quarta-feira, 29 de junho de 2011

Deus fala através do Espírito Santo

No Antigo Testamento Deus falou ao seu povo de muitas maneiras (Hebreus 1.1,2). A partir do Novo Testamento Deus se revelou através de seu Filho. Nos Evangelhos Deus falou através de seu Filho: Jesus.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1.1-4,14)

Tão certo quanto Moisés viu Deus na sarça ardente, os discípulos estiveram face a face com Jesus. O encontro deles com Jesus era um encontro com Deus. Ouvir Jesus era ouvir Deus: "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.[...] Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 14.9,10; 8.47). Nos relatos dos Evangelhos, Deus estava em Cristo Jesus. Deus falava por meio de Jesus. Quando os discípulos ouviam Jesus, estavam ouvindo Deus. Quando Jesus falava, ouvi-lo era um encontro com Deus.
Quando passamos dos Evangelhos para o livro de Atos e até os dias atuais, vivemos como se Deus tivesse parado de falar pessoalmente com seu povo. Falhamos em não reconhecer que um encontro com o Espírito Santo é um encontro com Deus. Deus falou claramente ao seu povo no livro de Atos, e ainda fala até hoje. Deus tem falado a seu povo através do Espírito Santo.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.[...] Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.[...] Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.[...] Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." (João 14.16,17,26; 15.26; 16.7)

O Espírito Santo passou a residir no crente a partir do momento de sua conversão: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?[...] Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 3.16; 6,19)

As formas como Deus fala:
  • Antigo Testamento: Anjos (Gn 16), Visões (Gn 15), Sonhos (Gn 28.10-19), Urim e Tumin (Êxodo 28.30), Ações Simbólicas (Jeremias 18.1-6), uma voz mansa e suave (1 Reis 19.12), sinais miraculosos (Êxodo 8.20-25);
  • Evangelho: Jesus Cristo (Hb 1.2; Marcos 1.15; João 10.4,16; João 14.16);
  • Espírito Santo: (João 14.16,17,26; João 15.26; Atos 1.8; Atos 2.1-3; Atos 5.3; Atos 7.54; Atos 8.2,39; Atos 10.19; Atos 11.28; Atos 13.2; Atos 16.6);
  • Relacionamento: para se conhecer a voz de Deus é preciso um relacionamento íntimo e pessoal com Deus: (João 14.21,23; 15.10);
  • Propósito: quando Deus fala Ele tem um propósito em mente;
  • Resposta: quando Deus fala, Ele quer que você responda;
  • Tempo: o momento de Deus falar depende de como Ele quer administrar o tempo.
Algumas considerações:
  1. O pecado nos afasta de Deus: (Isaías 59.2; Romanos 3.11,12)
  2. As verdades espirituais só podem ser reveladas por Deus: ( 1Coríntios 2.9-11);
  3. O Espírito Santo testifica, ensina e nos guia nos passos de Jesus (João 15.26; 16.13,14)
Encontrando Deus
Quando Deus falava no Antigo Testamento essa manifestação era um encontro com Deus. Para os discípulos um encontro com Jesus era um encontro com  Deus. Da mesma forma, um encontro com o Espírito Santo é para você um encontro com Deus. O Espírito Santo foi dado por Deus para nos guiar a toda a verdade e nos ensinar verdades espirituais que só podemos entender porque o Espírito Santo está trabalhando em nossas vidas.

"Você jamais descobre a verdade, a verdade é revelada a você."

Quando o Espírito Santo revela a verdade, ele o está conduzindo a um encontro com Deus, e, essa revelação é um encontro com Deus.

Resposta Imediata: "O que você faz logo depois que o Espírito Santo de Deus lhe fala através da Palavra de Deus é crucial."

O grande problema é que quando Deus fala, nós entramos em discussão com Ele ( exemplo: Moisés - Êxodo 3.11-4.13), e, isso pode limitar a atuação de Deus na sua vida (Êxodo 4.14-16). Se Deus fala, e você não responde, pode chegar o tempo quando você não irá ouvir a voz de Deus. (1 Samuel 15.22,23; 28.6. 1 Tessalonicenses 5.19). Não permita que nenhuma das palavras do Senhor deixe de trazer uma contribuição para sua vida. E assim Deus fará em você e através de você tudo aquilo que Ele está lhe dizendo.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Deus fala de maneiras diferentes - Parte 1

"Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 8.47)

Se o crente não sabe reconhecer quando Deus está falando, então, ele está com problemas em sua vida espiritual.

