sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jesus Meu guia

"O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer." (Isaías 28.26)
Muitos de nós se acham numa encruzilhada da vida que exige a tomada de uma decisão. Já foi dito que as decisões que tomamos fazem de nós o que somos, e há uma boa dose de verdade nisso. A vida bem vivida é sempre repleta de boas decisões. A vida trágica é muitas vezes aquela em que reina a falta de ponderação.
Durante nossa vida temos de fazer muitas escolhas: com quem vou me casar?; Que tipo de carreira devo seguir?; Quer faculdade devo escolher? A maioria dessas escolhas irá definir como iremos viver o resto de nossas vidas. Alguns anos depois podemos estar colhendo os frutos das boas escolhas que fizemos ou iremos fazer; outras vezes, poderemos estar colhendo desastres como resultado de más decisões tomadas no passado.
O que estou tentando mostrar é que precisamos de um guia. Num mundo conturbado como o nosso, precisamos de alguém que possa nos dizer qual caminho devemos seguir.

"Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua." (Provérbios 16.1)

Você mal consegue ler uma página da Bíblia sem encontrar uma situação em que Deus está guiando alguém:
  • Gênesis 12.1-3: Abraão recebeu instruções da parte de Deus de onde deveria ir;
  • Gênesis 6.8-21: Deus disse a Noé que construísse uma arca e lhe mostrou como;
  • Gênesis 24.2.27: Deus guiou o servo de Abraão na escolha de uma esposa para Isaque;
  • Números 9.15-23: Israel foi guiado em sua jornada quando saiu do Egito, por uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo à noite.
Muitas das passagens pouco conhecidas do Antigo Testamento são muitas vezes exemplos circunstanciados da orientação de Deus. 
  • Moisés e construção do tabernáculo;
  • Salomão e construção do Templo;
  • Os apóstolos e a orientação do Espírito Santo.
Poderíamos prosseguir indefinidamente demonstrando o aspecto dinâmico da orientação de Deus (Isaías 58.11; Salmos 25.12; Salmos 32.8) É a orientação que torna viva a fé cristã.

Como podemos receber a orientação de Deus?
  • Reavalie seu sistema de orientação espiritual: existem muitas formas de buscar orientação neste mundo (bússola, estrelas, sol, opiniões, psicologia, filosofia...); alguns, talvez nem estejam conscientes do motivo porque tomam essa e não aquela decisão. Precisamos assumir o compromisso de tomar o caminho para o qual Deus nos conduzir.
"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3.5,6)

  • Desenvolva a sabedoria( Pv 1.7): algumas pessoas interpretam os textos da Bíblia como se Deus desejasse que fossemos totalmente fracos e dependentes em todas as nossas decisões. Na verdade, Deus quer guiar-nos de uma forma que nos faça amadurecer e nos dê sabedoria. Deus não tem prazer na fraqueza que se disfarça de dependência. O plano de Deus para nossa orientação é que cresçamos gradualmente em sabedoria antes de chegarmos a encruzilhada. 
Ao longo de nossa caminhada com Deus, ele coloca algumas placas de sinalização que nos indica o caminho que devemos seguir:
  1. A Bíblia: embora muitos questionem, essa é a maneira mais garantida, mais produtiva e mais eficiente de receber a orientação de Deus. (Js 1.7,8; Sl 119.105; 2Tm 3.16,17). O caminho mais claro, mais direto para recebermos a orientação de Deus é por meio de sua Palavra revelada;                               
    2.  O testemunho do Espírito Santo: precisamos ter fé no poder orientador do Espírito Santo, que Jesus nos promete. (Jo 14.26; 15.26; 16.13). Cuidado com as visões, profecias, vozes ou qualquer outra manifestação sobrenatural de maneira estrondosa no que se refere ao Espírito Santo. (Veja o exemplo de Elias na caverna: vento forte, terremoto, fogo - voz calma e suave). Deus tende a nos guiar por meio de delicados impulsos espirituais. O Espírito Santo em geral chama nossa atenção, criando uma certa inquietação na alma. Essa inquietação deve levá-lo a diminuir o ritmo e dar ouvidos aos impulsos, logo após, você deve buscar em oração e meditar cuidadosamente sobre esse impulso, e se sentir paz, discernindo que realmente vem de Deus, caminhar nesta direção.
Deus nos criou e sem dúvida Ele é capaz de se comunicar a cada um de nós de forma que possamos entender. Deus não pede que nos comportemos como esquizofrênicos espirituais, violando deliberadamente um compromisso fundamental em outra área da vida.

