segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Segredos para tornar-se ministro

1 Coríntios 12.1-11
Imagine que na figura acima apenas uma pessoa estivesse carregando o tronco de um lado e todas as outras segurando o tronco pelo outro lado. Ás vezes a vida de um pastor ou de um líder se assemelha a de alguém que está carregando o peso sozinho. Todo pastor ou líder sonha em ver sua igreja inteira mobilizada. Provavelmente você já ouviu falar sobre a Lei de Pareto, mais conhecida como a regra dos 80/20. Essa regra diz que 80% do trabalho é realizado por 20% das pessoas, ou seja são poucas as pessoas que realmente estão comprometidas realizando o trabalho de maneira eficaz. Isto me leva a refletir sobre as consequências desta regra na vida da igreja:
  
Para os 20%Para os 80%
CompromissoFalta de compromisso
ResponsabilidadeFalta de motivação
Descobertas dos donsSentimento de inutilidade
Murmuração"Enterrar os dons"
Sobrecarga de trabalhoAcomodação
 
Quanto maior o envolvimento, maior o compromisso. A crueldade é que a maioria das pessoas normalmente não estão mobilizadas nas igrejas. Precisamos perguntar porque? Existem três razões pelas quais as pessoas não são mobilizadas:

1. Muitas pessoas não demonstram ser verdadeiros filhos de Deus, verdadeiros discípulos: definir Jesus como Senhor de sua vida implica em ser discípulo dEle. "Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo." (1 Coríntios 12.1-3).

Isso tem algumas implicações na sua vida que chamaremos de marcas de um discípulo:
  • O amor: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." (João 13.34,35). Os dons refletem o poder do Espírito Santo, e o amor o caráter de Jesus. Os dois são necessários, mas é o caráter o alicerce do poder. 
  • Obediência: "Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;" (João 8.31). Um verdadeiro discípulo não exige seus direitos, simplesmente obedece as ordens. "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer." (Lucas 17.10)
  • Muito fruto: "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos." (João 15.8). Parafraseando Tiago: a fé sem obras é morta, e a fé dos discípulos está gravada em seus próprios atos e pensamentos. O mundo conhecerá o cristianismo, não pelas definições que damos, mas pelo que vê na vida dos discípulos de Jesus.
  • Renúncia: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo.[...] Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14.26,33). Precisamos negar a nós mesmo e lutar contra o nosso próprio egoísmo.

2. A igreja deve encorajar e estimular uma diversidade de ministérios: "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos." (1 Coríntios 12.4-6). A unidade é o contexto que permite a diversidade; o corpo é um só, mas possui muitos membros. A igreja precisa ter muitas equipes de ministérios diferentes, pois ministramos em três áreas na vida das pessoas(veja 1Tessalonicenses 5.23):
  • Física (corpo): ação social;
  • Emocional (alma): aconselhamento;
  • Espiritual (espírito): estudo da Palavra.
3. A terceira razão pela qual as pessoas não se mobilizam é a falta de motivação: "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer." (1 Coríntios 12.7-11). Cada membro do corpo de Cristo deve descobrir seus dons e ser afirmado no uso deles. De que forma podem fazer isso:
  • Envolvendo-se em um ministério ou até mesmo criando um;
  • Desenvolvendo relacionamentos comprometidos e pessoais; buscar envolver-se com outras pessoas de maneira sacrificial;
  • Compartilhando seus sonhos e dons;
  • Descobrindo seus dons motivacionais e usá-los.
Deus colocou em cada um de nós necessidades, desejos, sonhos, dons e chamados. Eles são o combustível da motivação interior que deve nos levar a glorificar e exaltar a Deus com a nossa vida.

"E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor." (Efésios 4.11-16)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O andar do cristão

Efésios 4.17-24
Vivemos em tempos difíceis onde as pessoas têm se deixado levar por pensamentos e ações inúteis. Parece que perdemos o referencial da verdade e, então, o que importa é a minha verdade. A vida cristã é cheia de surpresas. Ao sermos chamados por Deus devemos andar de maneira digna da vocação para a qual fomos chamados e buscar o crescimento espiritual na comunhão do corpo de Cristo. "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados," (Efésios 4.1). Devemos buscar uma vida que reflita os valores do novo reino ao qual passamos a pertencer. "e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;" (Colossenses 1.13). Nossa maneira de viver deve corresponder com a maneira como nós cremos. Porque? " Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo," (Filipenses 3.20)

Uma vocação celestial exige uma conduta espiritual.

Mas como é o andar do cristão?

1. É diferente do andar do mundo (v.17-19): como filhos de Deus precisamos refletir em nossas vidas a imagem de um Deus santo. O nosso caminhar deve ser reflexo de uma vida de santidade.

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;" (Mateus 5.13,14)

" Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Colossesnses 3.1-3)

Em que a nossa vida é diferente das pessoas que estão no mundo?
  • o mundo vive na ignorância de seus pensamentos: "Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade da sua mente," (Efésios 4.17). Ao perder a concepção viva de um Deus vivo, o mundo perdeu a concepção do alvo e da perfeição da vida humana, e assim passou a vagar sem alvo, sem esperança e sem cuidado. "Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." (Romanos 1.21)
  • o mundo vive na frieza do seu entendimento: " entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;" (Efésios 4.18). Sem o conhecimento de Deus, tudo se torna inútil e sem propósito. "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1.7)
  • o mundo vive na insensibilidade para com Deus: "os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza." (Efésios 4.19). O mundo se mostra insensível, pois deixou qualquer apreciação pela verdade de Deus e perderam a capacidade de sentir vergonha em face do mal. " E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;  néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam." (Romanos 1.28-32).

