quinta-feira, 24 de julho de 2014

Vencendo as batalhas da Vida - Juízes 6.1-24

Você se considera uma pessoa medrosa? Em que circunstâncias você se sente acuado, com medo de agir? O medo está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Existem vários níveis de medo, desde a noção de perigo diante de algum risco, até o complexo, pavor, fobia ou síndrome do pânico. O medo sempre é baseado num exagero ou numa mentira usada para aprisionar as pessoas. Por isso é preciso desmascarar estas mentiras com a verdade da Palavra de Deus, que liberta (João 8.32).
Alguns tipos de medo são:
     -Simples: medo de insetos, de chuva, do escuro, etc.;
     -Contextual: assaltos, acidente de trânsito, de uma doença, etc.;
     -Sentimental: decepção amorosa, lembranças do passado, do futuro, etc.;
     -Espiritual: da morte, de pessoas que já morreram, fantasmas, etc.;
O medo é algo natural ao ser vivo como senso de sobrevivência, mas não pode dominar a pessoa. Contudo, não nascemos com medo de coisas que não conhecemos. Na verdade, o medo é ensinado às crianças como uma forma de ameaça na tentativa de dominar seu comportamento. Por isso, o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa.
O medo nos impede de alcançar as promessas de Deus sobre a nossa vida. A Bíblia diz que o amor lança fora todo medo (1Jo 4.18), e nesta mesma carta, também nos revela que Deus é amor. Portanto, para vencer o medo você precisa ter este amor derramado pelo Senhor sobre a sua vida.
Como vencer o medo diante de circunstâncias desfavoráveis:
A Bíblia nos relata a história de um homem que teve de enfrentar seus medos para se tornar o libertador de Israel, seu nome era Gideão. (Ler Jz  6. 1-24):
Entendendo o contexto: morte de Josué – sem um líder nacional – o povo se corrompeu – Deus permitia a opressão – clamor e arrependimento do povo – Deus levanta um juiz ou libertador – ciclo de Juízes.

1. Reconheça seus erros e arrependa-se de seus pecados diante de Deus (v.1):pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6.7). Nosso estado atual revela muito sobre a nossa história. O que somos hoje é devido ao que fizemos no passado. Nós somos os únicos que precisam ter um desejo de mudar e devemos aceitar a responsabilidade por nossas ações.  O que nós seremos amanhã será devido às decisões que tomamos a cada momento de cada dia. Nós podemos mudar se não gostamos do que somos hoje. Podemos nos dirigir a Cristo e Ele nos ajudará a fazer as mudanças necessárias se Ele é o Senhor e  Salvador de sua vida.

2. Reconheça que o fruto do pecado causa dor e sofrimento (v. 2-5): A Lei da semeadura regulamenta a liberdade Cristã, ninguém pode servir a si mesmo, viver regaladamente, esperando uma boa colheita. No cumprimento desta Lei exige-se obediência, com responsabilidade na vida. O desregramento na semeadura produzirá maus resultados, com tormentos. Temos que aprender a plantar bons frutos diante de Deus para que se possa colher frutos de alegria e felicidade. (Filipenses 4.8)

3. Reconheça que na sua Graça Deus tem promessas de vitória para aqueles que o buscam (v. 7-10; 12,14): diante de situações desesperadoras devemos buscar a Deus com todo o nosso coração, pois ele está sempre pronto a nos livrar. Deus renova suas misericórdias sobre as nossas vidas a cada manhã, e isto nos dá a cada dia uma nova oportunidade de mudar a história de nossas vidas.

4. Reconheça que diante da incapacidade humana é onde Deus atua e mostra seu poder (v. 15-16): talvez você já tenha tentado de tudo que estava ao seu alcance para fazer, já está até pensando em desistir; esse é o momento de você reconhecer e entregar tudo nas mãos de Deus e deixa-lo tomar conta da sua vida. (Isaías 41.10,13; Sl 121)

5. Reconheça que a verdadeira paz somente Deus pode dar (v.24): o mundo é cheio de dificuldades. Cada dia que passa fica mais difícil viver segundo os padrões que Deus estabeleceu para vivermos em santidade de vida e paz. No entanto, Jesus prometeu que nunca nos deixaria a sós, mas que nos daria a sua PAZ.

