terça-feira, 15 de novembro de 2011

O andar do cristão

Efésios 4.17-24
Vivemos em tempos difíceis onde as pessoas têm se deixado levar por pensamentos e ações inúteis. Parece que perdemos o referencial da verdade e, então, o que importa é a minha verdade. A vida cristã é cheia de surpresas. Ao sermos chamados por Deus devemos andar de maneira digna da vocação para a qual fomos chamados e buscar o crescimento espiritual na comunhão do corpo de Cristo. "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados," (Efésios 4.1). Devemos buscar uma vida que reflita os valores do novo reino ao qual passamos a pertencer. "e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;" (Colossenses 1.13). Nossa maneira de viver deve corresponder com a maneira como nós cremos. Porque? " Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo," (Filipenses 3.20)

Uma vocação celestial exige uma conduta espiritual.

Mas como é o andar do cristão?

1. É diferente do andar do mundo (v.17-19): como filhos de Deus precisamos refletir em nossas vidas a imagem de um Deus santo. O nosso caminhar deve ser reflexo de uma vida de santidade.

"Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;" (Mateus 5.13,14)

" Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." (Colossesnses 3.1-3)

Em que a nossa vida é diferente das pessoas que estão no mundo?
  • o mundo vive na ignorância de seus pensamentos: "Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na vaidade da sua mente," (Efésios 4.17). Ao perder a concepção viva de um Deus vivo, o mundo perdeu a concepção do alvo e da perfeição da vida humana, e assim passou a vagar sem alvo, sem esperança e sem cuidado. "Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu." (Romanos 1.21)
  • o mundo vive na frieza do seu entendimento: " entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;" (Efésios 4.18). Sem o conhecimento de Deus, tudo se torna inútil e sem propósito. "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1.7)
  • o mundo vive na insensibilidade para com Deus: "os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza." (Efésios 4.19). O mundo se mostra insensível, pois deixou qualquer apreciação pela verdade de Deus e perderam a capacidade de sentir vergonha em face do mal. " E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;  néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam." (Romanos 1.28-32).

2. É conforme o andar de Cristo (v.20,21): quando caminhamos com Jesus não estamos mais alheios a Deus, e sim caminhando passo a passo na luz do Senhor e em comunhão com Ele.

De que maneira posso caminhar em perfeita comunhão com Deus?
  • na prática de seus ensinamentos: "Mas vós não aprendestes assim a Cristo." (Efésios 4.20). Como discípulo de Jesus seguimos as suas pegadas colocando em prática os ensinamentos que ele deixou para nós. Seremos felizes se obedecermos a Jesus em tudo aquilo que ele nos ordenou. "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda." (Mateus 7.24-27).
  • nos valores por Ele ensinado: "se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus," (Efésios 4.21). A verdade de Deus sobre a nossa vida traz implicações éticas de mudança de pensamento e comportamento. " mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." (1 Timóteo 4.12)
3. É um processo na vida do crente (v. 22-24): A mudança de vida exigida por Deus não acontece de um dia para o outro, mas como diamantes somos trabalhados por Deus para que venhamos a nos tornar jóias de valor nas mão do Senhor. "tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus," (Filipenses 1.6).

De que maneira ocorre o processo de santificação na vida do crente?

  • despojando-se do velho homem: "a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;" (Efésios 4.22). A metáfora exprime a mudança de vida que ocorre quando uma pessoa passa a estar "em Cristo". É preciso abandonar velhos hábitos que pertencem aquela velha maneira de viver. (veja Efésios 4.25-31).
  • renovando-se no seu entendimento: "a vos renovar no espírito da vossa mente;" (Efésios 4.23). O maior campo de batalha que existe no mundo é a mente humana. É ali que se trava a batalha pela vida (eterna) ou pela morte. o tempo presente do verbo enfatiza que essa renovação é feita continuamente em Cristo.
"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2).

Um novo modo de pensar de levar-nos a um novo modo de vida.
  • Revestindo-nos do novo homem: "e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade." (Efésios 4.24). A palavra usada dá o sentido de uma nova criação de Deus. Uma nova pessoa criada a imagem e semelhança de Jesus. Em Cristo Deus restaura a Sua imagem distorcida como consequência do pecado. " Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2 Coríntios 5.17).
Andar com Deus não é somente trilhar um caminho, mas é viver conforme o caminho para o qual fomo chamados. O andar do crente inclui sua conduta, suas atitudes e sua consagração. É um andar diferente do mundo, é conforme o andar de Cristo, onde a cada dia é renovado nosso compromisso com Deus.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.