sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aprendendo a viver em comunidade - 1 Coríntios 13.1-8

Das muitas figuras utilizadas para descrever a igreja na Bíblia a que mais se destaca é a figura do corpo. Em 1 Coríntios 12 o apóstolo Paulo faz uma descrição sobre os dons espirituais e como o Espírito Santo os distribui de maneira que o corpo possa funcionar corretamente. Na teoria parece fácil, mas a prática é bem diferente, o ideal apresentado na Bíblia nem sempre reflete a realidade que vivemos em nosso dia a dia como igreja de Cristo.
É triste perceber como muitos crentes ao invés de obedecer ao mandamento de Jesus, amai-vos uns aos outros, mais parecem obedecer ao mandamento de armai-vos uns aos outros. "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros." (Gálatas 5.14,15). Para que o corpo funcione corretamente é necessário que todos os órgãos estejam em harmonia, caso contrário logo iremos começar a sentir as consequências da desordem por alguma coisa que não está cumprindo com seu papel.
A igreja é formada de pessoas com suas particularidades e também com suas diferenças. Precisamos aprender que somente em Cristo é que iremos viver em harmonia uns com os outros. É preciso aprender que somente através do amor de Deus é que iremos aprender a amar uns aos outros.

Como podemos aprender a nos relacionar como igreja de Cristo?

                    1. Mantenha uma comunicação aberta e sincera: "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine." (v.1) - a maior parte dos problemas nas relações é resultado de falhas na comunicação.
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Efésios 4.25)

                    2. Mantenha uma espiritualidade autêntica: "E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria." (v.2) - a minha relação com o próximo deve refletir o meu relacionamento com Deus.
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão." (1João 4.20,21)

                    3. Aprenda a exercer o serviço ao próximo com amor e dedicação: "E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." (v.3) - na igreja se Deus é meu Senhor, eu sou teu servo, portanto o que tenho não é apenas uma função (não sou empregado de Deus), mas sim um ministério. Somo chamados para manter a unidade no corpo de Cristo através do exercício da mutualidade.
"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus." (1Pedro 4.10)

4. Exerça o verdadeiro amor cristão: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha..." (v. 4-8ª) - a comunhão não é superficial. Ela é genuína de coração para coração. Ela ocorre quando as pessoas são verdadeiras sobre seus sentimentos.
"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor." (1João 4.18)

Viver em comunidade exige que cada um de nós saiba respeitar aqueles que estão a nossa volta. É aprender a compartilhar as dificuldades, dividir o jugo. Todos nós seremos mais fortes se caminharmos juntos encorajando-nos uns aos outros. "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10.25) Viver em comunhão exige compromisso, em primeiro lugar com Deus e Jesus o cabeça do Corpo, em segundo lugar com a igreja como parte do corpo, e por último com você mesmo e a busca pela maturidade espiritual diante de Deus.

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor." (Efésios 4.13-16)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.