quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O preparo de um profeta - 1 Reis 17.1-7



Cada vez que me deparo com os noticiários as únicas notícias que se veem são morte, desastres, tragédias, corrupção e falta de amor das pessoas. Não é de estranhar que ao olhar para a Bíblia, ela já nos alerta sobre a atual situação que estamos vivendo.

Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará,” (Mateus 24:10-12).

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.” (Romanos 1:25-27).

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. (1 Timóteo 4:1).

Durante um período da história de Israel, o povo de Deus também o há via abandonado para viver a seu bel prazer. Inspirado por governantes que se afastaram da adoração ao único Deus, eles se entregaram a cultuar deuses falsos e adotar práticas condenáveis e abomináveis aos olhos do Senhor. Por isso, Deus em sua infinita misericórdia levanta um profeta para despertar a nação e trazer o juízo sobre todos aqueles que o abandonaram.
Elias foi um homem que fora chamado por Deus para enfrentar enormes desafios de confiança e fidelidade a seu Deus, e como tal, deveria receber um preparo suficiente para demonstrar o “tamanho” de seu Senhor. Deus usou Elias de maneira a desenvolver a sua fé e prepará-lo para os futuros desafios de seu ministério.
Elias experimenta a presença , a proteção e a provisão de Deus (v. 1-7): o seu nome significa “O Senhor é Deus”. Para fazer jus ao nome que recebera Deus mostra a Elias que mesmo diante das piores adversidades, Ele estaria sobre a vista daquele que é soberano e está no controle de todas as coisas.
  • A presença de Deus (v.1): é certo que por várias vezes Deus usou das forças da natureza para punir e provar seu povo. Elias era um homem que tinha intimidade com Deus –Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra. (1 Reis 17:1).  A presença do Senhor na vida daqueles que o servem é essencial para a realização da obra de Deus.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5).

  • A proteção de Deus (v.2,3): após o seu confronto com o rei Acabe, Deus envia Elias ao deserto para prepará-lo para o desafio que estava por vir, e protegê-lo daqueles que poderiam lhe fazer mal. O deserto é o lugar em que Deus manifesta sua presença na vida de seus servos. Vejamos alguns exemplos: Moisés, Jacó, Paulo, José, Davi e muitos outros.

Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. (Oséias 2:14).

  • A provisão de Deus (v.4-7): em meio a falta de recursos necessários para a sobrevivência, Deus ensina a Elias que Ele é o Jeová-Jiréh (Gênesis 22.14). Devemos sempre confiar na provisão de Deus para o nosso sustento diário: O pão nosso de cada dia nos dá hoje; (Mateus 6:11). Jesus nos ensina que devemos depositar nossa fé na provisão de Deus em toda e qualquer circunstâncias.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:33-34).

Elias estava prestes a enfrentar os maiores desafios de sua vida. Diante de uma nação totalmente corrompida pelo mal e assolada pelo juízo de Deus, Elias tinha o propósito de permanecer firme diante das circunstâncias, tendo a plena certeza de que Deus estava no controle da situação. E, como tal ele iria experimentar a presença real de Deus na sua vida, protegendo-o e provendo as suas necessidades. Num período de decadência espiritual que estamos vivendo, que possamos confiar em Deus que tudo pode.
O sincretismo religioso de hoje, a confusão religiosa, a situação moral de nosso país, a corrupção, a violência, drogas e sexo, entre tantas outras coisas que temos vistos e ouvido nos noticiários nos leva a perguntar – Onde estão os Elias de Deus; homens e mulheres prontos a denunciar o mal que assola nosso país? Não se deixe calar, continue a proclamar a mensagem da salvação, o evangelho das boas-novas, confiantes na proteção, provisão e cuidado de Deus sobre a sua vidas.

Deus abençoe, tenha um excelente dia!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Tempora, O Mores: Os Desigrejados

O Tempora, O Mores: Os Desigrejados: Para mim resta pouca dúvida de que a igreja institucional e organizada está hoje no centro de acirradas discussões em praticamente todos os ...