"E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.[...] As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" (João 10.3,27)

Deus fala a fim de revelar seus propósitos e modos de agir.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho." (Hebreus 1.1): uma verdade bem patente através de toda a Bíblia é que Deus fala a seu povo.

Alguns exemplos: anjos (Gênesis 16), Visões (Gênesis 15), Sonhos (Gênesis 28.10-19), uso de Urim e Tumim (Êxodo 28.30), Ações Simbólicas (Jeremias 18.1-10), uma Voz mansa e suave (1 Reis 19.12), Sinais Miraculosos (Êxodo 8.20-25), e outros.
Como Deus falou não é o fator importante, o importante é que Deus falou às pessoas e elas sabiam que era Deus que falava, e sabiam o que ele estava dizendo.

Quatro fatores importantes para ouvir a voz de Deus (Êxodo 3):

  1. Quando Deus falava, o que Ele falava era singular ao indivíduo: a experiência de Moisés com a sarça ardente foi algo único na vida dele, singular, porque Deus quer que nossa experiência com Ele e que sua voz sejam singulares para nós.(João 8.47; 10.4) Deus não quer que vivamos na dependência de algum método ou técnica, Ele quer que o vejamos em um relacionamento especial;
  2. Quando Deus estava falando, a pessoa tinha a certeza de que Deus estava falando: só Deus podia fazer com que seu povo soubesse que a Palavra que Ele dera a Moisés era mesmo uma palavra proveniente de seus pais;
  3. Quando Deus falava, a pessoa sabia o que Deus estava dizendo: Moisés sabia que somente Deus poderia fazer o que estava lhe pedindo, ele sabia o que Deus esperava dele, por isso levantou tantas objeções. Somente Deus pode fazer o impossível acontecer.
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele." (1 Coríntios 1.27-29)

     4. Quando Deus falava a uma pessoa, essa experiência era um encontro com Deus: quando Deus revela uma verdade a você, seja por que meio for, essa revelação é um encontro com Deus; uma experiência da presença divina em sua vida. (veja Gênesis 28.16,17; Êxodo 3.4-6; Josué 5.13-15).

Hoje quando Deus fala a você pelo Espírito Santo, através da Bíblia, da oração, das circunstâncias e da igreja, você certamente sabe que é Deus que está falando, e isso é sua experiência com Deus. Você não pode permitir-se ser guiado pela experiência, nem pela tradição, nem por um método ou fórmula. Se você quer conhecer Deus e ouvir sua voz, tem que dedicar tempo e empregar algum esforço para cultivar uma relação de amor com Ele. Nosso guia é a Palavra de Deus. Ele pode não lhe dizer tudo desde o início, mas Ele lhe dirá o que você precisa saber para fazer os ajustes necessários e dar o primeiro passo.

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." (Gênesis 12.1)

"Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?[...] Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: Å tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, E o heteu, e o perizeu, e os refains, E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu." (Gênesis 15.7,8,18-21)

"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." (João 16.12) 

Orientações específicas: só Deus pode nos dar orientações específicas para a realização de sua obra.

  • Noé e a construção da Arca (Gênesis 6.12-22);
  • Moisés e a construção do Tabernáculo (Êxodo 25-27);
  • Jesus e os Discípulos (Mateus 10.1-25; João 14-16)
Deus sempre nos dá informações suficientes para fazermos agora o que Ele quer que façamos. se precisamos de informações adicionais, Ele nos dará no tempo certo.
"Você precisa basear sua compreensão a respeito de Deus na sua Palavra e não na sua experiência"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Identificando o lugar onde Deus está agindo

Um coração dócil e sensível estará sempre pronto a responder a Deus, diante de um pequeno toque divino Deus faz com que você tenha um coração dócil e sensível por meio de um relacionamento de amor com Ele. Se você quer se juntar a Deus na obra que ele está realizando, você precisa saber onde ele está agindo. A Bíblia nos fala de algumas coisas que só Deus pode fazer, e, quando alguma coisa que só Deus pde fazer acontecer ao seu redor, saberá que Ele está agindo.
Ninguém irá procurar Deus ou as coisas espirituais, a menos que o Espírito Santo esteja trabalhando em sua vida: "E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido." (João 6.67) Quando Jesus passava por uma multidão, ele sempre procurava ver onde Deus estava agindo. A multidão não era o campo da colheita, a colheita estava dentro da multidão. Quando a pessoa é salva, ela entra num relacionamento de amor com Jesus, nesse momento o Espírito Santo vem habitar em sua vida.