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)


Talvez você já esteja cansado de tanta dor e sofrimento, ou quem sabe já está pensando em desistir, “jogar a toalha”. Assim como o povo de Israel, você vive se escondendo em cavernas, com medo do que virá pela frente. Para vencer o medo é preciso entender que as nossas escolhas determinam o nosso futuro, reconhecendo que na maioria das vezes erramos, e, esses erros trás consigo consequências desastrosas sobre as nossas vidas. Por isso, é preciso arrepender-se e voltar-se para aquele que é Amor, e que ele quer dar este amor para você, pois este amor que vem de Deus lança fora todo medo, e finalmente você vai saber que diante da sua incapacidade Deus vai operar sinais e maravilhas trazendo sobre seu coração a paz que você tanto procura.

sábado, 12 de julho de 2014

Desenvolvendo a Maturidade Espiritual - Hebreus 5.11-14



A vida cristã começa com o novo nascimento em Cristo Jesus. A partir daí, Deus nos incentiva a buscar o crescimento espiritual para que possamos estar preparados e habilitados para a grande obra que ele quer realizar em e através de nossas vidas. Infelizmente, não é isso o que muitas vezes acontece; vemos em muitas igrejas pessoas que possuem conhecimentos da Bíblia, das doutrinas e princípios, mas que, no entanto, continuam agindo como se fossem crianças que ainda precisam do "leite espiritual", pois não aprenderam  a lutar para manter a fé e crescer sozinhos.
A grande tarefa deixada por Jesus na grande comissão (Mateus 28.19,20), inclui não apenas levar a mensagem da salvação as pessoas, mas integra-las no Corpo de Cristo e ensiná-las a obedecer o seus mandamentos. Para isso, temos que nos preparar para a grande jornada na fé cristã de desenvolvendo hábitos que irão nos ajudar a vencer os desafios que esta nova vida nos reserva:

Quais são os hábitos que você precisa desenvolver para crescer espiritualmente na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo?

  • Tenha um tempo de leitura diária da Palavra de Deus (Josué 1.8; Salmos 1.2; Mateus 22.29): a Bíblia é a nossa regra de fé e prática. A Palavra de Deus é o alimento do qual você tem de se alimentar constantemente, pois nela você encontra direção, paz, sabedoria, enfim, tudo aquilo que Deus tem reservado para sua vida. 
  •  Tenha um tempo de oração (1 Tessalonicenses 5.17; Filipenses 4.6): a oração é a chave que abre as portas do céu e demonstra sua dependência e intimidade com Deus. Todos aqueles que enfrentaram grandes lutas, mas confiaram no poder de Deus através da oração, foram vitoriosos - "a oração de um Justo é poderosa e eficaz."
  • Demonstre sua fidelidade a Deus contribuindo pra o crescimento do Reino de Deus (Malaquias 3.10; Provérbios 3.9,10): é importante que você conheça a relevância do dízimo para sua vida pessoal e para a obra de Deus. Existe uma lei universal de dar e receber. Quando você deixa de dizimar, você deixa de receber as bênçãos de Deus sobre a sua vida.
  • Mantenha firme sua comunhão com a igreja (João 13.34,35; Hebreus 10.24,25): a real comunhão só pode ocorrer no ambiente do Corpo de Cristo. Ela inclui aprender a amar e compartilhar, servir as pessoas através do ministério, ser generoso, consolar os desanimados e confortar os abatidos.

A vida cristã é cheia de desafios, por isso é importante que você aprenda e desenvolva esses hábitos espirituais para que desta forma, você continue sempre a crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Se você buscar desenvolver a sua fé através da prática destes hábitos, estará seguro quanto a sua salvação, pois sabe que Deus é o Senhor de sua vida; estará em constante processo de amadurecimento, pois se alimenta da Palavra de Deus; encontrará poder para vencer as lutas e dificuldades, pois mantém um relacionamento constante com Deus por meio da oração, e finalmente, jamais se sentirá sozinho na batalha, pois você faz parte da família de Deus.

Que o Senhor te abençoe e te guarde
Que o senhor faça resplandecer o rosto sobre ti
E sobre ti seja a Tua mão!