Quando a fé vence o medo - Marcos 5.21-43

Todos nós passamos por situações difíceis em nossas vidas, momentos que às vezes nos levam ao desespero, momentos em que já esgotamos todas as nossas forças, momentos em que os nossos recursos acabaram. Em circunstâncias assim o medo começa a tomar conta de nossas mentes, e o desânimo parece bater a nossa porta. Buscamos respostas e não encontramos; alguém que possa nos ajudar e não achamos.

Então, começamos a nos perguntar: "Será que alguém se importa comigo, será que alguém pode me ajudar?"

Vejamos a história a seguir:  - "Você acha que ele pode? Você acha que ele se importa? Você acha que ele virá?"
Essas perguntas surgem no coração de uma mãe aflita. O medo molda suas palavras e obscurece seu rosto. O marido dessa mulher pára à porta da casa e olha para os olhos cansados e amedrontados de sua esposa e, a seguir, por cima dos ombros dela, olha a figura da filha doente deitada na cama. A garota treme de febre. A mãe treme de medo. O pai, em desespero, encolhe os ombros e responde: "-Eu não sei o que ele vai fazer, mas não sei mais o que eu posso fazer." As pessoas no lado de fora da casa abrem espaço para o pai passar. No meio do caminho alguém lhe oferece consolo: "- Deus o abençoe, Jairo!" Mas ele não pára. Ele escuta apenas as perguntas de sua esposa a retinir em sua cabeça. "- Será que ele pode? Você acha que ele se importa? Você acha que ele virá?" Jairo anda rapidamente pelo caminho, o nº de pessoas que o seguem aumenta a cada passo. Eles sabem aonde Jairo vai, quem ele procura. Ele vai atrás de Jesus. Quando ele se aproxima da beira da praia, ele avista o Mestre, rodeado por uma multidão. Um cidadão se adianta para abrir uma trilha, anunciando que o chefe da sinagoga estava chegando. A multidão se aquieta e começa a se afastar, abrindo caminho para que Jairo passasse. Ele não perde tempo.

"E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva. E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava." (Marcos 5:21-24).

A boa vontade de Jesus deixa Jairo com os olhos cheio de lágrimas. Finalmente um raio de luz  começa a surgir. Jairo procura se apressar para levar Jesus a sua casa. as palavras começam a ressoar em sua mente:
  • Sim, Jesus pode ajudar; 
  • Sim Jesus se importa;
  • Sim, Jesus vem.
  1. Jesus está sempre pronto a socorrer a todos os que o buscam (v.24):

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." (Salmos 51:17).

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40:1).

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10:13).

