sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Coração Arrependido

Muitos são os exemplos de grandes homens de Deus na Bíblia, mas nenhum é tão conhecido como Davi, um homem considerado pela Bíblia como sendo "segundo o coração de Deus." Contudo, a Bíblia não só mostra as qualidades, mas também os defeitos de seus heróis. Todos os homens e mulheres das Escrituras têm pés de barro como eu e você, foram formados do mesmo pó e quando o Espírito Santo pinta um retrato de suas vidas, ele é um artista realista. Não ignora, nega ou esquece o lado escuro e pecaminoso destas pessoas. Não há ninguém que goste de ver publicado na primeira página do jornal ou divulgado em primeira mão na mídia os seus defeitos e vícios para que todos possam ver. No entanto, salvo o pecado de Adão e Eva, nenhum recebeu mais publicidade do que o pecado de Davi com Bate-Seba. Davi cometeu uma série de terríveis pecados que produziram graves consequências para sua vida. Isso me leva a pensar que o diabo nunca mostra as cartas na tentação. "Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz." (2 Coríntios 11:14). O diabo só mostra a beleza, o êxtase, o divertimento, a excitação, a aventura estimulante dos desejos roubados. Mas nunca diz:
  • Viciado em Bebida Alcoólica: você vai ficar de ressaca amanhã ou isso acabará arruinando sua família, seu trabalho, sua vida;
  • Dependente Químico: este é o começo de uma estrada longa, triste e sem saída;
  • Ladrão: você vai ser apanhado, faça isso e vai acabar atrás das grades;
  • Adúltero: você tem uma família, sabe que há uma probabilidade de ocorrer uma gravidez ou poder contrair uma doença e colocar sua vida em risco;
  • Maledicente: isso afastará as pessoas de perto de você, elas não irão mais confiar em você.
Quando o pecado é cometido, e cobrado todo castigo que dele decorre, o diabo nunca se encontra por perto. No entanto, Deus nunca se deixa enganar e mais tempo, menos tempo ele entra com o juízo. (veja 2 Samuel 11.27-12.1-13). O pecado de Davi não passou despercebido por Deus, Davi foi confrontado com seu pecado. Diante disto podemos tirar duas aplicações importantes para nossas vidas. Uma tem a ver com o confronto efetivo e a outra com o arrependimento genuíno.

Todos nós estamos suscetíveis a pecar: "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" (1 Coríntios 10:12). Isso mostra a importância de termos um Natã em nossas vidas que tenha coragem para nos confrontar.

"Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo..."
(Provérbios 27:5-6a)

A lição seguinte que aprendemos é extraída da resposta de Davi....Trata-se de arrependimento genuíno.

Como posso identificar um verdadeiro arrependimento? (Salmos 51)
Quatros formas de identificar o verdadeiro arrependimento:

         1. Quando o arrependimento é verdadeiro, haverá confissão aberta de pecado (v. 1,3-5): "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões."(Salmos 51:1). Quando você esconde a verdade ou só conta parte dela não está verdadeiramente arrependido. Veja o exemplo de Saul:
  • 1 Samuel 13.8-15: Saul desobedece à ordem de Samuel e faz o sacrifício antes do tempo determinado;
  • 1 Samuel 15: Saul desobedece à ordem de Samuel e não destrói o povo amalequita conforme Deus havia determinado;
  • 1 Samuel 28: Saul contraria os mandamentos de Deus e consulta uma necromante.

        2. Quando o arrependimento é verdadeiro, há o desejo de deixar completamente o pecado (v. 2,7-9): "Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado." (Salmos 51:2). Arrepender-se é mudar de rumo com base na verdade e seguir na direção oposta afastando-se completamente do pecado.

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." (Provérbios 28:13)

        3. Quando o arrependimento é verdadeiro o espírito se mostra quebrantado e humilde (v. 16,17)
"Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." (Salmos 51:16-17)
O arrependimento traz tristeza pelo pecado cometido, mas também traz alegria com o alívio do perdão e libertação. As pessoas quebrantadas e humildes ficam simplesmente gratas pela graça e misericórdias de Deus sobre suas vidas.

