segunda-feira, 11 de março de 2013

Resistindo a Tentação

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Quantos já pensaram em começar a prática de uma atividade física? Porque você desistiu, porque não continuou?
Sempre que nos dispomos a buscar um objetivo que exige um certo esforço de nossa parte, se não resistirmos firmes neste objetivo, é certo que não iremos continuar. Assim como em tudo o que fazemos é necessário o esforço continuado de nossa parte para que possamos alcançar o alvo que foi estabelecido, na vida espiritual não é diferente.

O que significa resistir?
De acordo com o dicionário, resistir significa: não ceder ao choque de outro corpo. Opor-se força a força, defender-se; resistir aos ataques do inimigo. Conservar-se firme, não ceder; durar, subsistir, conservar-se.

A resistência na prática

Na prática todos nós sofremos algum tipo de oposição seja para fazer o bem ou para fazer o mal. Como crentes em Cristo Jesus, somos chamados para resistir a toda e qualquer tipo de tentação.

"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gênesis 4:7)

"Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mateus 24:13)

"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tiago 1:12)

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)

Na Bíblia temos vários exemplo de homens e mulheres que se tornaram modelos de resistência e outros que infelizmente cederam, sucumbiram, não resistiram.

O campo de atuação da resistência

Devemos resistir a qualquer pressão contrária que nos faça desviar dos caminhos do Senhor. A Bíblia nos alerta sobre o fato de que sempre haverá algo ou alguém para nos desviar, fazer com que não perseveremos firmemente nos caminhos de Deus. A principal estratégia do inimigo para nos derrubar é a tentação; ele nunca desiste, está sempre em busca de uma brecha para entrar.

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (1 Pedro 5:8)

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Marcos 14:38)

Resistindo firme nos dias maus
Durante uma guerra a sentinela precisa ficar atenta a qualquer movimentação suspeita do inimigo. Durante os períodos aparentemente calmos é fácil relaxarmos e baixarmos a guarda, essa é a brecha que o inimigo precisava. Estamos em constante luta contra a carne, o diabo e o mundo; rodeados de pessoas e circunstâncias que nos levam a desvanecer no meio do caminho. Uma guerra só esta ganha quando a batalha chegar ao fim, até lá é preciso resistir firme se quisermos sair vitoriosos desta luta. 

"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." (Apocalipse 21:7-8)