terça-feira, 7 de agosto de 2012

O ideal da mutualidade - Colossenses 3.1-17


O que é mutualidade? Aquilo que é recíproco, uma relação de ajuda de um para com o outro. Na Bíblia descreve o dever que cada crente tem para com o outro enquanto membro da família de Deus. A Bíblia nos traz vários mandamentos relacionados à mutualidade cristã: amar uns aos outros (Jo 13.34), acolher uns aos outros (Rm 15.7), saudar uns aos outros (2Co 13.12), cuidar uns dos outros (1Co 12.25), sujeitar-se uns aos outros (Ef 5.21), suportar uns aos outros (Cl 3.13), não ter inveja uns dos outros (Gl 5.26), não julgar uns aos outros (Rm 14.13), não se queixar uns dos outros (Tg 5.9), não falar mal uns dos outros (Tg 4.11), não devorar uns aos outros (Gl 5.15), não provocar uns aos outros (Gl 5.26), não mentir uns aos outros (Cl 3.9), confessar-se uns aos outros (Tg 5.16), perdoar uns aos outros (Ef 4.32), edificar uns aos outros (1Ts 5.11), ensinar uns aos outros (Cl 3.16), encorajar uns aos outros (Rm 15.14), aconselhar uns aos outros (Cl 3.16), servir uns aos outros (Gl 5.13), levar a carga uns dos outros (Gl 6.2), hospedar uns aos outros (1Pe 4.9), ser bondosos uns com os outros (Ef 4.32), orar uns pelos outros (Tg 5.16), consolar uns aos outros (1Ts 4.1). 
Comunhão é um tema bíblico que oferece uma perspectiva enriquecedora para a compreensão da existência da igreja, como Corpo de Cristo. A igreja que mantêm a comunhão testemunha de maneira poderosa a manifestação da misericórdia e da graça de Deus. A comunhão entre um crente e outro deveria ser sempre uma alegria, algo que promove o crescimento e a edificação dos membros no Corpo de Cristo. O conceito de comunhão cristã está intimamente ligado a nossa relação com Deus; a partir do momento que somos uma nova criatura em Cristo, passamos a viver uma nova vida, uma vida em que precisamos aprender a nos relacionar uns com os outros. A mutualidade que é a prática da comunhão no Corpo de Cristo traz em si a exortação de alguns princípios para que possamos viver nossa relação com o próximo. A prática da mutualidade: 
  • Tem inicio com a nossa submissão a Deus: "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos. E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas." (Colossenses 2:12-13) Veja também Colossenses 3.1-4. A ressurreição de Cristo nos proporciona um novo paradigma, não apenas de crença, mas de comportamento. Aqueles que são de Cristo têm seu pensamento voltado para as coisas espirituais e o seu interesse é centrado na vontade de Deus e busca viver segundo a Sua palavra. O ser humano começa a viver realmente quando coloca sua vida em submissão a Deus. A vida de um servo de Deus não é mais ditada pelos parâmetros deste mundo, mas ele sempre visa buscar o Reino de Deus.
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6:33)

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10:31)
  • Requer mudanças internas e externas em nossos relacionamentos (Colossenses 3.5-15; Efésios 4.17-32): após voltar seus olhos para cima, o ser humano é impelido a voltar seus olhos para si mesmo. Quando passamos a viver uma vida centrada em Deus e submisso a sua vontade, nossa vida interior é transformada. Somos revestidos do novo homem onde nossa vida deve ser limpa e purificada. Após olhar para Deus, o ser humano deve perceber o quanto precisa modificar-se. Neste processo passamos a ter uma nova forma de nos relacionarmos com as pessoas. Passamos a tratar e a exercer a graça e a misericórdia uns para com os outros.
  • Só pode ser vivida por meio de atitudes produzidas pelo Espírito Santo: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Colossenses 3:16-17) Veja também Gálatas 5. 16-18; Efésios 5.17-21. Após olhar para o alto e para dentro de si mesmo, e corrigir o que está errado, estamos aptos a olhar em volta e participar da vida de nossos irmãos de forma sadia, trazendo bençãos para a vida de todos. Isso requer de cada um:
  • Perdão: assim como Deus nos perdoou, devemos perdoar-nos uns aos outros. O ressentimento e a mágoa são caminhos fáceis de serem trilhados por satanás até os nossos corações. Quem não perdoa não experimenta o perdão de Deus. (Mateus 6.12,14,15);
  • Paz: viver em comunhão é buscar a paz, ter suas atitudes sempre dirigidas em busca do bem comum. (Romanos 12.18; Hebreus 12.4ª; Efésios 2.14; Colossenses 3.15);
  • Atenção plena a Palavra de Deus: a palavra é  nossa regra de fé e prática. (2 Timóteo 3.16,17).
Que cada um de nós se disponha a viver seguindo o princípio cristão do amor em busca do crescimento e da edificação do Corpo de Cristo através do exercício da mutualidade. Isso é ser igreja em busca do crescimento do Reino de Deus.