As pessoas saem da frente e se juntam a eles. Servos se adiantam para avisar a mulher de Jairo. Mas, da mesma forma como Jesus se prontificou a ir, ele pára. Jairo sem se dar conta, dá mais alguns passos até perceber que estava andando sozinho. As pessoas pararam quando Jesus parou. E todo mundo tenta entender a pergunta de Jesus: "- Quem tocou nas minhas vestes?" As pessoas se viram umas para as outras; os discípulos respondem: "- Vês que a multidão te aperta, e dizes: quem me tocou?" Jairo não consegue ver quem era a pessoa, mas para ele o que mais importa era ver sua filha. Segundos preciosos estavam passando. Alguns instantes atrás ele liderava o desfile da esperança, agora ele olha em direção a sua casa e para Jesus, e se pergunta:
  • Será que ele pode?
  • Será que ele se importa?
  • Será que ele virá?
              2. A misericórdia do Senhor é estendida a todos os que se achegam a Ele (v. 28,29): nós conhecemos as perguntas de Jairo, porque já sentimos do mesmo modo. A cidade dele é nosso hospital, nosso tribunal, nossa estrada solitária. A filha a beira da morte é nosso casamento, nosso emprego, um filho envolvido com drogas ou alguém querido prestes a morrer. Jairo não é o último a pedir um milagre para Jesus. Nós já fizemos o mesmo. Nós já nos jogamos aos pés de Jesus e imploramos por um milagre. Ele responde com esperança, sua resposta traz luz. Mas Jesus, no meio do caminho pára o milagre. Então, nos sentimos como um item nos afazeres de Deus e perguntamos -nos se Jesus pode, se ele se importa, se ele vem.
Jairo sente um toque em seu ombro, e quando se vira vê a face pálida de seu servo, que lhe diz: "- Sua filha está morta. Por que incomodas o Mestre?"
A coisa mais difícil que podemos fazer é ser portador de mas notícias. Cada anúncio tem o silêncio como resposta. Pode logo ser seguido de gritos, desmaios, mas a primeira reposta é o silêncio. Ninguém sabe o que dizer quando recebe a notícia da morte de alguém querido.
Mas Jesus interrompe o silêncio de Jairo: "- Não tema; crê somente."
Crer? Em quê? Como? Em quem? Minha filha esta morta. Milha mulher deve estar histérica. Bem, e você Jesus, se tivesse vindo quando o chamei, se não tivesse parado no meio do caminho. Porque voê deixou minha filha morrer? (veja o exemplo da Lázaro). Jairo não tinha como saber a resposta. mas nós temos. Por que Jesus deixou a menina morrer? para que nós pudéssemos ouvir a resposta de Jesus a tragédia humana: "Não temas. crê somente."

                    3. A nossa confiança deve ser plena no Senhor (v. 36):

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:6).

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4).

Creia que ele pode, creia que que se importa, creia que ele virá.

Neste momento, Jesus assume o controle da situação. Ele comanda a grande marcha da esperança. (v. 37-40). Será que Jesus pode? Será que Jesus se importa? Será que Jesus vem? A história nos revela a resposta, é sútil, pode ter passado despercebida.

"E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente." (Marcos 5:36).

Jesus ouviu as palavras do servo. Ninguém precisou avisá-lo. Embora, ele tivesse parado no meio do caminho, Jesus estava ouvindo o tempo todo, ele se importou o suficiente para falar ao medo de Jairo. Jesus poderia ter feito um pronunciamento no meio do caminho, uma declaração de longe já teria curado a menina. mas ele queria mostrar que ele pode, que ele se importa, que ele vem - JESUS VEM:
  • Aqueles que buscam sentido para suas vidas;
  • Á mãe que reluta por ver o filho envolvido nas drogas;
  • Ao jovem que se sente desamparado por sua família;
  • Aqueles que vivem na escravidão do medo e da depressão;
  • Ao pai ao mãe desesperado por uma porta de emprego;
  • Aqueles que se encontram em um leito de Hospital;
Ele vem para todos. Ele fala para todos. Ele ainda insiste:

NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.

Acredite que ele pode, acredite que ele se importa, acredite que ele virá. E como nós precisamos acreditar. O medo rouba tanta paz em nossos dias. Mas lembre-se disto: você nunca irá onde não Deus está. A presença do medo não quer dizer que você não tenha fé. O medo está em todos nós. Mas faça dele um visitante e não um habitante. Acredite que ele pode, que ele se importa, que ele virá.

Tenha um excelente dia, Deus o abençoe!

Egito - eles precisam de nós.

Você pode socorrer esses irmãos para que continuem firmes em sua fé apesar de toda a opressão. Ore, doe e engaje-se nessa causa. Envolva seus amigos, sua comunidade e sua igreja. Sua doação irá beneficiar cristãos egípcios que precisam reabrir seus negócios, auxiliará aqueles em situação de emergência financeira, além de apoiar espiritualmente a Igreja como um todo. 

