quinta-feira, 18 de junho de 2015

Uma nova vida com Cristo - 2 Co 5.17


 
Quantos de vocês já aceitaram a Cristo como Salvador de suas vidas?
Quantos já reconheceram que precisam de ajuda para mudar de vida?
Ser uma nova criatura em Cristo, o que isso significa para você?

Ser uma nova criatura em Cristo significa que você foi renovado. O velho pecador se foi e como resultado de sua nova vida em Jesus, você agora é uma nova criatura diante de Deus.

"Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados," (Efésios 2.1)

"Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais: a prostituição, a impureza, a paixão, a lascívia, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." (Colossenses 3.5,6)

A palavra renovar pode ser definida como "transformar-se em algo novo, diferente, algo melhor." Para alguns, isso é uma grande luta; tentar remover o velho e pecaminoso e renovar totalmente sua vida.

"Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço isso faço." (Romanos 7.15, ver também versos 18 a 21 e Efésios 4.22-24).

Em Jesus, somos transformados em algo melhor, ou alguém melhor. A luta para que essa transformação continue é grande, mas Deus nos dá forças para continuar. Se permanecermos firmes em nosso relacionamento com Ele. Deus irá trabalhar continuamente em nossa vida para nos renovar e nos livrar das manchas do pecado que podem tentar nos desviar do caminho de Deus.

"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim." (João 15.4; ver também Isaías 41.10,13)

A Bíblia no revela que o coração é o centro da vida - "De tudo o que se deve guardar; guarda o teu coração, porque dele procede as fontes da vida." (Provérbios 4.23; ver também Mateus 15.11, 17-20), por isso ela nos exorta a guardarmos o coração, pois ele determina nossas ações e reflete ou não se Jesus é o centro de nossas vidas. Desta forma, é importante pedir para Deus renovar continuamente nossos corações.

"Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto" (Salmos 51.10; ver também Sl 139.23,24)

Como está o seu coração? Peça para Deus renovar seu coração e comprometa-se a colocá-lo no centro de tudo que você fizer. Quando você entrega sua vida a Deus, este é o começo de sua transformação e renovação espiritual. - "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Cristo Jesus." (Filipenses 1.6). Sem ter um encontro com Jesus, é impossível uma real mudança de vida.  - "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2.13). Ao receber Jesus como seu Senhor e Salvador, você não é mais o mesmo, começou uma nova vida. A Bíblia chama isso de Novo Nascimento.

"Jesus respondeu: Em  verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus." (João 3.5; veja também versos 5 e 6).

Deus te dá uma oportunidade de começar de novo, mas agora com Ele. Recomeçar com Deus é que faz a diferença. Você tem uma nova natureza e o Espírito Santo para te ajudar. - "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre." (João 14.16; veja também versos 25,26). Recebemos poder do Espírito Santo para mudar de dentro para fora. existem muitas coisas que vai tentar impedi-lo de mudar, de se tornar a nova criatura em Deus, mas a principal delas é: você mesmo. Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida, e permita que o Espírito Santo trabalhe no seu coração para que a transformação seja completa.
Deus quer e te dar uma nova vida, uma chance de recomeçar, uma oportunidade para mudar. Entregue seu coração a Jesus e permita que ele tome conta de você. Cristo quer te dar vida e vida em abundância.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tempo de reconstruir - Neemias 1-6



A Igreja de Cristo tem vivido dias difíceis onde o pecado tem aumentado de forma assustadora. Paulo em sua carta aos Romanos e a Timóteo já nos advertia sobre dias como esses. (veja Rm 1. 27-32; 2Tm 3. 1-5) Em meio a esse contexto difícil o que vemos é o aumento da corrupção, do roubo, da violência da falta de amor que existe entre as pessoas, e isso tem trazido o desânimo, fraqueza espiritual e falta de esperança que está minando a vida de muitos crentes e levando-os à total apatia espiritual. Os muros espirituais de muitos servos de Deus estão caídos e somente com uma restauração divina a bênção poderá ser renovada.
Nossa cultura e o mundo está vivendo momentos de caos e confusão. Mas o que tem motivado esse contexto de aflição e angústia no mundo de hoje?

·        Falta de conhecimento do Verdadeiro Deus (Oséias 4.6ª): infelizmente as pessoas estão se esquecendo do tipo de Deus Santo a quem deveriam servir, desta forma pensam que não há problema em caminhar nos seus próprios caminhos, se misturar com as coisas do mundo e, tampouco violar as leis que Deus estabeleceu em sua Palavra. Existe muita atividade espiritual na vida das pessoas, mas a maioria não passa de religiosidade. Há muito serviço religioso acontecendo, mas não é o tipo de religião autêntica que agrada a Deus ou que produz o tipo certo de resposta da parte dele. (Mt 15.7-9; Jo 4.24).

·        Falta de aplicação correta da Palavra de Deus (2 Tm 4.3,4): cada pessoa é responsável pelo seu relacionamento com Deus e obediência a sua vontade revelada na sua Palavra, especialmente hoje, que temos um exemplar da Bíblia e aptidão para lê-la. As pessoas preferem dar suas próprias interpretações à verdade de Deus, mas não sabem como aplicá-las para dar testemunho e preferem viver segundo sua própria vontade, como se não existisse um modelo divino para seguir.