      3. O conselho de pessoas sábias (Pv 24.6; 12.15): Deus muitas vezes nos mantém no caminho certo, orientando-nos por meio de conselhos de amigos e conselheiros espirituais de confiança.
Alguns cuidados a serem tomados:
  • "conselheiros autodesignados": o tipo de pessoa que ama impor sua opinião sobre os outros;
  • Evite a armadilha de esperar demais do conselho recebido: a responsabilidade de tomar decisões permanece sobre seus ombros. Obtenha bons conselhos, mas lembre-se de que um bom conselho é apenas uma das placas de sinalização.
    4. As características que nos distinguem dos outros (Sl 139.15; Jr 1.5): Deus muitas vezes revela sua orientação para nossa vida por meio de nossa constituição. Nossa constituição é uma das placas mais significativas que contribuem para a orientação de Deus.

Conclusão
Após examinar detalhadamente todas as placas de sinalização com as quais Deus nos orienta, podemos ter confiança de que Deus pode nos ensinar e nos fazer crescer, mesmo que tomemos caminhos errados. Deus pode fazer novos caminhos e criar novas estradas, desta forma, jamais estaremos totalmente trancados num lugar em que Deus não nos possa alcançar. Talvez tenhamos de sofrer algumas consequências negativas, mas mesmo assim, Deus estará ao nosso lado. 
O Deus que nos guia não esconde sua orientação nas estrelas, numa bola de cristal, ou na sorte. Pelo contrário, Ele nos guia de forma que cresçamos e nos tornemos sábios, levando-nos a amadurecer com o tempo. Tudo isto faz parte de uma jornada incrível - a jornada de caminhar com Deus Todo Poderoso que conhece todas as coisas e está sempre presente; um Deus misericordioso e justo que cumpre o que promete e nos guia em cada passo do caminho.

"Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.[...] Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei." (Isaías 41.10,13)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A verdade sobre suas circunstâncias


Você não pode conhecer a verdade sobre as circunstâncias que o envolvem até que o próprio Deus a revele a você.

O exemplo de Moisés (Êxodo 3-6): Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo de Israel. Moisés fez tudo como o Senhor lhe ordenara, mas o Faraó se recusou a deixar o povo ir e ainda multiplicou os encargos sobre os hebreus. Diante disso, Moisés, questiona o agir de Deus; sentindo-se desencorajado ele estava pronto a desistir.

"E disseram-lhes: O SENHOR atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar. Então, tornando-se Moisés ao SENHOR, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste? Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.[...] Moisés, porém, falou perante o SENHOR, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios." (Êxodo 5.21-23;6.12)

Pacientemente Deus explicou a Moisés a sua perspectiva. Deus queria que o povo viesse a conhecê-lo pelo nome "EU SOU" e a experimentá-lo através de um relacionamento pessoal, real e prático. Da mesma forma, quando você vier a enfrentar situações confusas, não comece a culpar Deus e também não desista facilmente. Vá a Deus e peça a Ele para lhe revelar a verdade sobre suas circunstâncias e mostrar-lhe a perspectiva dEle, e então, espere no Senhor. Você precisa ter sua vida totalmente orientada por Deus. A parte mais difícil do seu relacionamento com Deus é ter a vida centrada nEle. Quando Deus se torna o Senhor de sua vida, só Ele tem o direito de ser o centro, o iniciador de sua vida, o dirigente

Aprendendo a ouvir a verdade

Quando o Espírito Santo fala com você, ele lhe revela a verdade. Ele fala sobre uma pessoa; ele fala sobre Jesus. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14.6). Você nunca conhece a verdade de nenhuma situação antes de ouvir o que Jesus tem a dizer. Ele é a verdade. Deus conhece o início e o fim de todas as coisas. Você pode confiar nEle, conhecendo o outro lado da história. Entregue sua vida nas mãos de Deus e deixe-o guiá-lo pelas veredas das justiça, pelos pastos verdejantes, pelo vale da sombra da morte. Confie em Deus e ele te conduzirá.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Deus fala através das circunstâncias


O Espírito Santo usa a Bíblia, a oração e as circunstâncias para nos falar ou nos mostrar a vontade do Pai. Para você entender aquela circunstância difícil ou ruim em sua vida, é vital conhecer a perspectiva de Deus.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. " (Isaías 55.8,9)

"E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.[...] Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (João 5.17,19-20)

Deus costumava usar as circunstâncias para revelar a Jesus o que Ele, o Pai, estava para fazer. As circunstâncias eram as coisas que Jesus via o Pai fazendo. Jesus estava sempre procurando observar onde o Pai estava trabalhando, e se juntava a Ele. Jesus não tinha que adivinhar o que deveria fazer. Ele observava o que o Pai estava realizando ao redor dele, então, Jesus depositava sua vida nas mão de Deus e Ele realizava seus propósitos por intermédio de Jesus.

"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." ( João 4.34 - veja também Jo 5.30,36; Jo 6.57; Jo 7.16,17; Jo 14.10,24)

Isso é exatamente o que Jesus deseja que façamos com seu senhorio em nossas vidas. Temos de colocar nossa vida à sua disposição de maneira que Jesus possa realizar seus propósitos por nosso intermédio. O exemplo de Jesus é uma maneira de como Deus fala através das circunstâncias.