A Igreja no Egito passa por dias difíceis. Muitos acreditam que os cristãos foram culpados pelas mudanças no governo e, por isso, têm se vingado, atacando propriedades de cristãos. Até o momento, mais de 70 igrejas foram destruídas, além de centenas de casas e lojas. Muitos cristãos perderam a vida por causa dos conflitos. Ajude o Egito, Agora!

sábado, 21 de setembro de 2013

O poder da fé em ação - Hebreus 11.1

"E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." (Mateus 17:20).

"E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria." (Lucas 17:6).

O que é fé? O texto de hebreus cap. 11.1 nos dá um parâmetro para responder a esta pergunta, no entanto, ainda continuamos a nos questionar sobre o seu verdadeiro significado.
Ao olhar para o texto de Mateus e Lucas eles criam em nós uma sensação de fraqueza, de incertezas. A nossa mente racionaliza tentando encontrar uma explicação para tal feito. A Bíblia, em princípio, sempre desperta dúvida e incredulidade, nos levando a constatar que não entendemos como ela se aplica à nossa vida.
Em primeiro lugar, devemos entender que o texto não fala de uma grande fé, mas de um grande feito, um ato grandioso - um ATO DE FÉ. Porque Jesus considera justamente esse pequeno grão de mostarda (que mede cerca de 0,95 a 1,1mm) como exemplo para uma fé pela qual podem acontecer grandes coisas? Porque esta pequena semente que quase não se vê a olho nu, em um espaço de um ano se transforma numa pequena árvore de 2,5 a 3 metros. Todos nos defrontamos com situações, perguntas e problemas que se avolumam como montes. É nestes momentos que devemos exercitar a nossa pequena fé para realizar grandes feitos.

"...A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5:16b).

Assim como a pequena semente de mostarda, a nossa fé precisa ser plantada e cultivada, pois só assim ela criará fortes raízes para suportar as intemperes da vida.

"Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." (Hebreus 5:13-14).

Em nossa vida como cristãos precisamos simplesmente usar a fé pela qual somo salvos.

"Porque contigo entrei pelo meio duma tropa, com o meu Deus saltei uma muralha." (Salmos 18:29).

"Em Deus faremos proezas; porque ele é que pisará os nossos inimigos." (Salmos 60:12).

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1 João 5:4).

Essa fé não se apóia naquilo que sentimos ou percebemos, mas naquilo que sabemos, ou seja, Jesus venceu o mundo, e como filhos de Deus com ele venceremos.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Veja também Romanos 8. 31 à 37.

Essa fé é a que remove montanhas. Não se trata de fazer grandes coisas, mas simplesmente de confiar naquilo que nos é oferecido por Cristo. Ao olhar para o grão de mostarda parece que ele não tem nada a oferecer. Talvez você sinta-se fraco e com o coração cheio de dúvidas. Você sente que diante de sua alma se levanta montanhas de angústias e sofrimento. Mas, agora preste ATENÇÃO. Apesar de todos os montes de dificuldades que existam na sua frente, você ainda tem uma pequena semente dentro de si. Tudo isso pode ser lançado no mar se você aplicar sua pequena fé, embora ela seja como um grão de mostarda. Desta forma, Deus poderá lhe renovar suas forças e fazer transbordar sua vida como nunca antes aconteceu.

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30).

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:28-31).


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A excelência do ministério cristão - 1 Crônicas 29.1-22



O objetivo de todo ser humano é melhorar sempre. As pessoas querem coisas diferentes: uma arrumação na casa, um novo carro, um novo emprego, um novo visual, etc. Mas, em última análise a busca é uma só: melhorar. No mundo inteiro, bilhões de pessoas e nenhum registro até agora de alguém que diga: "Sou bom demais, por isso estou precisando dar uma pioradinha." Hoje, mais do que nunca as exigências têm aumentado a cada dia mais. As empresas exigem funcionários que executem o trabalho com excelência, nós exigimos excelência das pessoas que nos prestam serviços e até mesmo no âmbito familiar isso tem ocorrido. Talvez você pergunte: "Mas o que a mudança tem a ver com excelência do ministério cristão?" Eis a resposta:

Toda busca por excelência começa com uma mudança de vida, pois somente o caminho da melhoria continua pode nos levar a excelência de vida.