Coisas que só Deus pode fazer:
  • Atrair as pessoas a si mesmo: "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6.44)
  • Fazer com que as pessoas o busquem: "E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido." (João 6.67)
"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus." (Romanos 3.10)
  • Revelar verdades espirituais: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1Coríntios 2.14)
  • Convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo: "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." (João 16.8-11)
Quando você observar algumas dessas coisas acontecendo, pode estrar certo de que Deus está agindo. Só Deus sabe qual a melhor maneira de atingir seus propósitos.
Como identificar a ação de Deus ao seu redor: 
  1. Ore, e observe o que Deus fará em seguida;
  2. Faça a conexão entre sua oração e a ação de Deus;
  3. Faça perguntas exploratórias do tipo que revelem o que está acontecendo na vida das pessoas;
  4. Ouça bem o que as pessoas estão falando: como igreja, não procure saber como Deus vai abençoar vocês. Procure saber como Deus vai revelar a si mesmo agindo na igreja e além dela, visando alcançar seus propósitos.
Dois pontos importantes a ser lembrados:
  • Deus nos fala quando está para realizar seus propósitos: quando Deus lhe revela o que ele está fazendo, está na hora de responder  a essa revelação.
  • O que Deus começa, ele termina ("Bendito seja o SENHOR, que deu repouso ao seu povo Israel, segundo tudo o que disse; nem uma só palavra caiu de todas as suas boas palavras que falou pelo ministério de Moisés, seu servo." - 1 Reis 8.56...."Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." - Filipenses 1.6)
Se Deus permite o povo saber o que ele está para fazer, isso certamente sucederá: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23.19)

O verdadeiro profeta de Deus é aquele que tem uma Palavra do Senhor, e essa Palavra se cumpre. A natureza de Deus exige que seja assim."

"Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55.11)

"Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar." (Lucas 21.33)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Deus o convida a juntar-se a Ele

A Bíblia é o registro da atividade de Deus no mundo. A Bíblia trata da atividade de Deus e do seu relacionamento com as pessoas. O centro da atenção é Deus e sua atividade. Quando você observa que o Pai está agindo ao seu redor, essa atuação é um convite para você ajustar sua vida e para juntar-se a Ele na obra que Ele está realizando. A Bíblia nos revela que Deus tem estado sempre envolvido no mundo. Ele escolheu agir através das pessoas, a fim de realizar seus propósitos.
  • Quando Deus estava para constituir uma nação para si mesmo, Ele veio a Abraão: "Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12.1-3)
  • Quando Deus estava para julgar o mundo, Ele veio a Noé: "E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR." (Gênesis 6.8)
  • Quando Deus ouviu o clamor dos filhos de Israel e decidiu libertá-los, Ele apareceu a Moisés: " apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.[...] E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito." (Êxodo 3.2, 9,10)
Estes são apenas alguns dos muitos exemplos da atuação de Deus na história de seu povo. Deus toma a iniciativa de envolver as pessoas na realização de sua obra.

"Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3.7)

O exemplo de Jesus (João 5.17,19,20)

  1. O Pai trabalha até agora: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (v.17);
  2. Agora, o Pai me põe a trabalhar: "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (v.17);
  3. Não faço nada por minha própria iniciativa: "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." (v.19)
  4. Fico observando para ver o que o Pai está fazendo: "Se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." (v.19)
  5. Faço aquilo que vejo o Pai já está fazendo: "porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." (v.19)
  6. Veja o Pai me ama: "Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (v.20)
  7. Ele me mostra tudo o que Ele mesmo está fazendo: "E mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (v.20)
Para saber a vontade do Pai, Jesus disse que observava o que o Pai estava fazendo, e então, juntava-se a Ele. A revelação de Deu é um convite para você juntar-se a Ele. Dois fatores importantes para você reconhecer a atividade de Deus ao seu redor:
  • Você tem que estar vivendo em íntimo relacionamento de amor com Deus: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.[...] Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14.21,23)
  • Deus tem que tomar a iniciativa de abrir seus olhos espirituais, para que você possa ver o que Ele está fazendo: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Coríntios 2.14)
Se nós ajustarmos nossa vida a Deus, num relacionamento de amor, Ele vai nos mostrar onde está agindo. Essa revelação é seu convite para nos envolvermos em sua obra; e quando nó fazemos isso Ele completa sua obra por nosso intermédio.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ame a Deus

Deus é quem toma a iniciativa de estabelecer um relacionamento de amor conosco, contudo ele espera que correspondamos a este amor: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3.20).

Deus quer que você o adore, mas acima de tudo essa adoração desse ser fruto de seu amor por Ele.

