sábado, 28 de novembro de 2015

A verdade sobre as tentações – 1 Coríntios 10.12,13



Um dos maiores problemas que enfrentamos em nossa caminhada com Deus é o fato de que a todo instante, estamos sendo tentados a sair do caminho, abandonar a fé, desobedecer a Deus. Temos dois grandes problemas envolvidos que afetam nossa luta conta a tentação: o primeiro é o pecado que habita em nós (Rm 7.14-20). O segundo é o inimigo de nossas almas, o tentador que procura nos desviar dos caminhos de Deus. (1Pe 5.8). Diante disto, o que fazer? Como podemos vencer as tentações, sem ceder aos seus encantos? A Palavra de Deus nos ensina e nos revela que podemos sair vencedores quando as tentações vierem, mas para isso é preciso entender alguns princípios que nos ajudarão nesta batalha (Ef 6.10-12). Milhões de pessoas neste exato momento estão sofrendo algum tipo de tentação em suas vidas. Uma tentação ou uma série de tentações estrategicamente posicionadas é tudo de que o diabo precisa para derrubar uma pessoa que busca fazer a vontade de Deus.
Entendendo com funciona a tentação em nossas vidas:
1. A tentação é a razão primária para desejarmos pecar (Tg 1.14,15): a queda no pecado sempre é precedida pela tentação que procura vencê-lo. A tentação é a motivação para o pecado. Satanás usa a tentação com meio de motivar o homem ao pecado. Ele nos incita a se tornar independentes de Deus, levando-nos a desobedecer à sua Palavra. (Gn 3.1-4) Não perca mais de vista a estratégia que o diabo usa para te derrubar. Lembre-se que todo pecado é precedido por uma tentação na qual você acreditou, sentiu motivação para fazer e então agiu de acordo, desobedecendo a Deus e pecando voluntariamente.
}  Lembre-se: o propósito da tentação é levá-lo para  caminho do pecado e ali deixá-lo para ver o que vc faz.
2. A tentação é mais perigosa quando você acha que não cairá: Qdo você acha que está firme o suficiente para não ceder à tentação, aí é que mora o perigo. (Pv 16.18) Qdo achamos que não podemos cair o orgulho impera. Qdo o orgulho reina, a destruição vem logo atrás. Desta forma, como podemos tomar uma posição firme diante da tentação? Vigilância, oração e dependência de Deus. (Mateus 26.41). Nosso foco deve ser a nossa fraqueza e o poder de Deus, por isso, ore todos os dias para que o Senhor o livre das tentações, para que Ele lhe dê forças para superá-las. (Tg 4.7)
}  Lembre-se: satanás pode incentivar as chamas, mas as brasas só queimarão se você continuar a assoprar.
3. A tentação sempre busca vencê-lo (1 Pe 5.8): a tentação não é inativa, mas ativa. Ela não foge de você, ela procura vencê-lo. A tentação procura envolvê-lo com poder e persistência. A ideia de “veio sobre vós” indica a ação de alguém que vêm de maneira rápida e de forma inesperada, como um inimigo. Ela sobrevém – se abate, assalta e prende – e tenta pressioná-lo até que você peque. E, qdo vc finalmente cede, a tentação deixa de existir. A tentação só existe de um lado do pecado: antes de ele acontecer.
}  Lembre-se: “A tentação vem antes de todo pecado. Se vc derrotar a tentação, não cometerá o pecado”. – Ex: José do Egito
4. A tentação que vc experimenta nunca é única, mas é sempre humana (1 Pe 5.9): sempre temos a tendência de achar que ninguém passa pelo que passamos, ninguém sabe as lutas que enfrentamos. A verdade é que todos nós sofremos algum tipo de tentação, cada um na sua experiência, na área em se sente mais fraco. Nenhuma tentação se abateu sobre vc, exceto aquelas que são comuns a todos os homens. Qdo vc enxerga a tentação como algo mais forte do que vc, logo irá pensar que o pecado não foi sua culpa – a tentação é que foi gigantesca demais para suportar. Muitos enfrentam a mesma tentação que enfrentamos, mas muitos também aprenderam a dizer não para o pecado enquanto vc ainda diz sim. (Jo 8.32,36).