O que você precisa mudar para oferecer o seu melhor para Deus?

  • Dê o melhor que você pode fazer para Deus - "E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao Senhor; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria." (1 Crônicas 29:9). o espírito voluntário é característica das pessoas solícitas, aquelas que sempre fazem mais do que lhes é pedido ou exigido delas na vida familiar, social e profissional. Assim como Davi devemos buscar a excelência, ou seja, qualidade total naquilo que oferecemos para Deus.

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." (

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens," (Colossenses 3:23).

  • Contribua de coração aberto para Deus - "Então os chefes das famílias, os líderes das tribos de Israel, os comandantes de mil e de cem, e os oficiais encarregados do trabalho do rei ofertaram espontaneamente." (1 Crônicas 29:6). você precisa estar apto a ver e a ouvir as coisas de uma forma diferente daqueles que nada fazem ou contribuem. O maior benefício que você recebe ao contribuir é poder ver os resultados de seu trabalho voluntário:
  1. Alegria (v.9): um dos melhores frutos que se pode colher na seara do Senhor é poder ver a felicidade na vida das pessoas da qual Deus nos usou como instrumentos de seu trabalho:
  2. Gratidão (v. 10-19): a maior razão pela qual devemos executar o ministério com excelência para Deus é que seu nome é exaltado e glorificado diante das pessoas.
  • A excelência no ministério desperta outros a se envolverem com o trabalho - "Então Davi disse a toda a assembléia: "Louvem o Senhor, o seu Deus". E todos eles louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, inclinando-se e prostrando-se diante do Senhor e diante do rei. No dia seguinte fizeram sacrifícios ao Senhor e lhe apresentaram holocaustos: mil novilhos, mil carneiros e mil cordeiros, acompanhados de ofertas derramadas, e muitos outros sacrifícios, em favor de todo o Israel." (1 Crônicas 29:20-21). As pessoas querem e buscam se envolver em projetos de qualidade que tragam benefícios para a comunidade. Despertar o interesse delas depende da motivação daqueles que o fazem.

Como vimos a busca pela excelência começa com uma mudança de atitude e pensamento. Se cada um de nós assumirmos a responsabilidade da tarefa que nos foi concedida, logo teremos uma igreja forte, relevante e importante para o nosso bairro, cidade, país. No mundo em que vivemos precisamos buscar sempre progredir e fazer o nosso melhor para Deus, pois só assim conseguiremos que o nosso sonho se torne realidade e nossa igreja cresça na adoração, no discipulado, em missões e no ministério. Para Deus não basta ser bom é necessário ser EXCELENTE.

Deus abençoe sua vida e tenha um excelente dia!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Um Grito de Liberdade - João 8.31-36


“Independência ou morte” foi o grito dado às margens do rio Ipiranga no dia 7 de setembro de 1822. Dom Pedro I declarou a libertação política do Brasil da corte de Portugal. Embora, existam muitas contestações sobre essa liberdade por parte de alguns historiadores, sabemos que a verdadeira liberdade não está na política, economia ou até mesmo na religião como instituição organizada. As pessoas continuam escravas, não no corpo, mas na alma. No entanto, a liberdade da alma já foi conquistada e declarada por um grito que mudou a história da humanidade. “Está consumado” (João 19.30). Ali no calvário, há mais de dois mil anos, Jesus declarou a vitória sobre a morte, trazendo a verdadeira independência sobre a vida de todos não apenas de um país, mas de toda a humanidade.

"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15:55-57)

Mas para viver essa liberdade conquistada por Cristo na Cruz. É preciso adotar algumas mudanças em nossas vidas.

