quarta-feira, 2 de março de 2016

A importância de afiar o Machado (Eclesiastes 10.10)


 
 
Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.
Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.
Intrigado, o moço questionou o velho:
- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!
- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.
Todos nós queremos obter sucesso na vida para conquistar as coisas que nos satisfazem. No entanto, isso exige esforço da nossa parte. para crescer de maneira saudável é preciso se alimentar de maneira saudável, e isso tem um custo e leva tempo. Infelizmente muitos acabam querendo pular este processo ou por circunstâncias adversas deixam de se alimentar corretamente e quando percebem já estão doentes. Há um livro intitulado: "Ah, se eu soubesse...", com certeza você teria feito tudo de uma forma diferente. Mas, não podemos mudar o nosso passado, a vida continua, e, para frente. Lamentar-se pelo tempo perdido não irá ajudá-lo. A vida exige preparação, empenho, dedicação e perseverança. É preciso investir tempo, e nunca é tarde para começar.
O tempo que você investe "afiando o machado", ou seja, aprendendo e se preparando para os desafios da vida, nunca é inútil. sempre estamos buscando fazer alguma coisa, e aprendendo, mas a questão é: o que você está aprendendo acrescenta ou tira algo de sua vida? as escolhas que fazemos determinam o futuro que teremos.

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6.7)


"Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino." (Pv 3.13,14)


"Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura." (Pv 22.29)

Quantas coisas podemos aprender? Isso irá depender do seu esforço. Na vida aprendemos muita coisa, mas é preciso saber o que fazer com esse conhecimento e se ele irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Quanto mais você aprende, mais você se valoriza e mais você será valorizado, principalmente no mundo em que vivemos. O aprendizado é uma estrada que não tem fim, dura a vida inteira. O tempo que você passa investindo em aprender, será recompensado. Portanto, nunca deixe de afiar o machado.
Você precisa decidir se vai se esforçar e se dedicar a alcançar seus objetivos ou vai ficar reclamando que não tem sorte na vida e vai ficar vendo a vida passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.