que Ele vai fazer. O que você planeja fazer onde você está , isto é muito importante.

"Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3.7)
A sequência apresentada neste versículo é vista por toda a Bíblia. Quando Deu estava para fazer alguma coisa, Ele tomava a iniciativa de vir a seus servos. Ele falava para revelar seus planos e propósitos, e então podia envolvê-los e realizar esses propósitos através deles.
O importante é o que Deus planeja fazer onde nós estamos,  como ele deseja fazer por nosso intermédio.

"O SENHOR desfaz o conselho dos gentios, quebranta os intentos dos povos. O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração." (Salmos 33.10,11)
"Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá." (Provérbios 19.21)

Os planos e propósitos que você tem precisam ser os planos e propósitos do Senhor, ou então, você não vai experimentar o que Ele está para fazer através de sua vida. Seu relacionamento com Deus é muito mais importantes do que qualquer planejamento que você possa fazer. Deus nos criou para um relacionamento com Ele, para que você possa sempre ouvir a sua voz quando ele quiser falar com você.

3. Deus revela seus modos de agir a nós porque eles são o único meio de alcançar seus propósitos. Deus não fica simplesmente por perto para nos ajudar a alcançar nossos alvos. Ele vem realizar seus próprios alvos por nosso intermédio e de sua própria maneira.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR." (Isaías 55.8)

"Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.[...] Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." (Provérbios 16.25,33)

Deus revela seus modos de agir porque são a única maneira de realizar seus propósitos, usando-nos como instrumentos para que possamos conhecê-lo. Quando alcançamos os propósitos do Reino de acordo com Seus propósitos, a glória é dada a Deus.

"  Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10.31) Veja também: Jo 8.54; 14.12,13; 15.8; 1 Co 1.27-31; Cl 3.17,23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.