segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vencendo a corrida da fé

Hebreus 12.1-3
Geralmente o domingo é o dia que as pessoas aproveitam para passar com a família, os amigos. Hoje não se vê muito isso, mas alguns aproveitam o domingo para assistir a uma corrida de fórmula 1 ou a um jogo de futebol. Quando tinha meus 17 até os 19 anos, eu nunca perdia uma corrida de fórmula 1; sempre gostei de ver o Galvão Bueno gritando: "Ayrton Senna do Brasil". Infelizmente, isso não acontece mais; perdi meu interesse pela fórmula 1, pois nenhum outro corredor trouxe tanta emoção como o Ayrton Senna. No entanto, hoje participo de uma corrida, não como a fórmula 1, mas muito melhor do ela; até porque o prêmio é muito melhor do que a fama, o dinheiro e outras coisas mais que o sucesso pode proporcionar. Esta corrida é muito mais valiosa, pois não corro por um troféu, mas sim pela minha vida. Quando você vê pessoas reunidas assistindo uma corrida, todos ficam na expectativa prontos para gritar. A grande platéia comemora mais uma vitória, mais uma corrida.
Na vida cristã não é muito diferente, a não se pelo fato de que nesta corrida todos podem ser vencedores. Contudo, é necessário que se tome algumas precauções diante de fatos que podem prejudicar ou até mesmo impedir de terminar a corrida, a corrida da fé. Podemos ser impedidos de ouvir o grande grito da multidão de testemunhas no céu gritando: Parabéns, você venceu! 

Mas o que devemos fazer para terminarmos a corrida da fé com sucesso?

Para terminarmos a corrida da fé com sucesso é preciso:

1. Viver uma vida desembaraçada do pecado: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," (Hebreus 12:1)
Para vencermos a corrida é necessário abandonarmos os desejos, paixões e a vontade da carne.
"Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:25-32) Fomos chamados para viver uma vida de santidade.

2. Viver uma vida de perseverança: "e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," (Hebreus 12:1c). A perda da esperança é o caminho para a derrota, mas o caminho da perseverança conduz a vitória.

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Filipenses 3:13-14)

"mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo." (Marcos 13:13b)

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus." (Atos 14.22)

Por mais que a situação pareça difícil jamais devemos desistir da corrida para a qual Deus nos chamou.

3. Viver uma vida centrada em Jesus: "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:2) Jesus é o autor e consumador da nossa fé. Quando passar por dificuldades nunca deixe de clamar por aquele que tem a solução para os seus problemas: JESUS. Não tire seus olhos de Jesus.

"E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mateus 14:28-31)

4. Viver uma vida de consideração a Jesus: "Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos." (Hebreus 12:3). Jesus é o nosso exemplo de vida cristã vencedora. Embora tenha passado por lutas e provações, resistiu até o fim, pois sabia que a vitória já estava garantida.

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16.33)

Se você quer sair vencedor desta corrida é preciso abandonar todo peso do pecado e com perseverança colocar seus olhos em Jesus, levando em consideração os sofrimentos por Ele padecido para que assim como Ele, você receba a coroa da glória e possa então ouvir a grande multidão gritando seu nome e Deus lhe dizendo:

"E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho." (Apocalipse 21:6-7)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.