sábado, 27 de dezembro de 2014

Uma vida com propósito - Atos 13.36



 
A maioria das pessoas luta com as três questões básicas da vida. A primeira é a identidade. “Quem sou eu?”. A segunda é a importância: “Significo alguma coisa?”. A terceira é o impacto: “Qual o meu lugar na vida?”. As respostas a todas as três perguntas são encontradas nos alvos que Deus tem para você. Uma vez que saiba o que Deus quer que você faça, a bênção vem quando você põe em prática o que aprendeu. Existem muitas coisas “boas” que você pode fazer com sua vida, mas os alvos de Deus são os quatro fundamentos que você precisa fazer. Infelizmente, é fácil se distrair e esquecer o que é mais importante. É fácil se desviar do que realmente importa e lentamente abandonar o curso. Por isso é importante que você estabeleça qual será o alvo de sua vida. Crie uma declaração que estabeleça o alvo de Deus para sua vida: afirme com suas próprias palavras seu compromisso com os alvos de Deus para sua vida.

Saiba onde você quer estar e chegar: Uma declaração dos alvos de sua vida não apenas especifica o que você pretende fazer com seu tempo, sua vida e seu dinheiro, mas também sugere o que você não irá fazer. Saiba aonde quer chegar e já terá meio caminho andado.  Descubra qual é o seu papel neste mundo: Você terá diferentes funções em diferentes etapas na vida, mas seus alvos jamais serão alterados. Eles são maiores que qualquer função que você possa ter. Você pode realizar muitas coisas, mas somente quando descobre sua verdadeira razão de viver estará apto a se tornar tudo aquilo que Deus planejou para sua vida.

As cinco grandes questões da vida

  • O que será o centro de sua vida: Você pode basear sua vida em torno de sua carreira, sua família, um esporte ou um passatempo, dinheiro, diversão ou em torno de muitas outras atividades. Mas nenhuma delas é suficientemente forte para mantê-lo a salvo quando a vida começar a desmoronar. Você precisa de um centro inabalável. Quando Deus está no centro de sua vida, você adora. Quando não está, você fica preocupado. A ansiedade é a luz de advertência, que indica que Deus foi empurrado para o lado.
  • Qual será o caráter de sua vida: Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz. Lembre-se: você irá levar seu caráter para a eternidade. Não desanime ou desista quando tropeçar. É necessária toda uma vida para construir um caráter semelhante ao de Cristo.
  • Qual será a contribuição de sua vida: Embora você tenha sido formado para servir os outros, nem mesmo Jesus alcançou as necessidades de todos enquanto estava na terra. Você deve escolher a quem pode ajudar melhor, com base na sua vocação. Cada um de nós dá frutos diferentes.
  • Qual será a mensagem de sua vida: quando as pessoas te olham o que elas veem? Sua vida deve reforçar e confirmar a mensagem que você quer passar. Antes de grande parte dos incrédulos aceitarem a credibilidade da Bíblia, eles querem saber se nós temos credibilidade. Sua vida deve ser um reflexo da sua fé em Cristo.
  • Qual será a comunidade de sua vida: Quanto mais você amadurecer, mais irá amar o corpo de Cristo e desejará se sacrificar por ele. O melhor lugar para se estar é no Corpo de Cristo, o que você precisa definir é o local em que irá atuar, em que igreja você quer estar.
Você deve pensar: “E quanto à vontade de Deus para meu emprego, casamento, lugar em que devo viver ou a escola?”. Falando com franqueza, essas questões são secundárias na sua vida, e devem existir inúmeras possibilidades que estejam de acordo com a vontade de Deus para sua vida. O que mais importa é cumprir os propósitos eternos de Deus. Concentre-se nos alvos de Deus para sua vida, e não nos seus planos, uma vez que são aqueles que durarão para sempre. Algum dia, a história será encerrada, mas a eternidade seguirá para sempre.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Escolhas difíceis – Deuteronômio 30.15


O sucesso na vida depende das escolhas certas que fazemos. As decisões que você tomar no dia de hoje é que irão determinar como será o seu futuro.  Nem todas as escolhas são feitas de maneira clara e objetiva, mas existem princípios que podem auxiliá-lo para que o caminho se torne menos árduo. Procure continuamente centralizar seus pensamentos em Deus e nas verdades reveladas na sua Palavra. Isso afastará pensamentos errados, dará poder a você durante a tentação e lhe assegurará sabedoria para tomar decisões certas sobre coisas importantes. 

Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.” (Salmos 32:8).
“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3).
Para que você possa desfrutar de uma mente tranquila e de paz diante situações adversas que muitas vezes o impede de ver com clareza o caminho que deve seguir, é preciso eliminar as ervas daninhas que teimam em crescer em seu jardim. Assim como as ervas sufocam a vida de uma bela flor, há coisas que você precisa remover a fim de crescer. Para garantir a maturidade e vencer na vida, você deve eliminar as ervas daninhas. 