        4. Quando o arrependimento é verdadeiro, a pessoa pede perdão e a restauração de Deus (v. 10-15): "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável." (Salmos 51:10)
Todos os pecados, exceto aquele que é cometido contra o Espírito Santo, são perdoáveis, quando confessados e esquecidos. Mas alguns pecados envolvem ramificações. Davi morreu odiando o dia em que se deitou com Bate-Seba, por causa dos constantes conflitos e consequências resultantes, mas de uma coisa ele tinha certeza: Deus já o havia perdoado.

"Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado."(Salmos 32:3-5)

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)

        5. Quando o arrependimento é verdadeiro, a pessoa compartilha as boas novas do perdão (v.13,18,19): "Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti." (Salmos 51:13) Aqueles que recebem o perdão e a graça de Deus seobre suas vidas tem o desejo de compartilhar as boas novas de salvação. Alegria de saber que o perdão é concedido a todos aqules que se entregam ao Senhor.

Davi foi em muitos aspectos um homem extraordinário, ele foi um herói. Mas isso não quer dizer que nunca tenha desagradado a Deus ou que não tenha sido injusto em algum momento de sua vida. Ocorreu com ele o que geralmente acontece na vida das pessoas comuns. Ele foi arrastado por paixões destrutivas, abalado por problemas familiares e pela tragédia, e motivado por conveniências políticas. Como, então, um indivíduo tão humano poderia ser descrito como "um homem segundo o coração de Deus"? O segredo de Davi está na maneira como consagrou sua vida totalmente ao Senhor e em sua capacidade de descer ao pó do arrependimento e da humilhação e pedir perdão a Deus.

"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’." (Lucas 18.13)

Confissão sem arrependimento gera mera devoção exterior. Confissão com arrependimento genuíno gera obediência a Palavra do Senhor.



terça-feira, 18 de outubro de 2011

A vida de dependência

"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15.4,5)

Vivemos cada dia mais em uma sociedade autossuficiente, onde as pessoas importam-se cada vez mais com elas mesmas. É bem verdade que muitos têm tentado resolver com seu próprio empenho os dramas deste mundo, através de seus engenhosos projetos humanitários. Contudo, o que temos visto é uma decadência cada vez maior de pessoas egoístas tentando tirar proveito de tudo, sem perceber que a sua aparente (in)dependência os está levando para um caminho de escravidão. A Bíblia nos mostra que há um caminho que pode nos levar a verdadeira liberdade, que a nossa vida deve ser uma vida de constante dependência do Senhor. A vida cristã é uma vida de constante dependência.

Porque a vida cristã é de constante dependência?

1. Dependemos de Cristo para a salvação : "como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.[...]Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3.10-12,23) O homem por si só está contaminado pelo pecado, tornando-se desta forma, incapaz de salvar a si mesmo. É necessário a intervenção divina para que sua dignidade de ser criado a imagem e semelhança de Deus seja restaurada. "não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo. (Tito 3.5)

2. Dependemos constantemente da Palavra de Deus para o crescimento espiritual: qual é o segredo para o crescimento espiritual? "desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação." (2Pedro 2.2). Como a criança ao nascer busca saciar sua fome no seio materno, devemos buscar saciar a nossa fome na Palavra de Deus. " Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca." (Salmos 119.103)

3. Dependemos constantemente da oração para o poder espiritual: "Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto." (Tiago 5.16-18). A oração é o meio pelo qual o homem pode tocar o coração de Deus, para que este venha a suprir suas necessidades, a oração nos deixa sensíveis ao toque de Deus para este manifeste toda sua glória e majestade.

4. Dependemos constantemente da comunhão para o estímulo mútuo: "e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10.24,25). Como na videira os ramos dependem da raiz para sobreviver, as folhas dependem dos galhos para mostrar toda sua força e sua beleza.

Quando dependemos do Senhor não nos faltará força, energia, pois a sua vontade é nos dar a vitória. Se você colocar a sua vida em constante dependência do Senhor, estará seguro quanto a sua salvação, pois sabe que quem o purifica é Deus; estará em constante processo de amadurecimento, pois se alimenta da Palavra do Senhor; terá poder para vencer as lutas e dificuldades, pois mantém um constante relacionamento com Deus, por meio da oração, e finalmente, jamais se sentirá sozinho na batalha, pois faz parte da família de Deus.

