terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A grande batalha da mente - 2 Coríntios 10.3-5



Quem nunca pensou em ser como um pássaro e sentiu vontade de poder voar, mesmo que seja pelo simples prazer de desfrutar a liberdade que isso proporciona. Voar alto, acima das nuvens, acima dos problemas e das situações que nos desanimam. No entanto, este tipo de voo não acontece por acaso. É o resultado de um esforço árduo e de muito treino. É preciso pensar com clareza, coragem e confiança. Todos os que conquistaram o prazer da liberdade, tiveram que vencer uma batalha que não é externa, mas acontece em nossa mente. Pessoas que se dispõe a livrar-se de todas as amarras que antes a prendiam, decidiram assumir os riscos da difícil tarefa de começar purificando suas mentes de pensamentos que muitas vezes nos contaminam e destrói todo e qualquer tipo de sonho, de esperança de vitória. O mundo está cheio de pessoas que desistem facilmente. Suas mentes estão fechadas para novas possibilidades, novos desafios. Muitas delas se escondem atrás de uma muralha de medo, tristeza e depressão.
O maior campo de batalha de sua vida é a sua mente. As atitudes saem de dentro de cada um de nós alimentadas pelos pensamentos que nós carregamos. (Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias - Mateus 15.19). O segredo para se viver e desfrutar de uma vida livre do pecado e de tudo o que ele pode nos acarretar é cultivar pensamentos de vida. (Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. - Fl 4.8). Na verdade, é uma questão de programar nossa mente com as informações que nos libertarão, e nos ajudarão a ser tudo quanto Deus quer que sejamos – LIVRES.
Esse processo leva tempo, e pode ser doloroso – mas no fim percebemos que sofremos uma grande metamorfose.  (A metamorfose da lagarta - Sid).
A mente o alvo do inimigo: visto que é na mente que começa todo processo de liberdade de nossas almas, ela se transforma no ponto central dos ataques de satanás. (Efésios 6.11,12). Ciladas do diabo: a ideia aqui é de uma estratégia bem elaborada, ordenada, comprovada e eficaz para destruir a sua vida. É preciso também lembrar que a batalha é espiritual, não fica no reino físico no qual podemos ver, tocar ou ouvir. Satanás executa jogos mortais contra nós e, se não estivermos alertas , ele ganha! (Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;  - 1Pe 5.8).
A batalha: uma estratégia traiçoeira
Tudo o que está escrito no texto em questão acontece no campo espiritual, e nós precisamos estar preparados para o que vem a seguir.
Antigamente as cidades eram protegidas por grandes muralhas. Se o inimigo quisesse tomar a cidade, três objetivos precisavam ser atingidos: escalar ou penetrar as muralhas, invadir as torres de vigias e os soldados incumbidos da estratégia militar deveriam ser capturados. Satanás não deseja desistir facilmente de seu território e de cumprir a tarefa para a qual veio: roubar, matar e destruir.

  • Destruir fortalezas e anular sofismas: tais expressões representam as muralhas ao redor de nossa mente: padrões de pensamentos, valores e hábitos que em nada edificam a nossa vida. Para que a verdade de Deus prevaleça nossa mente precisa ser invadida pela Palavra de Deus. E a arma que o Senhor usa para isso é o seu Espírito Santo.

  • Destruir toda altivez(soberba): representa os bloqueios mentais. Você e eu somos tentados a regredir aos hábitos carnais quando sob pressão, sob ataque, passando por uma provação, perseguidos, caluniados, criticados ou prejudicados. Tudo isso tenta nos levar àquela vida de escravidão que o pecado nos mantém. Mas Deus está interessado em que arrebentemos tais cadeias e delas sejamos livres.

  • Levar todo pensamento cativo a Cristo: quando o Espírito Santo toma conta de nossos pensamentos, ele nos dá um novo padrão para seguir. Uma nova conduta a se adotar, uma nova vida para se viver. Consegue perceber agora porque às vezes é tão difícil quebrar velhos hábitos enraizados na nossa mente? Mas a oferta de Deus é nada menos que uma vida plena, abundante e cheia de vitórias.

Estratégia divina para vencer a batalha.

  • Memorizar: para que os antigos pensamentos de derrota sejam invadidos, é preciso substitui- lós por pensamentos novos. A melhor forma de começar a desintoxicar a sua alma é você começar a alimentá-la com a Palavra de Deus. – DETOX (Josué 1.8)

  • Personalizar: quando você estiver começando o processo de substituir pensamentos velhos, negativos, por pensamentos novos, animadores, assuma a postura do personagem.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12).

  • Analisar: em vez de você continuar a dizer a sim mesmo que você é vítima das circunstâncias, assuma a responsabilidade. Se você é a única pessoa em seu ambiente que consegue ver as coisas de uma perspectiva divina, de ânimo e vitória. Assuma seu posto e encare de frente as adversidades que a vida lhe trás. Analise a situação a luz da Palavra de Deus.
Talvez o desafio de memorizar, personalizar e analisar seja simples demais. Talvez você esteja esperando algo diferente. Mas a verdade é que não existe uma pílula que você toma e tudo ao seu redor se transforma. As pessoas que começam a desfrutar de um verdadeiro voo de liberdade são aquelas que se recusam a deitar-se e esperar que as coisas mudem, elas não ficam reclamando da sorte e tampouco vivem apenas sonhando com um mundo melhor. Elas entendem o seu papel e assumem a posição no campo de batalha.