Ser íntimo de alguém ou algo requer tempo e esforço. Tempo para conhecer e ser conhecido pelo que você realmente é, e esforço, porque é necessário estar aberto, tornar-se vulnerável revelando partes de sua vida vida que só você conhecia.
Intimidade é conhecer os anseios, os desejos e os segredos do coração. A intimidade nos transforma de dentro para fora, pois passamos a revelar aquilo que está escondido no coração. Assim é a intimidade com Deus, quanto mais próximo você estiver do Senhor, mais Ele irá revelar a sua aliança, e você passará a descobrir os segredos de Deus.
"E com muitas parábolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes. E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos." (Marcos 4.33,34)
Intimidade com Deus é como um tesouro escondido que precisa ser explorado. É preciso esforço, pois ela tem um preço: o preço da disposição de tempo (devocional, oração, louvor, meditação na Palavra...), de negar as coisas do mundo, de parar tudo para sentir e ouvir o que Deus tem para dizer.
"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29.13 - veja também: Sl 1.2; Pv 8.17; Lc 10.40-42)
Intimidade é investir tempo para estar com Deus, é para os que temem ao Senhor. O temor a Deus abre as portas de seu coração e você passa a conhecê-lo na sua intimidade.
"Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem." (Jó 42.5)
Na intimidade Deus é participante e livre para agir em todas as áreas de minha vida e em qualquer circunstância.
- Intimidade exige sacrifício: que área de sua vida você precisa se dedicar mais na sua busca à Deus? (Lc 9.23)
- Intimidade é privilégio de poucos: até onde você está disposto a ir na sua busca à Deus? (Sl 145.18)
- Intimidade é desafio: que obstáculos o tem impedido de buscar mais a Deus? (Is 55.6)
- Intimidade é oferta: qual é o bem mais precioso que você tem para oferecer a Deus? (2 Cr 24.24)
- Intimidade é anelar pela presença de Deus: na sua busca por Deus, o quanto você realmente tem desejado a sua Presença? (Sl 84.10)
Umas das representações que temos da intimidade é o anel que carregamos em nossa mão esquerda.
- Ele é feito de ouro: símbolo da pureza e santidade;
- Ele é circular, não tem começo e não tem fim: símbolo de fidelidade contínua;
- Ele é colocado no dedo que se diz estar ligado ao coração: símbolo de entrega.
Quando você entender o significado do que é ser íntimo de Deus, você passará a receber dEle a revelação de sua aliança. Para fazer a obra, não basta apenas técnica, é preciso ter unção. Lembre-se: antes de fazer algo para Deus, você precisa ser uma pessoa de Deus. Então, você não fará mais as coisas para Deus, mas irá fazer as coisas com Deus.
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor;
mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos
tenho dado a conhecer." (João 15.15)