sábado, 21 de março de 2015

Purificando sua Mente - Filipenses 4.8



Alimentar ideias negativas sobre si mesmo, a vida e os outros acaba por gerar emoções dolorosas que podem transformar-se em doenças na nossa mente e no nosso corpo. O fato é que, no dia a dia, nós não prestamos atenção aos pensamentos e mal percebemos quando estes mesmos pensamentos acabam por nos prender, num círculo vicioso de ideias negativas. Isso muitas vezes é percebido em nosso humor e quando levado ao extremo por meio de nosso corpo, que grita por socorro em meio a dores e doenças chamadas psicossomáticas. Um pensamento tóxico contém material envenenado que pode causar doenças e até a morte. Muitos desses pensamentos são alimentados através daquilo que você absorve no seu dia a dia, principalmente por meio do que você vê, lê e ouve.
É como se houvesse uma espécie de lente distorcida capaz de escurecer a nossa realidade. Você precisa identificar e rejeitar todos os pensamentos tóxicos e começar a substitui-los pela verdade de Deus. A Bíblia nos exorta a renovar a nossa mente todos os dias, pois Deus sabe como somos afetados pelas circunstâncias e por tudo aquilo que nos cerca. É preciso manter a nossa mente focada em Deus e na sua Palavra. Deus o criou para viver livre de todo e qualquer pensamento que o prende e impede o seu agir na sua vida. Quando pensamentos ruins, negativos, depressivos, de morte invadirem sua mente, leve-os diante de Deus e peça a Ele para encher seu coração com a sua Palavra. Mantenha em dia sua leitura da Bíblia, pois é através dela que você encontrará e descobrirá a liberdade que Cristo veio para lhe dar. Limpe a sua mente e seu coração semeando nele palavras de vida, palavras de libertação.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Fortaleza Espiritual - Zacarias 2.5

Sabe aqueles dias em que você acorda se sentindo frágil, desanimado, sem vontade de sair da cama? Sem nenhuma ameaça específica, apenas uma sensação de fraqueza, um dia sem sentido, sem rumo. Quando paro para pensar, percebo como é maravilhoso poder olhar para trás e ver como Deus nos preserva em momentos assim. Em vez de nos deixar afundar numa paralisia de medo; Ele nos desperta um clamor por ajuda e então responde com uma palavra de promessa: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaías 41:10).Muitas vezes levantamos muros ao redor de nossas vidas como uma forma de se proteger das ameaças que nos cercam; mas ás vezes, estes mesmo muros podem nos impedir de crescer e de expandir a nossa fé e a nossa relação com Deus. Os muros do medo, da angústia, da depressão que nos afastam das promessas de Deus e impede o agir poderoso do Senhor em nossas vidas. Precisamos rever que tipos de pensamentos temos alimentados em nossas mentes e semeado em nosso coração. Diante destas circunstâncias questionamos o valor de nossa fé, e deixamos de perceber o agir de Deus em nossas vidas. Por isso, para tal questionamento Deus promete ser a muralha flamejante de proteção e o melhor, sua glória estará no meio dessa muralha que nos cerca. Deus nunca está contente em nos dar apenas a proteção de seu fogo que consome todo pecado, e com ele, o medo, o desânimo e a depressão que nos acarreta. Ele também quer nos dar o prazer de sua presença. Mas para isso precisamos desintoxicar a nossa alma de tudo aquilo que nos afasta de sua presença. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós”...(Isaías 59:2). Seja o que for que o mantém separado de Deus, em Cristo, você recebe a liberdade. Permita que o Senhor seja o centro de sua vida e que ele mesmo construa muralhas de fogo ao seu redor para que assim você se afaste de todo pecado que o prende e o amarra. Clame, chame por Ele. Deus é o seu protetor e também o seu libertador.

terça-feira, 17 de março de 2015

Fortalecimento Espiritual - Josué 1.7,8



Para viver a liberdade que Cristo nos dá é preciso estar constantemente fortalecendo a nossa alma nEle. Todos os dias somos bombardeados com pensamentos que querem nos destruir, desviar do alvo que é Jesus.