Que tipo de mudanças Cristo exige para que possamos andar em liberdade de Vida?

  • · Compromisso com a sua Palavra (v.31): permanecer em Cristo significa andar continuamente em obediência a sua Palavra. Em todo o seu ministério Jesus confrontou as pessoas a ter um estilo de vida que reflita os valores do Reino de Deus. No sermão das Bem-Aventuranças em Mateus cap.5, Jesus mostra os verdadeiros valores do Reino. 
  1. 1.     Alegria nas tribulações: Mateus 5.10-12;
  2. 2.     Exemplo de vida para os outros: Mateus 5.13-16;
  3. 3.     Compromisso com a Palavra: Mateus 5.17-20;
  4. 4.     O poder das intenções: Mateus 5.21-26;
  5. 5.     Pureza Sexual: Mateus 5.27-32;
  6. 6.     Fidelidade e honra: Mateus 5.33-37;
  7. 7.     Perdão e Amor incondicionais: Mateus 5.38-37.
A proposta de Jesus é muito simples e prática: permaneça na minha Palavra e seja verdadeiramente meu seguidor. 
  • ·  Compromisso com a Verdade que liberta (v.32-34): Jesus declarou em João 14.6 que ele é a Verdade. Estar em Cristo significa caminhar na verdade da Palavra de Deus para poder desfrutar da verdadeira liberdade que ela nos proporciona. Muitas pessoas vivem presas, não em prisões de grades e paredes, mas presas pelo pecado que as domina e as leva a cometer e fazer coisas que só fazem destruir a vida delas. Existem muitos que vivem na escravidão das drogas e dos vícios que aos poucos dominam suas vidas. O cárcere do medo, da depressão, da ansiedade, do estresse, do ciúme, da dependência psicológica das drogas têm atingido milhões de pessoas. Nunca as pessoas foram tão livres por fora e nunca tão prisioneiros no mais intimo de seu ser.
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.” (João 8:34)

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16)

Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.” (2 Pedro 2:19)
  • ·   Aceitar a verdadeira Liberdade que está em Cristo (v. 36): não pense que somos livres porque vivemos em uma sociedade democrática e você pode expressar suas ideias e princípios. A verdadeira liberdade só pode ser conquistada através de Jesus Cristo. Lembre-se – “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10). Ter uma vida abundante, não significa ter apenas ter a vida eterna, mas também desfrutar de uma vida alegre enquanto aqui estivermos vivendo nesta terra. Você pode sofrer todo tipo de circunstâncias ruins na sua vida, mas ninguém pode lhe roubar a maior de todas as alegrias, a de saber que Deus está do seu lado em todas elas.
A humanidade sempre procurou a liberdade. A liberdade está no centro das aspirações humanas. Mas apesar da liberdade ser vital para a humanidade, ela sempre foi vítima de algum tipo de prisão. As cadeias, a escravidão, o autoritarismo político, a exploração sexual, a limitação dos direitos fundamentais, a dificuldade de lidar com os próprios sentimentos, a ansiedade, a angústia, as fobias (medos) e outros transtornos físicos ou psicológicos. Qual é a maior prisão do mundo? Aquela que te aprisiona por dentro ou por fora? Sem sombra de dúvida é aquela que aprisiona a alma. Você pode perder dinheiro, fama, emprego, romper um relacionamento e ainda assim preservar a sua capacidade para lutar e recomeçar. Todavia, se perder a liberdade de sua alma, o mundo se tornará pequeno demais, pois você estará algemado pelo sentimento de vergonha, de culpa, de incapacidade.
Um grito de liberdade – “Está consumado” – Jesus veio para que você pudesse viver uma vida de abundância aqui, agora e eternamente. O que você está esperando para desfrutar da liberdade que ele quer lhe dar?

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8:1-2)


 Deus abençoe sua vida e tenha um excelente dia!


