segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cada um é parte do todo

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1 Coríntios 12:12)

Das muitas figuras utilizadas pela Bíblia para representar a igreja de Cristo, a que mais gosto é a figura do Corpo. Esta figura nos mostra como  a diversidade da igreja pode contribuir para o crescimento do Reino de Deus. (Efésios 4.11-16) O propósito de Deus para sua igreja é a unidade. (João 17.22,23) A ênfase do Novo Testamento nos mostra que o relacionamento entre os discípulos e Jesus visa construir a unidade. Para isto, é necessário que busquemos aplicar alguns princípios que nos ensinam como manter esta unidade:
  • Nossa unidade é construída a partir da paternidade divina: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele." (1 João 3:1) O fundamento de toda vitória do cristão sobre o pecado e ainda a base do amor entre os irmãos esta no fato de ser nascido de novo. "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." (1 João 5:1) A base da unidade da igreja é que Deus nos deu uma nova  vida em Cristo. (1 João 3. 2,6,9).
  • Nossa unidade é definida pelo caráter de Cristo: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 João 3:2) Quando nascemos de novo somos separados (consagrados) para ser de Deus e capacitados em Cristo para permanecer puros à semelhança de Cristo. Esta capacidade é que sustenta a esperança de que um dia seremos semelhantes a Jesus. Após a conversão, o processo da santificação nos leva a ficar cada vez mais parecidos com Jesus. (Romanos 8.17,28,29).
  • A unidade é fruto da graça de Deus operando em nós e através de nós. (1 João 3.10,11,16): a salvação que Deus nos deu através de seu Filho deve nos motivar a dar a vida pelos nossos irmãos. A graça de Deus derramada sobre a nossa vida deve agora frutificar sobre a vida de nossos irmãos. (1 João 3.17,18).
  • A unidade é resultado da operação do Espírito Santo no meio da igreja:E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (1 João 3:24). O Espírito Santo é o denominador comum que mantém a unidade da igreja. "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (1 Coríntios 12:11). A presença do Espírito Santo em cada um de nós é que viabiliza a unidade do sentir, do mesmo parecer, de ter um mesmo propósito. A presença do Espírito Santo em cada um de nós gera uma dinâmica de ministração mútua. No exercício dos dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo edificamo-nos uns aos outros e glorificamos a Deus. À medida  que esta unidade é alcançada, Deus é verdadeiramente exaltado e o propósito de Deus se cumpre na vida da igreja que torna um testamento vivo da obra e pessoa de Jesus Cristo.




segunda-feira, 9 de julho de 2012

O verdadeiro amor de Deus - Parte 2


Romanos 12.9-21

Umas das marcas pela qual o cristianismo deveria ficar conhecido é o amor. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35) Jesus sempre baseou seu ministério sobre o amor, até porque, ele como Deus, tinha isto como parte de seu caráter. "... porque Deus é amor." (1 João 4.8b). "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (João 15:13) Durante todo o novo testamento, a Bíblia procura mostrar que assim como Jesus, sua igreja também teria como uma de suas marcas, o amor. (Atos 2.42-47) A unidade da igreja depende de algumas qualidades que os cristãos como parte dela deveriam demonstrar, onde a maior delas é o amor. (Colossenses 3.12-14) A igreja de Cristo é o único lugar onde há diversidade na unidade. (1Coríntios 12.4,11) Mas, para se manter esta unidade é preciso que seja desenvolvido o maior de todos os dons: o dom de amar.

"Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." (1 Coríntios 12:31)

Podemos aprender algumas atitudes importantes para nossa vida em particular, mas principalmente como igreja, o Corpo de Cristo, para que possamos viver está unidade na diversidade:

  • O amor precisa ser verdadeiro (v. 9,10): o verdadeiro amor sempre pensa no próximo, antes de pensar em si mesmo, o verdadeiro "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:7).
  • O verdadeiro amor persevera apesar de todas as dificuldades (v.11,12): o trabalho na maioria das vezes é árduo, mas a recompensa para aqueles que perseveram até o fim é certa.
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58)

  • O verdadeiro amor sabe expressar seus sentimentos com atitudes (v. 13-15): se as palavras não vierem acompanhadas de verdadeiros de atos de amor, a minha atitude é de pura hipocrisia. (João 3.16; 1 João 3.16).
  • O verdadeiro amor sempre busca a paz e a unidade diante de Deus (v.16-20): o verdadeiro amor não se concentra em buscar o mal praticado por outras pessoas, mas focaliza sua atenção no encorajamento e na prática do bem, de tudo aquilo que produz a edificação do Corpo de Cristo (Efésios 4.15,16).
  • O verdadeiro amor sempre vence o mal (v.21): o cristão como discípulo de Jesus, é chamado para exercer misericórdia, até mesmo em favor de seus inimigos. (Mateus 6.39-44) Esse é o fenomenal poder poder do amor de Deus, a quem os cristãos como discípulos de Cristo devem estar conectados.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35)

sábado, 7 de julho de 2012

O verdadeiro amor de Deus - Parte 1

 "...porque Deus é amor." 1 João 4.8b

O que é o amor para você? Estar ao lado daquela pessoa que faz seu coração bater mais forte; receber presentes e elogios; um abraço da mãe, do pai, do filho, ou de pessoas que queremos bem. O amor parece simples e singelo, mas ao mesmo tempo complicado e incompreensivo. Infelizmente todos nós somos ludibriados pelo sentimento de amor descrito nas novelas, nos filmes, nos romances... No entanto, por mais que a humanidade tente expressar o amor, nunca chegará perto de seu verdadeiro significado, até que entenda esta verdade universal: Deus é amor. (1 João 4.8). Não existe verdade mais transformadora que esta: Deus quer ter um relacionamento íntimo e sincero conosco, um relacionamento que seja real e verdadeiro. O ser humano é fruto de uma relação de amor entre um homem e uma mulher. Pena que as pessoas têm deturpado a expressão pura do amor, usando-o de maneira indevida apenas para satisfação de seus desejos pecaminosos. Não há prazer maior do que amar e  se sentir amado.
O amor de Deus por nós tem várias facetas, destaco aqui as três de maior importância para nossa vida espiritual:

  • Amor Provado: a maior demonstração de amor que Deus poderia dar está no fato de Cristo ter morrido por nós sendo nós ainda pecadores. Jesus pagou o preço, fez o maior dos sacrifícios e o melhor dos investimentos.


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5.8)

  • Amor incondicional: o amor de Deus é superior e independente das circunstâncias. Ele nãos nos trata como merecemos (Sl 51.1,2); é um amor fiel, não depende da nossa fidelidade (2 Tm 2.13); faz parte do caráter de Deus. (Ef 1.4-6; 1 Jo 4.8b)


  • Amor eterno (Oséias 2.19-23): o casamento é o símbolo e a expressão da aliança que homem e mulher fazem perante Deus e os homens até que a morte os separe. A aliança terrena um dia termina, mas a aliança com Deus é eterna. O ser humano não pode ir além, mas Deus pode. Ainda existem pessoas que não acreditam no amor de Deus e por isso não o experimentam. Deus é amor e ele ama você.
"Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí." ( Jeremias 31.3)


Você quer experimentar o amor de Deus na sua vida?
Está disposto a sacrificar os seus desejos e vontades por amor a Deus?
Quer conhecer verdadeiramente o significado de amar e ser amado?

Entregue sua vida a Jesus e deixe seu amor inundar seu coração e comece a desfrutar de um novo sentido para sua vida.