segunda-feira, 5 de março de 2012

Quando não entendemos, confiar é a melhor opção


Como seria bom se a ficção pudesse virar realidade, quem não se lembra do filme "De volta para o futuro", onde um professor inventa uma máquina do tempo, podendo desta forma fazer viagens no tempo, seja para o passado ou para o futuro. Ás vezes gostaria de poder ter uma máquina destas, assim poderia voltar ao passado e quem sabe mudar algumas escolhas que fiz e que infelizmente no decorrer do tempo, não saíram exatamente como esperava. Quem sabe eu não poderia ter feito escolhas das quais eu não teria me arrependido mais tarde. Quem sabe a vida não seria mais fácil, pois teria evitado muitas decisões que não saíram como eu esperava. Mas tudo isso é apenas ficção, a realidade é outra. Temos que aprender a conviver com os nossos erros, caminhos que gostaríamos de não ter passado. Eu diria que quando não sabemos e nem entendemos as circunstâncias, a melhor opção e talvez a única, é a confiança através da oração. Sempre dizemos que Deus está no controle de todas as coisas, mas às vezes, posso dizer que na maioria delas, deixamo-nos levar pelas circunstâncias e agimos precipitadamente. No entanto, é através da oração que exercemos a nossa fé. "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6). Nela reconhecemos que Deus tem todo o poder - Ele é soberano, pode todas as coisas, nada está fora de seu controle. "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado." (Jó 42:2). Nisto podemos afirmar que Deus é bom e sabe o que faz (veja o Salmos 136 - este salmo relata o cuidado de Deus para com seu povo através da história, e tudo por um motivo: "porque a sua benignidade dura para sempre."). Deus não perde nunca o controle da história do mundo, da igreja e da vida de cada um de nós, como diz um amigo, Ele nunca é pego de surpresa. Tudo está em suas mãos. Deus tem planos - muitos dos quais não somos capazes de entender. Nós somos seres humanos, somos muito limitados, imperfeitos e pecadores. A fé que um dia foi implantada em nossos corações existe exatamente para momentos difíceis da nossa vida para crermos que Deus é poderoso e tem planos que estão acima da nossa compreensão.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:8-9).
Enquanto enxergamos apenas um pequeno pedaço da história, Deus conhece o todo. Deus enxerga o futuro e nós apenas o presente. Por isso, quando não entendemos as situações pela qual muitas vezes passamos em nossa vida, a única coisa que você pode fazer é confiar.

"Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37:5)

Extraído e adaptado do Devocionário Cristão Evangélico 2012.

2 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar, palavra maravilhosa. Me ajudou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Carla...fico feliz que o Senhor tenha ministrado ao seu coração...que Elé continue te abençoando e fortalecendo sua fé.

      Excluir

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.