A perspectiva de Deus é vital

Para compreender as circunstâncias ruins que podem nos envolver ocasionalmente, conhecer a perspectiva de Deus é fundamental. Quado você enfrenta uma dificuldade ou circunstâncias confusas, se você, em meio a essas circunstâncias, não procura olhar para Deus, irá ter uma compreensão distorcida do fatos.

O que fazer quando as circunstâncias forem confusas

  1. Estabeleça em sua mente o fato de que Deus demonstrou seu amor absoluto por você na cruz. Esse amor jamais muda.
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8.28,29 - veja também Rm 5.3-5,8)

     2.  Não procure entender como Deus é, estando você em meio as circunstâncias. Nossa mente é muito limitada perto daquilo que Deus está fazendo.
"Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia." (Jó 42.3)

     3.  Vá a Deus e peça que Ele o ajude a ver a sua situação da perspectiva dEle.
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos." (Salmos 139.23)

    4. Espere no Espírito de Deus, ele pode levar a Palavra até você, a fim de esclarecer-lhe as circunstâncias.
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14.26 - veja também Rm 8.26)

      5.  Ajuste sua vida a Deus e ao que você o vê fazendo em meio as suas circunstâncias.

      6.  Faça tudo o que Deus disse para você fazer.

      7.  Experimente Deus trabalhando em você e através de você, a fim de alcançar seus propósitos.
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." (Filipenses 1.6)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deus fala parte 2 - O que acontece quando você ora


"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém." (Efésios 3.20,21)

Você não pode nem pensar numa oração que possa chegar perto daquilo que Deus quer lhe dar. Só o Espírito Santo sabe o que Deus está fazendo ou que propósitos tem para sua vida. "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." (1 Co 2.10-12).
Se você está trabalhando e orando em uma direção e vê Deus agindo em outra, você precisa ajustar sua vida ao que Deus está fazendo. Você tem que decidir se continua fazendo o que você quer, e pede a Deus para abençoar, ou você vai trabalhar onde Deus já está agindo e vê os resultados acontecerem naturalmente.

Concentração Espiritual: nosso problema é que oramos e depois não procuramos relacionar o que está acontecendo com aquilo que pedimos. Depois que você ora a coisa mais importante que tem de fazer é concentrar-se espiritualmente. Quando você ora, comece a observar o que acontece em seguida, e se prepare para ajustar-se àquilo que está começando a acontecer a sua volta. Quando você orar conte com a resposta de Deus as suas orações, a sua resposta é sempre certa e é a melhor.

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las eis." (Marcos 11.22-24 - veja também Romanos 12.2)

O silêncio de Deus: provavelmente você já deve ter tido a experiência de orar por muitos dias e parecer haver um silêncio da parte de Deus. Parece que os céus estão fechados, que Deus não ouve suas orações. Algumas pessoas vão lhe dizer que existe pecados em sua vida e você precisa confessá-los; veja o exemplo de Jó. Os amigos de Jó disseram a ele que todos os seus problemas eram resultado de pecado. Jó não sabia de tudo que Deus estava operando durante todo o tempo em que não lhe respondia suas orações, mas seus amigos estavam errados. Havia uma outra razão para o que Deus estava fazendo.

"Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." (Jó 42.1-6)

Lembre-se: Deus vai dizer a você o que Ele está fazendo em sua vida, quando, e, se você precisar saber.
O Exemplo de Lázaro: quando Lázaro adoeceu, Marta e Maria pediram a Jesus que fosse ajudar o irmão delas, e Jesus silenciou. Até a morte de Lázaro, Jesus nada respondeu. Quando Jesus chegou Lázaro já estava morto.

O silêncio de Deus significa que Ele está pronto para acrescentar à sua vida uma revelação de si mesmo maior que todas que você já experimentou.

"Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11. 21-26)

Há ocasiões em que Deus fica em silêncio porque existe pecado na sua vida. "Mas as vossas 
iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59.2 - veja também Salmos 15). Mas se mesmo após você confessar, o silêncio permanecer, prepare-se para uma nova experiência com Deus, para algo que você não conhecia até então. Ás vezes Deus fica em silêncio para lhe preparar para uma compreensão mais profunda a respeito de Si mesmo.

Reagindo ao silêncio de Deus

  • Depressão: deixar-se tomar por um sentimento de culpa e autocondenação que leva a pessoa ao desespero e a tristeza;
  • Esperança: manter uma expectativa de que Deus está para lhe oferecer um novo conhecimento a respeito dEle mesmo, uma nova experiência na sua caminhada com Deus.

Somente a verdade irá libertá-lo para que você possa compreender o que Deus está fazendo na sua vida. Coloque os sentimentos de culpa e depressão de lado, faça ajustes necessários na sua vida e mude sua atitude para uma atitude de expectativa, fé e confiança. Desta forma, Deus irá lhe mostrar como reagir a Ele de forma a conhecê-lo melhor.
"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37.3-5)