Para lutar contra seus pensamentos tóxicos, você deve identificar e rejeitá-los. Não é uma batalha física, mas sim, espiritual, e que necessita da ajuda de Deus nessa luta. Assim como fortalecemos nossos músculos através de exercícios, precisamos fortalecer a nossa mente com a leitura da Palavra de Deus. Sabemos que se cada um de nos erguemos pesos dez vezes por dia, e depois de um mês assim fazendo a cada dia, ao medirmos a nossa musculatura após este mês, vamos ver que ela aumentou, se enrijeceu. 
E assim será ainda mais significativo aumento depois de um ano na mesma rotina. 

Pois é exatamente o mesmo com a fé: se não fizermos algo todos os dias, não por causa de nossos sentimentos, não por causa de nossos raciocínios, mas sim em razão de nossa fé, a fé vai crescer dentro de nós. Se agirmos assim por um dia, uma semana, um mês, um ano, ou que seja por dez anos, então, assim como o músculo se fortalece e se torna mais poderoso, nossa fé da mesma maneira será reforçada. E com a fé fortalecida, quando alguma circunstância realmente séria surgir em nossa vida, então seremos capazes de resistir por meio da fé; e assim não vamos mais rejeitar o Senhor, a fé, ou o Reino dos Céus.

Se um atleta que treinou seu corpo por toda a sua vida é atacado por ladrões e foge deles, os ladrões, que fumam como chaminés e bebem como os peixes só conseguem correr atrás dele por alguns metros antes de desistir. O homem então foi salvo, e o fato de que ele foi sempre um praticante de exercícios físicos foi mesmo algo útil.  

É por isso que quando nós nos deparamos com algo que, digamos, nos irrita, ou estamos constantemente a lutar contra a nossa ganância ou diante de qualquer outro ato que exige força de vontade, devemos não agir de acordo com os nossos sentimentos, mas sim, segundo a nossa fé, para  que então a nossa vida de adesão ao cristianismo nos faça agir diante das dificuldades como um cristão (assim como o atleta tirou um fruto real de sua adesão a vida de desportista), e assim a nossa adesão ao cristianismo terá se mostrado não ser uma adesão vã.  Durante a nossa vida vamos enfrentar muitas provações, e na medida em que a nossa fé cresce,  então as provações vão crescer também. E quanto mais a nossa fé cresce, com ainda maior intensidade ela será testada por Deus, pois de que outra maneira uma pessoa pode vir a ser conhecida em seu verdadeiro caráter, senão pela maneira como reagem as provas da vida?

domingo, 15 de março de 2015

Pensamentos Tóxicos - Provérbios 4.23

Você já comeu alguma coisa que não lhe caiu bem? Uma sensação de que algo não foi bem aceito pelo seu organismo? Assim como alimentos podem prejudicar nosso organismo da mesma forma pensamentos tóxicos podem prejudicar a nossa alma. Infelizmente, a maioria de nós tende a ser mantido em cativeiro por pensamentos tóxicos, ao invés de concentrar nossos pensamentos na verdade de Deus.
Intoxicamos a nossa vida com coisas banais que em nada edificam ou acrescentam a ela. Criamos hábitos que nos prendem diante de situações frívolas que desperdiçam nosso tempo. A Palavra de Deus fala sobre os perigos dos pensamentos tóxicos alimentados por coisas inúteis que aprisionam a nossa alma, mas ela também nos ensina como podemos substituí-los coma verdade de Deus.

E você como tem alimentado a sua alma? Como os pensamentos tóxicos têm afetado negativamente sua vida e relacionamentos?

Deus lhe criou para ser livre, livre do pecado e de tudo o que intoxica a sua alma. Viva essa liberdade que cristo lhe deu. A sua liberdade teve um preço, o sangue de Jesus derramado na cruz. Não despreze a liberdade que Jesus conquistou para que hoje você possa ser livre. Procure alimentar sua alma com pensamentos que irão te levar para perto de Deus; a Bíblia nos ensina que devemos pensar nas coisas do alto, alimentar a nossa mente com “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)




Nasci para ser LIVRE!

“Se pois o Filho vos Libertar, verdadeiramente sereis livre.” (João 8.36)