Seis coisas que você deve eliminar de sua vida:

  • Relacionamentos errados: livre-se de qualquer relacionamento que te faça desviar dos caminhos de Deus. Existem pessoas que em nada contribuem para o seu crescimento espiritual, pelo contrário arrastam-no cada vez mais para baixo.
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33).
 
“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” (Provérbios 13:20).

  • Impureza Moral: nada pode destruir o seu testemunho e sua alegria interior mais rápido do que a imoralidade. Quando Satanás plantar a semente de um mau pensamento em sua mente, resista imediatamente. Exerça sua autoridade em Cristo no poder do Espírito Santo rejeitando todo pensamento impuro vindo sobre sua mente.
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13).
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;” (1 Tessalonicenses 4:3).

  • Manipuladores da mente: somos fortemente influenciados por aquilo que vemos e ouvimos. Deprimentes programas de TV, músicas sensuais, livros com mentirosas e vãs filosofias, acessos a sites impróprios garantem o suicídio espiritual. Procure assimilar sua mente com músicas, livros e mensagens cristãs.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.” (Provérbios 4:23).
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”( Mateus 15:19).
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8).

  • Conversas negativas: as palavras ministram vida ou morte. Afaste-se de conversas inúteis que em nada edificam sua vida. Procure ter conversas com pessoas que encorajam e incentivam a buscar a santificação e o crescimento diante de Deus. Insista em conversas positivas e inspiradoras.
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21).
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29).

  • Amargura e todo tipo de pecado: a amargura é como um câncer que destrói a sua alma. O pecado é a enganadora cilada que envenena as possibilidades de você vencer. Ele promete rosas, mas no fim o que você colhe são os espinhos. Arrependa-se de seus pecados e peça a Deus que derrame seu amor por outros por seu intermédio.
“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31-32).
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21).
“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,” (Hebreus 12:1).

  • Desperdício de tempo: Deus é mestre em considerar os detalhes, definir metas e prioridades e estabelecer ordem no caos. Aprenda a evitar o que não é essencial e o desperdício de energia. Faça o seu tempo valer a pena, planeje o seu tempo com Deus, com outras pessoas e consigo mesmo. Reveja quais são suas prioridades e mantenha seu foco.
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”(Efésios 5:16).
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1).
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34).

Para crescer é preciso saber fazer as escolhas certas. As circunstâncias podem muitas vezes forçá-lo a tomar decisões que mais tarde irão trazer o arrependimento e a dor. Por isso, coloque sua vida nas mãos daquele que é o dono do tempo e que é riquíssimo em sabedoria e está sempre pronto a socorrer os que se encontram perdidos. Deus quer te fazer um vencedor e te ajudar a fazer escolhas que produzam vida e vida plena para que você possa desfrutar de paz e felicidade. Comece fazendo a melhor escolha de sua vida que é receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida e todas as outras coisas serão consequências diante dos planos que o Senhor tem preparado para você.
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11).
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”(1 Coríntios 2:9)
Extraído e adaptado do livro Sabedoria para Vencer – Mike Murdock

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Colheita Abundante – Efésios 6.8



A Bíblia fala sobre os israelitas que foram libertos da escravidão e conduzidos para fora do Egito, uma geração que ficou 400 anos presa e acabou tendo o hábito de viver como escravos. Eles viam a si mesmos como perdedores, pessoas acostumadas a viver recebendo ordens de outros; não tomavam decisões por si mesmas. Quando essas pessoas com mentalidade de escravos chegou diante da Terra Prometida viam-se como insignificantes diante dos obstáculos que iriam enfrentar. Mas dois homens aprenderam o segredo para sair da escravidão e buscar uma nova vida, uma nova forma de ver as coisas: Josué e Calebe. Estes dois homens aprenderam a capacidade de discernir a situação porque passaram a ver pelo prisma vantajoso de Deus.
Esse é o segredo que pode transformar sua vida e seu mundo. Comece a olhar para a vida a partir de uma perspectiva mais elevada. Por meio da fé comece a ver pelos olhos de Deus. Pare de olhar as fotografias da derrota apresentada pelo diabo e concentre-se na visão que Deus tem colocado diante de seus olhos. O dia em que você tomar uma decisão a respeito de sua vida será o dia em que seu mundo mudará.
O que você plantar você irá colher, portanto, comece a lançar suas sementes de fé abençoando vidas e logo você irá ter uma colheita abundante para encher os seus celeiros com o melhor de Deus para sua vida. Crie situações de vitória para as pessoas que estão ao seu lado e Deus irá lhe trazer recompensas de onde você menos espera. Você semeia na vida das pessoas, mas sua expectativa de retorno vem de Deus, sua fonte. A chave de uma colheita abundante está no fato de você abençoar vidas. A porta de entrada para sua colheita são vidas que precisam da semente de fé que Deus lhe tem dado. Deixe que este princípio faça parte de seu modo de pensar, e ele se tornará uma chave de ouro em suas mãos para abrir as portas de sucesso para você. Comece agora, busque oportunidades para abençoar a vidas de todos aqueles que estão ao seu redor. Enquanto você planta as sementes da fé, Deus está preparando uma colheita abundante sobre sua vida. O que você faz acontecer aos outros, Deus fará acontecer a você.