  



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O segredo da Felicidade

Porque nossas vidas estão repletas de perturbação, desespero e de ansiedade? Porque estamos sempre pressionando a nós mesmos e aos outros? Porque saboreamos somente algumas gotas de paz, amor e de felicidade? Porque a disputa são tão características do ser humano, a ponto de fazer com que as relações de animais da mesma espécie pareçam pacíficas quando compararmos com as nossas? A resposta é muito simples, mas às vezes, é difícil para nós entendermos realmente, pois quase todos os métodos que aprendemos para chegar a felicidade reforçam os sentimentos e as atividades que nos fazem infelizes. Todos desejamos a felicidade.

Mas onde realmente posso encontrar a verdadeira felicidade? O que significa ter a verdadeira felicidade? O que é felicidade?

Estes são pontos importantes que precisam ser compreendidos. Os métodos que aprendemos certamente não funcionam. No entanto, Jesus traçou alguns princípios que nos ajudaram a encontrar a resposta.
  1. Defina onde está sua prioridade: "Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.[...]  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." (Mateus 6.21,24) 
O tipo certo de propósito em sua vida é um componente importante e fundamental para a felicidade estável. Vida sem direção é vida sem destino, sem sentido. A maioria de nós supõe que nossos desejos (sustentados por sentimentos emocionais) são os verdadeiros guias que nos conduzem à felicidade. Mas ninguém até agora encontrou a felicidade guiado por desejos emocionais. momentos de prazer, sim; felicidade, não. (Dica - Filme: Á procura da felicidade) Nossas vontades e desejos são tão sedutores... Disfarçam-se em necessidades que devem ser satisfeitas para que, afinal, possamos ser felizes.
  • Se eu tivesse um emprego melhor;
  • Se eu encontrar a pessoa certa para amar;
  • Se eu fosse mais jovem eu poderia;
  • Se eu fosse rico;
  • Se eu pudesse voltar ao passado... 
Se, Se, Se.... Vivemos num mundo imaginário tentando criar a realidade de um mundo perfeito segundo nossos critérios. Somos enganados pela nossa própria maneira de perceber o mundo que nos cerca. 
"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 
se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" (Mateus 6.22,23)

      2. Aprenda a confiar na provisão de Deus: " Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso." (Mateus 6.31,32) 

Ninguém ou nenhuma situação precisa ser considerada uma ameaça ou perigo emocional quando vemos as coisas através da percepção de Deus. Pense na situação mais ameaçadora pelo que você passou nos últimos dias. Ficar preocupado ou ansioso com algum problema debilita suas energias, a ansiedade traz como resultado aborrecimentos para você mesmo. A preocupação, a ansiedade ou qualquer outra emoção desagradável apenas reduzem seu discernimento e a eficiência de suas ações. Você precisa perceber que essas preocupações apenas roubam a capacidade e alegria que a vida pode lhe proporcionar. Se você aprender a confiar em Deus irá se sentir alegre, afetuoso e realmente terá vida plena,não importa o que aconteça a sua volta.

" Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos." (Habacuque 3.17-19)

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4.6,7)

     3.  Faça o que puder, vivendo um dia de cada vez: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6.33,34) 

Alguma vez você já sentiu que se preocupar realmente ajudou? Talvez imagine que, desta forma, o resultado será melhor. Mas preocupar-se não somente o amarra emocionalmente, mas também afeta seu relacionamento com Deus. Ao se preocupar, é como se dissesse; "Eu estou no controle", sendo que na verdade, Deus é quem está no controle. Embora seja difícil confiar em que Deus pode fazer com que as coisas terminem bem, vale a pena ter essa confiança. "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém." Efésios 3.20,21) Como seres humanos, a única coisa de que precisamos para encontrar a felicidade é perceber exatamente as reais condições de nossas vidas.
Como é basicamente simples o nosso problema, nós é que muitas vezes gostamos de complicar as coisas. Para se alcançar a verdadeira alegria é necessário que você defina a maior prioridade de sua vida. "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10.10), aprenda a confiar na provisão de Deus para sua vida vivendo um dia de cada vez na presença do Senhor. A realidade de uma vida feliz e plena é gerada a partir de hoje, a partir das condições do presente é que podemos gerar o futuro.
"Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Salmos 37.3-5)