terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A crise da fé e o convite de Deus




"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. "(Lucas 9:23-24).

Muitos de nós queremos que Deus fale conosco e no dê uma tarefa. Porém, não estamos interessados em fazer nenhuma grande mudança em nossas vidas. Biblicamente, isto é impossível. Na Bíblia, toda vez que Deus falava com seu povo sobre alguma coisa que queria fazer através deles, grandes mudanças eram necessárias. As pessoas tinham de ajustar suas vidas a Deus. Feito isto, Deus realizava seus propósitos através daqueles que havia chamado. Quando aceitamos o convite de andar com Deus, aceitamos também o desafio de andar pela fé. 

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. [...] Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11:1,6).

Isto gera dois pontos críticos em nossas vidas.

  • Crise de Confiança: acreditar que Deus é que Ele diz ser e que Ele fará aquilo que diz que fará; 
  • Ajustes: é preciso ajustar sua vida a Deus e obedecer a sua Palavra.


Uma vez que você passou a acreditar em Deus, você demonstra sua fé através daquilo que faz, ou seja, suas ações irá demonstrar aquilo que você crê. Desta forma podemos ver a maneira como Deus opera em nossas vidas.

De que maneira Deus irá operar em sua vida para que Seu nome seja glorificado?

  1. Você não pode ficar onde está e ir com Deus ao mesmo tempo (v. 23): Quando Deus fala com você, revelando aquilo que está para fazer, esta revelação é seu convite para ajustar sua vida à Ele. Quando você ajusta sua vida a Deus, a seus propósitos e caminhos, está em posição de obedecer. Você não pode continuar a vida como sempre foi e ir com Deus ao mesmo tempo. Veja alguns exemplos:


  • Noé não podia continuar a vida como sempre e construir a arca ao mesmo tempo (Gênesis cap. 6);
  • Abraão não poderia ficar em Hur ou Harã e ser pai de uma nação em Canaã; (Gênesis cap. 12);
  • Moisés não podia ficar do outro lado do deserto apascentando as ovelhas e se colocar diante de Faraó ao mesmo tempo (Êxodo cap. 3);
  • Davi teve que deixar suas ovelhas para se tornar rei (1 Samuel 16.1-13);
  • Jonas teve que deixar sua casa e superar um grande preconceito, a fim de pregar em Nínive (Jonas 1.1,2; 3.1,2; 4.1-11);
  • Pedro, André e Tiago tiveram que deixar o trabalho como pescadores a fim de seguirem Jesus (Mateus 4.18-22);
  • Paulo teve que mudar as direções de sua vida, a fim de ser completamente usado por Deus para pregar o evangelho aos que não eram judeus (Atos 9.1-19).


Como você pode ver ajustes e mudanças tiveram que ser feitos. Cada um deles teve que deixar de lado algumas coisas em sua vida, mas no momento em que fizeram isto, Deus começou a realizar a sua obra através de suas vidas. Cada um deles aprendeu que vale a pena pagar o preço de ajustar sua vida a Deus. Você pode estar pensando: "Mas Deus não vai me pedir para fazer grandes ajustes?" Se você ler a Bíblia verá que é certo que Ele irá requerer ajustes de seu povo. Se você que ser um discípulo de Jesus, não tem opção. Seguir a Cristo exige ajustes em sua vida. A maior dificuldade em seguir os caminhos de Deus são os ajustes que temos de fazer. Nossa tendência é passarmos por cima desta fase e continuarmos acreditando que estamos obedecendo a Deus. Isso é impossível. Deus diz:

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:9).

       2. Ajustes são necessários para andar de acordo com a vontade de Deus (v.24): a pergunta a ser respondida na verdade, é: que tipos de ajustes são exigidos?

  • Circunstâncias: trabalho, casa, finanças...;
  • Relacionamentos: família, amigos, colegas, namoro, casamento...
  • Pensamentos: preconceitos, métodos, capacidades, crenças....
  • Compromissos: com a família, a igreja, o trabalho, planos....
  • Atitudes: como você ora, oferta, serve, trata as pessoas...
  • Crenças: em Deus, seus propósitos, seus caminhos, seu relacionamento com Ele...


A lista poderia continuar, contudo, é importante você saber que os maiores ajustes terão que ser feitos no momento em que você age pela fé. Quando você enfrentar uma crise de confiança, terá que decidir no que acredita a respeito de Deus. Você pode ser chamado a tentar coisas que somente Deus pode fazer, quando no passado você só tentava aquilo que sabia que você podia fazer.

Para ajustar sua vida a Deus é preciso:

  • Entrega absoluta: Deus requer ajustes em áreas que você nunca considerou no passado. Sempre que você identificar um lugar onde se recusa a permitir Sua soberania, é neste lugar que Deus vai atuar. Ele está interessado na entrega absoluta;


  • Dependência total de Deus: Jesus disse que nosso relacionamento com Ele é como a videira e seus ramos - "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5) - Quando você é servo de Deus tem que depender exclusivamente dEle. Sem Deus operando em você, não conseguirá fazer nada que dê frutos para o Reino de Deus;


  • Esperar no Senhor: algumas vezes, quando você começa a fazer os ajustes, Deus vai requerer que espere nEle. Sua espera desenvolve sua dependência absoluta de deus e aprofunda o seu relacionamento com Ele.


Pessoas que têm sido usadas poderosamente por Deus, sempre tiveram que fazer grandes ajustes em suas vidas. Da mesma forma, se você quer ser usado por Deus, reconhecido como u homem e uma mulher de Deus terá de fazer grandes ajustes em sua vida. Precisará sair dos seus caminhos, pensamentos e propósitos para seguir a vontade de Deus. Deus pode requerer ajustes em suas circunstâncias, relacionamentos, compromissos, ideias, atitudes e crenças. Mas, tenha sempre em mente que o Deus que te chama também o capacitará a fazer a sua vontade. Quando você está disposto a render tudo ao senhorio de Cristo irá descobrir que os ajustes valem a recompensa de ter experiências com Deus. Se você ainda não chegou a um tempo onde rendeu tudo ao Seu senhorio, decida hoje, negue-se a si mesmo, tome  a sua cruz e siga-o.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.