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como viver uma vida de excelência para o Senhor - Jeremias 1.4-19



"Alguém procura por um modelo de homem (pessoa) em um mundo cada vez mais desumanizado, a fim de realizar-se como homem (pessoa) para agir como um ser moral responsável, sem viver à deriva como um objeto inanimado qualquer." Cleanth Brooks

Porque tantas pessoas vivem de forma tão ruim? Se olhar a sua volta verá que há pouco a se admirar e muito menos a imitar nas pessoas que se destacam em nossa cultura. Ou melhor, os destaques que temos visto infelizmente não tem sido bons exemplos para que possamos segui-los ou admirá-los. Enquanto o mundo desperta pessoas que tem cometido atos criminosos a fim de conquistar significado, por outro lado, procuramos olhar a nossa volta com o objetivo de encontrar pessoas maduras, íntegras e abençoadas. Muitos voltam seus olhos para a Bíblia em busca de alguém por quem se admirar. Mas, para nossa decepção, os homens e mulheres bíblicos não são os heróis que imaginamos. Contudo, os homens e mulheres que encontramos nos relatos bíblicos são notáveis pela intensidade com que viveram suas vidas focadas em Deus. Essas pessoas nos ensinam como podemos viver uma vida de excelência num mundo em decadência e afundado no pecado.

Como você pode viver uma vida de excelência para Deus?

  • Aceite que Deus tem um chamado para sua vida: a vida só ganha sentido quando passo a compreender o chamado de Deus.


"Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta." (Jeremias 1:5).

Antes que você pensasse em como Deus é importante para sua vida, ele já concedeu essa importância. Os fatores mais importantes que definem a sua vida são:
  1. Deus o conhece, portanto você não é um acidente.
  2. Ele te escolheu, portanto você não é um zero à esquerda.
  3. Ele te chama, portanto sua vida tem significado.


Jeremias foi constituído como profeta das nações. E quanto a você? Para que Deus o nomeou? Talvez não seja algo tão importante quanto o chamado de Jeremias, mas Deus te uma aventura única e original para cada um de nós. 

  • Reconheça que a capacitação para o ministério vem do Senhor: você com certeza já deve ter ouvido o velho jargão - "Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos" - particularmente não concordo com ela. Basta olhar a Bíblia e verá que todas as pessoas a quem Deus chamou eram capacitadas para a obra que lhes foram designadas. Temos vários exemplos tais como:


  1. José: teve de aprender uma dura lição de submissão e perdão antes de se tornar o segundo homem mais poderoso no Egito;
  2. Moisés: passou 40 anos de sua vida aprendendo com os egípcios e mais 40 anos no deserto aprendendo com as ovelhas antes de ser chamado para liderar o povo de Israel;
  3. Davi: ungido rei ainda novo, passou por grandes provas durante sua vida antes de assumir o seu reinado.


Deus foi trabalhando e ensinando a cada uma dessas pessoas até que elas estivessem maduras o suficiente para assumir o ministério para o qual foram chamadas, e, depois Deus ainda continuou trabalhando e capacitando-os a exercerem a tarefa.

"Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares." (Jeremias 1:6-10).

Que razões você utiliza na tentativa de resistir ao chamado de Deus para sua vida?

Deus não nos envia para a empolgante e perigosa vida de fé porque somos qualificados, mas Deus nos escolhe com o propósito de nos capacitar para o que Ele deseja que façamos ou sejamos.

  • Entenda a missão para a qual foi chamado: assim como Jeremias você foi feito para uma missão. Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a Ele. Deus quer que você tenha um ministério no Corpo de Cristo através do qual você poderá cumprir sua missão. Cumprir sua missão aqui na terra é parte essencial do chamado de Deus para sua vida. 


"Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. [...] Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra."

Para isso é preciso que você saiba responder algumas questões que irão definir o caminho que irá tomar em sua vida:

  1. O que será o centro de sua vida?
  2. Que tipo de pessoa você quer ser?
  3. Qual será sua contribuição neste mundo?
  4. Qual será a comunidade de sua vida?
  5. Qual a mensagem de sua vida?