À luz do que Deus fez na nação de Israel, através de Neemias estaremos destacando alguns valores que precisam ser vivenciados por aqueles que almejam a restauração de suas vidas no altar do Senhor e, assim representar a verdadeira mudança de vida que Deus exige de cada um de nós.
Para ter minha vida restaurada no altar do Senhor, eu preciso…

I – Buscar conhecer a realidade da minha vida espiritual (1. 2,3)
            Antes de iniciar o processo de reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias foi confrontado com a realidade da cidade. Ao perguntar acerca dos que haviam ficado em Jerusalém, quando do exílio, ele ouviu as seguintes palavras: “Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo (Nm 1.3).”
Primeiro ele teve de ser confrontado com a realidade do problema, para buscar a mudança necessária. Foi diante da confrontação com o problema, que iniciativas foram geradas para a consolidação efetiva da reconstrução da cidade.
            Assim também acontece com nossa vida espiritual. O milagre da restauração de nossas vidas no altar do Senhor só acontece, quando é gerado em nós coragem para conhecer a realidade de nossas próprias vidas. Como está sua vida espiritual? Quais são os seus conflitos, medos, dúvidas e pecados que estão impedindo e quebrando a sua comunhão com Deus?
            Muitas vezes, espiritualmente nossas vidas estão como esteve à cidade de Jerusalém: Estamos em grande miséria e desprezo, nossos muros espirituais estão derrubados e nossas portas que representam nossa segurança espiritual em Deus estão queimadas. Somente tendo a coragem de reconhecer nossa fraqueza espiritual, encontraremos os recursos divinos que irão restaurar nossa vida espiritual. (Mt 5.3)

II – Buscar o quebrantamento e arrependimento e clamar pelo socorro do Senhor (1. 4 – 7)
A primeira atitude que foi gerada no coração de Neemias diante da terrível realidade da cidade de Jerusalém foi o quebrantamento e oração no altar do Senhor. Ele se quebranta e arrependido diante dos pecados que a nação de Israel havia cometido, clama pelo perdão e socorro de Deus.
            Assim também precisa acontecer conosco! Enquanto não buscarmos a face do Senhor e quebrantados em total arrependimento nos colocarmos diante Dele, o milagre não acontecerá. (Sl 51.1-3,17) O perdão do Senhor irá quebrar as barreiras que estão nos impedindo de avançar; O perdão do Senhor irá gerar a cura necessária para termos nossas vidas restauradas.
Essa deve ser a oração da sinceridade, da humildade e da certeza de que o sangue de Cristo irá nos lavar e nos purificar para sermos restaurados e usados por Ele. (1 Jo 1.9)

III – Tomar atitudes práticas para a restauração de nossas vidas (2.5,17)
  • Neemias pediu permissão ao rei para reedificar os muros de Jerusalém (2.5)
  • Neemias buscou os recursos para a edificação dos muros (2.8)
  • Neemias animou o povo a reedificar o muro (Ele vendeu a ideia e obteve êxito) (2.11…)
Foi dessa forma que ele caminhou rumo à restauração da cidade. Ao tomar atitudes práticas ele pôde caminhar na direção do milagre. Assim também acontece em nossa vida espiritual. Não basta conhecermos a realidade dos problemas e apenas orarmos. É necessário que façamos a nossa parte através das atitudes que precisam ser tomadas para a consolidação do milagre. Deus não irá fazer aquilo que é de nossa responsabilidade. Portanto, em nome do Senhor Jesus, faça a sua parte! Tome as atitudes necessárias e rompa na certeza de que Deus irá supri-lo e consolidar o milagre em sua vida.
 
IV – Lutar contra os ataques do inimigo (Sambalate e Tobias) (4. 1- 9)
            Reconstruir os muros foi um grande desafio que suscitou inimigos. A luta de Neemias junto do povo de Israel foi grande, pois no comando dos inimigos estavam Sambalate e Tobias. Eles não queriam ver a bênção sendo instaurada e fizeram o que puderam para impedir a reconstrução dos muros. Neemias se colocou diante do Senhor e lutou contra todos os ataques. Ele clamou pela proteção de Deus e junto do povo de Israel obteve a vitória.
            Tomar a decisão de buscar a restauração da nossa vida espiritual implica ver o inimigo se levantado para nos derrotar. É necessário, portanto, estar firme no altar do Senhor e diante Dele buscar a proteção para vencer os ataques dos inimigos. É caminhar na certeza de que no barco da nossa vida está Jesus! Ele tem o controle e o poder para declarar a nossa vitória. (Sl 46.1; Is 41.10; 1 Co 15.58).

Conclusão (Ne 4.6; 6.15)
É maravilhoso ver o final dessa obra quando a restauração completa dos muros foi consolidada. Além dos muros, foi restaurada também a dignidade da nação, a alegria, a prosperidade, a certeza de vitória. É assim que Deus quer fazer em nossas vidas. Ele quer realizar o grande milagre da restauração completa da nossa vida espiritual. É querer Dele, restaurar a nossa dignidade, integridade, alegria, prosperidade… Ele quer instaurar a certeza plena da vida abundante prometida por Cristo. Creia nisso! Deus tem grandes coisas a fazer em nossas vidas. Ele quer nos usar restaurados para marcar a nossa geração com a glória de Cristo.
            A proposta de Deus é ver seus filhos restaurados. O próprio Deus já tem estabelecido o caminho da vitória. É através desse processo de bênçãos que seremos encontrados no centro da vontade do Senhor! É desta forma que seremos achados como verdadeiros adoradores que o adoram em espírito e em verdade! É vivendo essa grande maravilha que seremos transformados para a glória de Cristo.

Extraído e adaptado