terça-feira, 6 de dezembro de 2011

É tempo de fazer missões


No começo do seu ministério terreno, o chamado de Jesus àqueles que seriam seus discípulos, foi simples e direto: “Venham e sigam-me”. Depois, durante sua curta jornada aqui na Terra, Ele deixou os discípulos com um mandamento final igualmente simples e direto: “Ide e fazei discípulos”. O texto completo dessa ordem, uma passagem que muitos chamam de “A Grande Comissão”, encontra-se no final do evangelho de Mateus – MT 28.18-20. Com essa ordem, tornava-se cada vez mais claro que aqueles que foram chamados para serem discípulos de Jesus deviam sair para pregar e ensinar a Palavra de Deus. Em várias ocasiões Jesus comissionou seus discípulos para ir e pregar as Boas Novas. Após sua ascensão aos céus Jesus deixou a tarefa para sua igreja e todos aqueles que iriam fazer parte dela.
No livro de Atos começa, afinal, entre as nações a grande e maravilhosa obra de expansão do Reino de Deus. É  aqui que a família de Deus deixa de ser uma questão de interesse nacional e passa a ser de interesse internacional, deixa de ser uma instituição territorial e passa a ser uma instituição mundial.
Uma das coisas mais impressionantes sobre o chamado para fazer discípulos é que não é restrito apenas aos líderes das igrejas, apenas as pessoas que aos nossos olhos estão capacitadas para a obra, apenas para aqueles que sentem o chamado de Deus para fazer missões. O chamado de Jesus é para todos. Ele chamou homens e mulheres para estarem envolvidos na obra constante do ministério.

“E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Lucas 10:2

O Senhor deseja abrir os nossos olhos para a enormidade da tarefa. Quer que sintamos a mesma compaixão pelos perdidos que fez com que ele chorasse sobre Jerusalém e morresse na cruz. Essa compaixão nos induzirá a oração Àquele que tem o poder para fazer algo a respeito da condição complicada do homem. Essa oração nos levará a ação. Somos as mãos e os pés de Deus. Somos o seu coração. Portanto, a evangelização se torna não uma questão de cada pessoa ser convertida, mas uma questão de cada pessoa estar em um lugar onde possa ver Jesus encarnado na vida das pessoas. A tarefa que recebemos do Senhor é imensa, mas não é impossível. Quando nos comprometemos com Deus e como igreja pregamos a Palavra e ensinamos as doutrinas de Jesus, e consagrarmos nossas vidas no altar do Senhor nos entregando inteiramente nas mãos dEle, o poder do Espírito Santo irá se manifestar, a igreja irá crescer, as oposições serão vencidas e novas conversões irão acontecer.