Se eu amo a Deus, obedeço-lhe: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14.23). A recompensa da obediência e do amor é que Jesus se mostrará a você. A obediência é a expressão visível do nosso amor a Deus. Um relacionamento de amor com Deus exige demonstração através de obediência. Deus não pode agir de maneira contrária a sua natureza. Sempre que Deus expressa sua vontade para nossa vida, essa manifestação é sempre de amor. Devido ao fato de que a natureza de Deus é amor, seja qual for a maneira como ele se expressa será sempre a melhor para sua vida.

"Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" (Romanos 2.4)

"Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." (Hebreus 12.6)

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (1 João 4.8)

É de suma importância qe você confie na natureza de Deus, que é amor.

O meu relacionamento com Deus determina tudo o que faço.

Seu relacionamento com Deus neste exato momento revela o que você crê a respeito dEle. Se você realmente crê que Deus é amor, você também aceitará o fato de que sua vontade será sempre a melhor para sua vida. Deus sabe de todas as coisas, sua orientação é sempre a correta. Quando Deus nos dá uma orientação, ele está sempre certo. E isso é verdade porque Ele nos ama e conhece todas as coisas. Porque ele nos ama e conhece todas as coisas, você pode confiar e obedecer sem reservas.

"Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos." (Salmos 32.8)

"O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer." (Isaías 28.29)

Deus é Todo Poderoso, ele vai capacitá-lo a fazer a Sua vontade. Quando sua vida estiver no centro da vontade de Deus, ele começará a arrumar boa parte de seus pensamentos. Você precisa estar pronto a crer em Deus e a confiar nele completamente. "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55.8,9) Deus vai começar a se revelar a você de maneira única, e se você responder a essa manifestação de Deus em sua vida, você jamais se sentirá vazio ou pensará que sua vida não tem propósito. Deus o ama profundamente e, devido a este amor, ele deu-lhe princípios pelos quais você deve viver. Viver por esses princípios é desfrutar do verdadeiro amor de Deus.
As ordens de Deus são expressões de sua natureza que é amor.

Deus nos deu mandamentos a fim de que pudéssemos prosperar e desfrutar a vida o máximo.

"Quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que significam os testemunhos, e estatutos e juízos que o SENHOR nosso Deus vos ordenou? Então dirás a teu filho: Éramos servos de Faraó no Egito; porém o SENHOR, com mão forte, nos tirou do Egito; E o SENHOR, aos nossos olhos, fez sinais e maravilhas, grandes e terríveis, contra o Egito, contra Faraó e toda sua casa; E dali nos tirou, para nos levar, e nos dar a terra que jurara a nossos pais. E o SENHOR nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao SENHOR nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje. E será para nós justiça, quando tivermos cuidado de cumprir todos estes mandamentos perante o SENHOR nosso Deus, como nos tem ordenado." (Deuteronômio 6.20-25)

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10.10)

Os mandamentos de Deus se destinam a guiar você na direção certa do que melhor existe em sua vida. Quando Deus lhe dá um mandamento, ele não está limitando você; Ele está lhe dando a verdadeira liberdade.

"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.[...]Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8.21,32,36; veja também Romanos 7-8.1)

Você não pode crer em Deus se não o amar, e não pode amá-lo se não conhecê-lo. Se você quer desfrutar de um relacionamento real e sincero com Deus, entregue sua vida a Jesus e deixe que Ele o conduza "mansamente a águas tranquilas."


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conhecendo Deus



"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14.21)

A chamada para o relacionamento com Deus é também uma chamada para trabalhar com Ele. Você passa a conhecer a Deus mais intimamente à medida que Ele se revelar, através de suas experiências com Ele. Conhecer Deus de verdade, só através da experiência, quando Ele se revela a você. 

"Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." (Jó 42.5)

Os nomes de Deus: na Bíblia Deus tomou a iniciativa de revelar-se às pessoas pela experiência, e quando Deus se revelava a alguém, essa pessoa dava outro nome a Deus ou o descrevia de outras maneiras.

"Conhecer a Deus pelo nome requer uma experiência pessoal de Sua presença."

Na Bíblia, os nomes, títulos e as descrições de Deus revelam a maneira como as pessoas vieram a conhecer Deus. A Bíblia é a prova da revelação de Deus ao homem. Cada nome dado a Deus é parte dessa revelação. Deus revela a si mesmo através da nossa experiência com Ele atuando em nossas vidas. A partir dessa experiência a pessoa descrevia esse encontro com Deus designando-lhe um nome que o fizesse lembrar da atuação de Deus em sua vida.

A revelação do grande "Eu-Sou"

Durante o período do Antigo Testamento, a manifestação da presença de Deus revela o seu caráter e modo de agir. A medida que as pessoas tinham um encontro com Deus, elas designavam essa experiência dando-lhe um nome como resultado desse encontro. 

