quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

UM NOVO COMEÇO - Jeremias 29.11-13


Todo final de ano é muito comum às pessoas criarem uma expectativa em relação ao novo ano que se inicia. Como o fim de um ciclo, muitos fazem promessas de mudanças na vida, no trabalho, nos relacionamentos entre tantas outras. E, para isso, usam de rituais como símbolos deste compromisso que esperam ver cumpridos no ano que começa. Vestir-se de branco, como símbolo de paz, comer lentilhas como símbolo de prosperidade, pular 7 ondas, comer 7 sementes de romã, e por aí vai. A verdade é que, estas promessas feitas no calor do momento, na expectativa de que as coisas irão ser melhores, tem como fundamento a esperança de um futuro melhor. Todos querem isso, mas são poucos os que realmente conquistam, pois só a promessa não basta, é preciso ter consciência de que para cada compromisso assumido, vc precisa ter responsabilidade diante das consequências que isto exige.
Quero convidá-lo, a neste término de ano a fazer uma retrospectiva de sua vida no ano que se passou. Quantas promessas feitas vc cumpriram? Que atitude vc tomou para que elas se tornassem realidade? Devemos parar e refletir nos dias passados, não para procurar desculpas, ou até mesmo sentir-se culpado por algo que não fez, ou que deveria ter feito, mas como diz a Palavra de Deus em Jeremias 3.21, para despertar a expectativa de que Deus tem cuidado de vc.
Neste texto de Jr 29.11-13, podemos aprender três atitudes importantes que devemos ter diante do ano que se inicia.
  • Creia no cuidado de Deus para sua vida (v.11): “que este ano seja de muita paz, felicidade e prosperidade” é o jargão usado pela maioria ao dar seus votos de ano novo. Palavras que perdem seu sentido ao sinal da primeira adversidade, do primeiro desafio no ano que se inicia. Deus tem o melhor para sua vida, mas para desfrutar das promessas de Deus é preciso ter fé: a certeza de algo que se espera e a convicção de algo que se não vê. (Hb 11.1). Se você não tem nada a conquistar, se você não deseja nada, não tem nenhuma expectativa, então você não precisa de fé. Mas se você tem recebido ou quer receber um sonho, uma visão da parte de Deus para conquistar um nível superior de qualidade de vida, ainda nesta vida e na vida eterna, você precisa de fé. Mesmo que você queira menos de Deus do que Ele quer lhe dar, mesmo se for só para viver com Ele na vida eterna, você precisa de fé e coragem para investir nesta direção.
  1. Deus quer lhe dar esperança: de uma nova vida, de um casamento restaurado, de um filho/filha recuperado, de um novo trabalho, de um relacionamento intimo e sincero com Ele.
  2. Deus quer lhe dar um futuro: de paz e prosperidade, de uma nova vida com Ele aqui, agora e para sempre na eternidade.
  • Busque a direção de Deus para sua vida (v. 12): Algumas pessoas creem, confiam, declaram, vencem certas lutas, mas acabam desistindo. Quem desiste mata os seus próprios sonhos.  Quem desiste declara a sua incredulidade em relação ao que Deus diz e pode fazer.  Quantas pessoas estão aqui hoje que já desistiram de muitos sonhos? Passaram por situações adversas e recuaram, ficaram com medo, não confiaram suficientemente em Deus. Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que em nós opera. (Ef 3.20) O que vc espera de Deus? Então, coloque isso diante dEle e creia que ele está agindo em seu favor. (Mc 11.23,24).
  • Tenha um coração disposto a servir a Deus (v.13): Sem fidelidade o sacrifício é vão e sem sacrifício não existe fidelidade. Quando andamos na verdade, perseveramos  e  somos fiéis à visão de Deus, então conquistaremos cada sonho, cada desejo, cada projeto que Deus tem nos dado. A Bíblia diz: “Que os olhos do Senhor percorrem a terra procurando os fiéis.” Porque Deus procura os fiéis? Para abençoá-los. A Bíblia diz: “Que o homem fiel será acumulado de bênçãos.” Deus procura homens fiéis porque Ele é fiel. (Dt. 7:9) Fidelidade significa: lealdade no relacionamento, Constância,  firmeza na aliança firmada. Por isso, a prosperidade virá sobre os fiéis e o Senhor nos respaldará e elevará os níveis de conquista em nossa vida.

Quais são os sonhos, projetos e expectativas que vc tem para o ano que se inicia? Sejam quais forem vc precisa colocar sua vida diante de Deus e ter a certeza de que Ele tem o melhor para sua vida. Deus quer te dar uma esperança e um futuro, mas para isso, vc precisa depositar suas dúvidas, medos, anseios, sonhos... Sua vida ao cuidado de Deus. Tenha como propósito neste novo ano, buscá-lo de todo o seu coração, de toda sua alma e com todas as tuas forças.