Extraído e adaptado de Sabedoria para Vencer – Mike Murdock

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Uma nova Criação a Luz das Escrituras – 1Co 5.17

Por meio da mente de Cristo você tem uma imagem reformulada de você mesmo - uma nova criatura - sem as manchas do fracasso, as rugas da fraqueza e o peso do pecado. O resultado é a fotografia que revela a forma como Deus o vê. Através de Cristo Deus vê todas as qualidades e atributos que refletem a Sua imagem. Satanás, no entanto, tentará mostrar-lhe a fotografia do seu pior estado - do homem caído dominado pelo pecado. Ele irá lembrá-lo do que você era e de seu ponto mais fraco; usará uma lupa para ampliar seus defeitos.
Quantas pessoas passam o tempo todo dominadas por essa imagem de fracasso e distorcidas pelo pecado. E o pior é quando elas começam a enxergar essa imagem distorcida naqueles que estão ao seu lado, culpando-as pelos erros cometidos e trocando “tapas” para ver quem é o pior. Elas trocam fotografias que só mostram o lado ruim do outro, em vez de reforçar os pontos fortes que Deus colocou sobre cada um deles.
No momento em que você começar a ver as pessoas como Deus as vê, praticamente todas às áreas de tensão e problemas poderão ser resolvidos, porque se você conseguir ver a si mesmo sobre os olhos de Deus, poderá concentrar-se no potencial que Ele te deu, e não nos problemas das outras pessoas.  Jesus veio para restaurar homens e mulheres à comunhão com Deus e com as outras pessoas, bem como, restaurar a sua posição de autoridade antes da queda.
Você é reflexo da vida e personalidade de Deus, e Jesus veio para mostrar como Ele é. O propósito de Deus é mostrar do que você é capaz de tornar-se, de fazer e possuir a herança que prometeu.
Jesus dedicou toda a sua vida e seu ministério a ajudar as pessoas a tornarem-se mais do que eram e a ter mais do que tinham. Jesus compreendia as pessoas porque as enxergava pelos olhos do Pai. Jesus compreendeu as necessidades do ser humano e enfrentou essas necessidades de forma a supri-las. A chave para a compreensão é o entendimento dado por Deus que lhe permite desenvolver a nova imagem que Cristo nos dá através de sua vida.  Deus espera que você veja a si mesmo como o melhor da sua criação. Esse é o segredo que pode transformar sua vida e mudar seu mundo. Comece a olhar par a cada situação a partir de uma perspectiva mais elevada que a sua. (Isaías 55.8,9). Por meio da fé pare de olhar para a foto da derrota apresentada pelo diabo e concentre-se na fotografia da prosperidade e do sucesso que Deus colocou diante de você. Veja a si mesmo como Deus o vê, você é propriedade exclusiva dEle.

Extraído e adaptado de Sabedoria para Vencer - Mike Murdock

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O caminho do Vencedor – Josué 1. 8,9



A sua regularidade em estudar a Bíblia é de vital importância para o seu crescimento espiritual. Esse estudo revelará os requisitos de Deus para que você venha a desfrutar de uma vida plena, iluminando seu entendimento da Palavra. Quando mergulhar na rica sabedoria de Deus revelada na sua Palavra, você entenderá mais sobre Deus, sobre si mesmo e sobre os outros.
Enquanto aprende a verdade sobre Deus e descobre sua natureza, suas opiniões e seu senso de valores irá experimentar a emoção de descobrir a vontade de Deus e como obedecê-la. A Bíblia lhe permitirá ver os outros como Deus os vê, vai compreender o lugar deles em sua vida; a reconhecer e antecipar-se as necessidades das pessoas e como supri-las.  A Palavra o ajudará a ter um melhor entendimento de si mesmo, e você começará a vislumbrar a importância que você tem para Ele, enxergando tantos os dons que ele lhe concedeu, como o potencial de desenvolvê-los. Você verá além de seus problemas e começará a enxergar as possibilidades que Deus tem para você.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timóteo 3:16-17).”

Para receber a revelação de Deus, comece a ler e assimilar sua Palavra; estabeleça um tempo diário com Deus de leitura e oração. A Bíblia é o livro que fala sobre o sucesso e os fracassos das pessoas e aponta o caminho para ser um vencedor. Ensina-lhe a ter a mentalidade de um filho de Deus e abandonar a vida de escravidão, fortalecendo sua mente contra os ataques de satanás.
Agora você sabe de onde provém a sabedoria e o entendimento e como encontrar a verdadeira liberdade para ser e realizar todo o potencial que Deus lhe deu, não permita que nada o impeça de viver essa nova vida vitoriosa que o Senhor lhe concede. Satanás vai tentar desviá-lo, distraí-lo, interrompê-lo, ele fará qualquer coisa para que você não seja livre e feliz. (1Pedro 5.8). Lembre-se a Palavra de Deus tem as chaves reveladas por Deus para que você tenha vitória na sua vida.

Extraído e adaptado de Sabedoria par Vencer – Mike Murdock.