Jesus é a revelação do grande "Eu-Sou"

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.[...] Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou." (João 1.14,18)

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.[...] Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6.35,51): Jesus é o alimento que sustenta a nossa vida.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.[...] E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?; Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.[...] E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas." (João 8.12,31,32,36; 3.19,20): Jesus é a luz que ilumina nosso caminho. 

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.[...] Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. [...] E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. "( João 10.7.9; Atos 4.12): Jesus é a porta de entrada para os céus.

"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.[...] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." (João 10.11; Salmos 23.1-3): Jesus é aquele que cuida de nossas vidas.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?[...] quele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. [...] Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 11.25; 3.36; 5.24)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto." (João 14.6,7): Jesus é o único caminho para chegarmos a Deus.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. [...] Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. [...] Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15.1,5,7): Jesus é a fonte de nossa vida e poder.



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um relacionamento real, pessoal e prático

O plano de Deus para o avanço de seu reino depende do relacionamento com seu povo. Em toda a história Deus sempre buscou envolver pessoas para o avanço de sua obra. Deus busca um relacionamento que seja real, pessoal e prático com o homem desde a sua criação, mas infelizmente por causa do pecado essa relação foi corrompida criando uma barreira entre nós e Deus.

Exemplos Bíblicos:

a. Adão e Eva: "E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu." (Gênesis 3.21). Deus supriu uma necessidade prática dando-lhes roupas para sua nudez.

b. Agar: (Gênesis 16.1-13 - "Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição. [...]E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?")

Em seu relacionamento com Deus, Agar aprendeu que Deus a via, conhecia suas necessidades e supriria todas elas em amor.

c. Salomão (1Reis 3.5-13): "E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios." (1Reis 4.29,30)

Salomão demonstrou seu amor pelo povo de Deus pedindo sabedoria para governar. Deus concedeu-lhe o que pediu e também riquezas e fama.

d. Os doze discípulos (Marcos 6.7-13): ao receberem uma tarefa difícil, Jesus lhes concedeu uma autoridade sobre os espíritos malignos que jamais haviam experimentado.

e. Pedro (Atos 12.1-17): "E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me." (v. 7,8).

Em resposta a oração da igreja, o Senhor, milagrosamente libertou a Pedro. Esse livramento salvou a vida de Pedro.

f. João (Apocalipse 1.9-20): "Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;" (v.19).

A revelação de Jesus Cristo veio a João "para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer". Esta mensagem tem sido um encorajamento para todas as igrejas.

Você também pode refletir um relacionamento real, pessoal e prático ao responder a atuação de Deus em sua vida. O amor precisa ser real e pessoal. Um relacionamento com Deus é real e pessoal. Deus é um ser que derrama vida em nossas vidas.

"A presença e atuação de Deus em sua vida são práticos."

A presença constante de Deus é a parte mais prática da sua vida e do seu ministério. Deus convida você a relacionar-se com Ele, a fim de que possa realizar a sua obra através de sua vida. Conhecer e experimentar Deus através de um relacionamento real e pessoal é uma verdade prática na Bíblia. 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Deus busca um relacionamento de amor

Deus sempre toma a iniciativa deste relacionamento de amor. Ele nos ama, nos escolhe e revela seus propósitos eternos para nossas vidas. Por causa da nossa condição humana, não buscamos a Deus por nossa própria iniciativa.

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só." (Romanos 3.10-12)

O pecado nos atingiu de tal maneira que ninguém busca a Deus por sua própria iniciativa. Se tivermos qualquer relacionamento com Deus ou com seu Filho, ele tomará a iniciativa.

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.[...] E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido." (João 6.44,45,65)

O amor que Deus nos dispensa é um amor eterno: "Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí." (Jeremias 31.3) Como alicerce da experiência com Deu e a fim de conhecer a vontade dEle, você precisa estar totalmente convencido do amor de Deus por você.

  • Paulo (Atos 9.1-19): Jesus apareceu a Paulo e revelou os propósitos de amor que o Pai tinha para ele. Nós não escolhemos a Deus, ele nos escolhe, os ama e revela seus propósitos eternos para nossas vidas;
  • Discípulos (João 15.16,19): Deus escolheu cada um dos discípulos de acordo com sua vontade, ele tomou a iniciativa. Você não pode conhecer a atuação de Deus, a menos que ele tome a iniciativa e revelá-la a você.

"E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas." (Deuteronômio 30.6)

"Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar." (Lucas 10.22)

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda." (João 15.16)

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2.13)

"Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1João 4.10)

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3.20)