Deus o chamou para uma vida de propósito muito além do que você pensa ser capaz de viver e prometeu-lhe dar-lhe forças suficientes para que você possa cumprir sua missão no mundo. É compreensível que existam desistências rumo a excelência, mudanças frente ao risco, quedas na fé. É mais fácil definir-se no mínimo e viver com segurança dentro desta definição do que ser definido no máximo, vivendo aventuras nesta realidade.

Deus abençoe sua vida, tenha um dia excelente!


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Colocado à prova - assumindo o compromisso com Deus - Gênesis 22.1-14



Há momentos em nossas vidas em que somos colocados à prova. Passamos por situações difíceis das quais pensamos até mesmo em desistir. Contudo, este é o momento em que Deus está nos moldando segundo o seu caráter, segundo a sua vontade. Este é o momento em que Ele exige de nós uma vida de compromisso. Mas o que uma vida de compromisso com Deus exige de nós?

Uma vida de compromisso com Deus exige:

  • Atitude de fé - "E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi." (Gênesis 22:1-2) - quando Deus fala, você precisa ter fé para apresentar uma resposta. Assumir uma atitude de fé é assumir um:


  1. novo modo de vida: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17);
  2. nova forma de pensar: "Nós, porém, temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:16b); "Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas." (Colossenses 3:2);
  3. nova forma de agir: "Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo"." (1 Pedro 1:15-16).


É preciso adotar novas maneiras de agir em determinadas áreas de nossa vida evitando coisas que possam nos desviar do caminho da verdade: cuidado no uso da internet, pornografias, piadas obscenas, falatório inútil, maledicência, más companhias entre outras coisas.
Assumir o compromisso de fé com o Senhor é deixar que Ele conduza a sua vida ao invés de sermos centrados em nós mesmos. 

O que você sabe que Deus quer que você faça, mas não está fazendo?

Quando você se encontra com Deus, isso produz uma crise em sua maneira de crer e viver. Essa crise requer de você apenas uma coisa: Fé.

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6).

  • Uma vida de entrega - "Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho." (Gênesis 22: 3,9-10).


O que te impede de assumir um verdadeiro compromisso com Deus?

  1. Amizades - "Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". (1 Coríntios 15:33);
  2. Namoros - "Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?" (2 Coríntios 6:14);
  3. Trabalho - "Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens"." (Lucas 12:15).

Colocar-se nas mãos do Senhor e deixar que Ele conduza a sua vida é viver em obediência a sua Palavra. É confiar nas promessas que o Senhor nos tem dado. Se queremos ter uma vida de intimidade com o Senhor é preciso deixar que Ele cuide de nós.

  • Que tenhamos atitudes concretas de obediência a sua Palavra - "Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele. Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. " Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho." (Gênesis 22:9-13).

A verdadeira fé requer ação de nossa parte. Quantas vezes você já quis mudar de hábitos, mas parou no meio do caminho? Quantas vezes você já consagrou sua vida ao Senhor, mas não perseverou até o fim? A fé genuína requer uma ação concreta de nossa parte:

  • Abraão estava disposto a sacrificar o seu próprio filho;
  • Moisés se dispôs a sofrer com o povo de Israel a ser chamado filho da filha de faraó;
  • Josué assumiu a liderança do povo na conquista de Canaã;
  • Gideão derrotou o exército midianita com 300 homens.

Que atitudes você precisa tomar para assumir um compromisso com o Senhor?
Que hábitos precisa abandonar para se consagrar mais ao Senhor?
O que você tem feito para que haja mudanças em sua vida?

Em toda a sua Palavra, Deus exige de nós uma vida de compromisso com Ele. Se queremos servir ao Senhor de todo coração, devemos estar dispostos a mudar, a assumir uma vida de entrega no altar do Senhor.

Deus abençoes e tenha um excelente dia!