}  Lembre-se: “A verdade sempre nos liberta, a mentira sempre nos prende em amarras. Se vc está preso a um pecado, é somente porque acreditou numa mentira”.
5. Deus é fiel e não permite que vc seja tentado além de suas forças (Rm 8.37-39): todas as vezes que vc acha que Deus não está por perto na hora da tentação, isto diz muito mais a respeito de seus sentimentos, e nesta hora é que vc está mais propenso a pecar. O alvo do tentador é fazê-lo desobedecer a Deus desacreditando do seu caráter, por isso o inimigo tenta encher as nossas mentes com todo tipo de mentiras a respeito de Deus. Qdo vc se encontra diante de situações de desapontamentos e tragédias da vida, ele enche nossas mentes com palavras acusatórias e difamatórias a respeito de Deus. A Bíblia, porém revela que o Senhor está diretamente envolvido em toda tentação. Deus não as envia, mas certifica-se de que vc pode suportá-las sem ceder a elas: fiel é Deus. Certifique-se de que está verdade está fixada em seu coração: ao invés de abandoná-lo diante da tentação, Deus está ali e quer protegê-lo e ajudá-lo. Deus está intimamente comprometido com vc e sua vitória sobre as tentações. Em sua sabedoria o Senhor estabelece o limite a toda tentação abaixo de sua capacidade de resistir e evitar o pecado. Porque vc acha que Deus limita a tentação sobre a sua vida? Por uma única razão: sua fidelidade. Seja de que forma for, sempre há a manifestação da fidelidade de Deus. Deus é fiel a sua Palavra, aos seus propósitos, as suas promessas, a sua justiça. Portanto, dependa totalmente dos limites soberanos colocados por Deus sobre suas tentações, pois ele é fiel. E se cedermos à tentação? (1 Jo 1.9; 2.1).
}  Lembre-se: “Diante das tentações – Deus já providenciou tudo de que precisamos e limitou tudo de que não precisamos”.
6. A tentação sempre é acompanhada por um livramento providenciado por Deus: A primeira provisão de Deus é limitar a tentação. A segunda é providenciar o livramento. O propósito de Deus é sua vitória completa diante de todas as tentações. E isso é possível, pois ele nos deixou um exemplo para seguir. (Hb 4.15). Qdo vc se sente acuado diante do inimigo, Deus sempre providencia um meio de escape. Deus abre o caminho para a vitória. A rota de fuga é providenciada por Deus de forma sobrenatural.
}  Lembre-se: seja qual for a forma que assuma, o livramento é sempre uma manifestação da fidelidade de Deus.
7. A tentação não pode ir além do que vc pode suportar: a maior mentira relacionada à tentação é – “não posso dizer não a esta tentação, não importa o qto me esforce.” Acreditar nisto é desacreditar na fidelidade de Deus. A Bíblia nos ensina que qualquer que seja a tentação, vc será capaz de suportá-la – isto não quer dizer que será fácil, mas é possível.
}  Lembre-se: na sua fraqueza, Deus manifesta sua força e nos dá ânimo para continuar.
A raiz de todo fracasso espiritual e que têm suas consequências em nossa vida está ligada a fato de cedermos a fraqueza de nossa carne contaminada pelo pecado e as tentações do inimigo que procura nos derrubar. Se permitirmos que a tentação tenha espaço em nossas vidas, logo estaremos cedendo ao pecado e nos distanciando da vontade de Deus. É preciso um forte compromisso de buscar a presença de Deus a cada momento, pois ele, já nos garantiu a vitória sobre o pecado, qdo Cristo morreu na cruz e seu sangue derramado nos purifica e santifica diante de Deus, e garantiu a vitória contra o inimigo, qdo ressuscitou nos dando a certeza da vitória.