quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Quando Jesus olha para você (João 8.1-11)



 O olhar de Jesus
O olhar é uma das características mais marcantes do ser humano. Através do olhar podemos demonstrar amor, compaixão, alegria. Mas também, com o mesmo olhar, demonstramos ódio, raiva, angústia, dor. É por isso que muitos dizem que os olhos são o espelho da alma, pois eles refletem muito bem o que estamos sentindo em nosso interior.

Quando medito nas palavras de Jesus e naquilo que Ele fez, fico imaginando como seria o olhar dEle. Sei que, ao contrário do que muitos pensam, Jesus não fica nos olhando para encontrar defeitos e ver as coisas erradas que fazemos. Não. A Bíblia diz em 2 Crônicas 16:9 que o olhar do Senhor não é de acusação, mas de bondade e misericórdia:

"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele". (2 Cr 16.9ª)

Durante a sua caminhada você encontrará muitos olhares: de reprovação, de desprezo, de deboche, de acusação. Mas existe alguém que quem olhar para sua vida de uma forma diferente, pois ele não vê apenas os seus defeitos, mas consegue ver também suas qualidades, suas necessidades, suas fraquezas, seus anseios, sua falta de esperança, seu pedido de socorro. (Ler João 8.1-11)

  • O OLHAR DE JESUS É ACOLHEDOR: enquanto a multidão só enxergava o pecado daquela mulher, Jesus mostrou que basta abrir os olhos e ver que todos são pecadores diante de Deus.  O olhar de Jesus é aquele que nos acolhe, abraça, traz para perto. Jesus olhou para aquelas pessoas e as desafiou a olharem para dentro de si e verem seus próprios erros. Como é maravilhoso saber que Deus em sua misericórdia nos acolhe em seus braços quando mais precisamos dEle.

  • O OLHAR DE JESUS É COMPREENSIVO: Jesus compreende as nossas fraquezas e as nossas dores, ele sabe que precisamos de ajuda para superar as nossas dificuldades. Jesus sempre buscava despertar a necessidade de compreender as pessoas. Ele jamais menospreza a escuridão de um coração perdido:

 - Em Bartimeu, o cego de Jericó, encontra o homem inutilizado pelas trevas, mas restitui-lhe a visão e passa a dar-lhe um novo significado de vida (Mc 10.46-52);

 - No homem de Gadará, possuído e atormentado por espíritos malignos, encontra alguém preso pelas trevas, e restaura-lhe a dignidade de vida (Mc 5.1-20);

- Em Zaqueu, o cobrador rejeitado pela sociedade, encontra alguém que precisava de salvação (Lc 19.1-10).

- Na mulher encurvada, prisioneira de satanás havia 18 anos, encontra uma mulher necessitada de libertação. (Lc 13.10-17).

O olhar de Jesus nos confronta, nos faz enxergar quem realmente somos, mas também nos mostra o quanto somos amados por Ele.

  • O OLHAR DE JESUS BUSCA CORAÇÕES COM FÉ: No capítulo 5 do livro de Marcos, temos o episódio da cura da mulher que sofria há anos com um fluxo de sangue. Uma multidão estava ao redor de Jesus e tocavam Nele. Certamente elas tinham necessidades, doenças e precisavam de um milagre, mas não receberam o que precisavam, pois lhes faltou fé. Quando Jesus perguntou "Quem me tocou?", ele ficou olhando ao redor para ver quem havia feito isso. Na verdade, Ele já sabia quem tinha tocado suas vestes, mas era preciso que aquela mulher soubesse disso. O olhar de Jesus continua o mesmo até hoje. Ele se compadece do sofrimento de todas as pessoas, mas Ele precisam que elas creiam Nele, para que o Seu poder seja liberado.

  • O OLHAR DE JESUS É CHEIO DE COMPAIXÃO (João 8.10,11): aquela mulher segundo a Lei deveria morrer apedrejada. No entanto, Jesus a olha, não com um olhar de acusação, desprezo e julgamento, mas com misericórdia e compaixão, pois sabia que ali estava alguém que precisava de salvação. Jesus desceu do Céu para mudar a maneira como nos vemos e como vemos as pessoas! Ele olhou ao redor, triste com coração duro daqueles religiosos que estavam ali apenas por causa de uma doutrina. Eles não entendiam o que era misericórdia. Nessa passagem, entendemos que o olhar de Jesus possui compaixão para com aqueles que precisam de perdão.

  • OLHE PARA JESUS

Jesus sabe da capacidade de olhar as coisas miúdas da vida, as que não damos valor, e aquelas que ninguém havia visto antes. O amor de Cristo nos dá força que nem nós mesmos sabíamos que tínhamos. É a capacidade do olhar de Jesus que nos ajuda a continuar. Muitas vezes nós até ouvimos a Palavra de Deus, mas não permitimos que Jesus olhe dentro dos nossos olhos. Quem sabe você esteja passando um momento delicado em sua vida, então, este é o momento de você olhar para Cristo. Como aprendemos nessa mensagem, o olhar do Senhor é tudo o que precisamos! A Palavra diz:

"Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4:13-16).

Então, sejam quais forem as circunstâncias, lembre-se: os olhos do Senhor estão sobre você e Ele não quer te condenar. Ele quer te salvar, e por isso Jesus morreu na cruz pelos seus pecados, para que hoje você fosse perdoado e livre de toda prisão espiritual.
Extraído e adaptado:
Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/esbocos-de-pregacoes/o-olhar-de-jesus#ixzz3tYjOvIFL