2. É conforme o andar de Cristo (v.20,21): quando caminhamos com Jesus não estamos mais alheios a Deus, e sim caminhando passo a passo na luz do Senhor e em comunhão com Ele.

De que maneira posso caminhar em perfeita comunhão com Deus?
  • na prática de seus ensinamentos: "Mas vós não aprendestes assim a Cristo." (Efésios 4.20). Como discípulo de Jesus seguimos as suas pegadas colocando em prática os ensinamentos que ele deixou para nós. Seremos felizes se obedecermos a Jesus em tudo aquilo que ele nos ordenou. "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda." (Mateus 7.24-27).
  • nos valores por Ele ensinado: "se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus," (Efésios 4.21). A verdade de Deus sobre a nossa vida traz implicações éticas de mudança de pensamento e comportamento. " mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4.12)
3. É um processo na vida do crente (v. 22-24): A mudança de vida exigida por Deus não acontece de um dia para o outro, mas como diamantes somos trabalhados por Deus para que venhamos a nos tornar jóias de valor nas mão do Senhor. "tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus," (Filipenses 1.6).

De que maneira ocorre o processo de santificação na vida do crente?

  • despojando-se do velho homem: "a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;" (Efésios 4.22). A metáfora exprime a mudança de vida que ocorre quando uma pessoa passa a estar "em Cristo". É preciso abandonar velhos hábitos que pertencem aquela velha maneira de viver. (veja Efésios 4.25-31).
  • renovando-se no seu entendimento: "a vos renovar no espírito da vossa mente;" (Efésios 4.23). O maior campo de batalha que existe no mundo é a mente humana. É ali que se trava a batalha pela vida (eterna) ou pela morte. o tempo presente do verbo enfatiza que essa renovação é feita continuamente em Cristo.
"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2).

Um novo modo de pensar de levar-nos a um novo modo de vida.
  • Revestindo-nos do novo homem: "e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4.24). A palavra usada dá o sentido de uma nova criação de Deus. Uma nova pessoa criada a imagem e semelhança de Jesus. Em Cristo Deus restaura a Sua imagem distorcida como consequência do pecado. " Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17).
Andar com Deus não é somente trilhar um caminho, mas é viver conforme o caminho para o qual fomo chamados. O andar do crente inclui sua conduta, suas atitudes e sua consagração. É um andar diferente do mundo, é conforme o andar de Cristo, onde a cada dia é renovado nosso compromisso com Deus.

















segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vencendo a corrida da fé

Hebreus 12.1-3
Geralmente o domingo é o dia que as pessoas aproveitam para passar com a família, os amigos. Hoje não se vê muito isso, mas alguns aproveitam o domingo para assistir a uma corrida de fórmula 1 ou a um jogo de futebol. Quando tinha meus 17 até os 19 anos, eu nunca perdia uma corrida de fórmula 1; sempre gostei de ver o Galvão Bueno gritando: "Ayrton Senna do Brasil". Infelizmente, isso não acontece mais; perdi meu interesse pela fórmula 1, pois nenhum outro corredor trouxe tanta emoção como o Ayrton Senna. No entanto, hoje participo de uma corrida, não como a fórmula 1, mas muito melhor do ela; até porque o prêmio é muito melhor do que a fama, o dinheiro e outras coisas mais que o sucesso pode proporcionar. Esta corrida é muito mais valiosa, pois não corro por um troféu, mas sim pela minha vida. Quando você vê pessoas reunidas assistindo uma corrida, todos ficam na expectativa prontos para gritar. A grande platéia comemora mais uma vitória, mais uma corrida.
Na vida cristã não é muito diferente, a não se pelo fato de que nesta corrida todos podem ser vencedores. Contudo, é necessário que se tome algumas precauções diante de fatos que podem prejudicar ou até mesmo impedir de terminar a corrida, a corrida da fé. Podemos ser impedidos de ouvir o grande grito da multidão de testemunhas no céu gritando: Parabéns, você venceu! 

Mas o que devemos fazer para terminarmos a corrida da fé com sucesso?

Para terminarmos a corrida da fé com sucesso é preciso:

1. Viver uma vida desembaraçada do pecado: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," (Hebreus 12:1)
Para vencermos a corrida é necessário abandonarmos os desejos, paixões e a vontade da carne.
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:25-32) Fomos chamados para viver uma vida de santidade.

2. Viver uma vida de perseverança: "e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," (Hebreus 12:1c). A perda da esperança é o caminho para a derrota, mas o caminho da perseverança conduz a vitória.

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14)

"mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo." (Marcos 13:13b)

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." (Atos 14.22)

Por mais que a situação pareça difícil jamais devemos desistir da corrida para a qual Deus nos chamou.

3. Viver uma vida centrada em Jesus: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2) Jesus é o autor e consumador da nossa fé. Quando passar por dificuldades nunca deixe de clamar por aquele que tem a solução para os seus problemas: JESUS. Não tire seus olhos de Jesus.

"E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mateus 14:28-31)

4. Viver uma vida de consideração a Jesus: "Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos." (Hebreus 12:3). Jesus é o nosso exemplo de vida cristã vencedora. Embora tenha passado por lutas e provações, resistiu até o fim, pois sabia que a vitória já estava garantida.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16.33)

Se você quer sair vencedor desta corrida é preciso abandonar todo peso do pecado e com perseverança colocar seus olhos em Jesus, levando em consideração os sofrimentos por Ele padecido para que assim como Ele, você receba a coroa da glória e possa então ouvir a grande multidão gritando seu nome e Deus lhe dizendo:

"E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." (Apocalipse 21:6-7)