quarta-feira, 29 de junho de 2011

Deus fala através do Espírito Santo

No Antigo Testamento Deus falou ao seu povo de muitas maneiras (Hebreus 1.1,2). A partir do Novo Testamento Deus se revelou através de seu Filho. Nos Evangelhos Deus falou através de seu Filho: Jesus.

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." (João 1.1-4,14)

Tão certo quanto Moisés viu Deus na sarça ardente, os discípulos estiveram face a face com Jesus. O encontro deles com Jesus era um encontro com Deus. Ouvir Jesus era ouvir Deus: "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.[...] Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 14.9,10; 8.47). Nos relatos dos Evangelhos, Deus estava em Cristo Jesus. Deus falava por meio de Jesus. Quando os discípulos ouviam Jesus, estavam ouvindo Deus. Quando Jesus falava, ouvi-lo era um encontro com Deus.
Quando passamos dos Evangelhos para o livro de Atos e até os dias atuais, vivemos como se Deus tivesse parado de falar pessoalmente com seu povo. Falhamos em não reconhecer que um encontro com o Espírito Santo é um encontro com Deus. Deus falou claramente ao seu povo no livro de Atos, e ainda fala até hoje. Deus tem falado a seu povo através do Espírito Santo.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.[...] Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.[...] Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.[...] Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." (João 14.16,17,26; 15.26; 16.7)

O Espírito Santo passou a residir no crente a partir do momento de sua conversão: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?[...] Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1 Coríntios 3.16; 6,19)

As formas como Deus fala:
  • Antigo Testamento: Anjos (Gn 16), Visões (Gn 15), Sonhos (Gn 28.10-19), Urim e Tumin (Êxodo 28.30), Ações Simbólicas (Jeremias 18.1-6), uma voz mansa e suave (1 Reis 19.12), sinais miraculosos (Êxodo 8.20-25);
  • Evangelho: Jesus Cristo (Hb 1.2; Marcos 1.15; João 10.4,16; João 14.16);
  • Espírito Santo: (João 14.16,17,26; João 15.26; Atos 1.8; Atos 2.1-3; Atos 5.3; Atos 7.54; Atos 8.2,39; Atos 10.19; Atos 11.28; Atos 13.2; Atos 16.6);
  • Relacionamento: para se conhecer a voz de Deus é preciso um relacionamento íntimo e pessoal com Deus: (João 14.21,23; 15.10);
  • Propósito: quando Deus fala Ele tem um propósito em mente;
  • Resposta: quando Deus fala, Ele quer que você responda;
  • Tempo: o momento de Deus falar depende de como Ele quer administrar o tempo.
Algumas considerações:
  1. O pecado nos afasta de Deus: (Isaías 59.2; Romanos 3.11,12)
  2. As verdades espirituais só podem ser reveladas por Deus: ( 1Coríntios 2.9-11);
  3. O Espírito Santo testifica, ensina e nos guia nos passos de Jesus (João 15.26; 16.13,14)
Encontrando Deus
Quando Deus falava no Antigo Testamento essa manifestação era um encontro com Deus. Para os discípulos um encontro com Jesus era um encontro com  Deus. Da mesma forma, um encontro com o Espírito Santo é para você um encontro com Deus. O Espírito Santo foi dado por Deus para nos guiar a toda a verdade e nos ensinar verdades espirituais que só podemos entender porque o Espírito Santo está trabalhando em nossas vidas.

"Você jamais descobre a verdade, a verdade é revelada a você."

Quando o Espírito Santo revela a verdade, ele o está conduzindo a um encontro com Deus, e, essa revelação é um encontro com Deus.

Resposta Imediata: "O que você faz logo depois que o Espírito Santo de Deus lhe fala através da Palavra de Deus é crucial."

O grande problema é que quando Deus fala, nós entramos em discussão com Ele ( exemplo: Moisés - Êxodo 3.11-4.13), e, isso pode limitar a atuação de Deus na sua vida (Êxodo 4.14-16). Se Deus fala, e você não responde, pode chegar o tempo quando você não irá ouvir a voz de Deus. (1 Samuel 15.22,23; 28.6. 1 Tessalonicenses 5.19). Não permita que nenhuma das palavras do Senhor deixe de trazer uma contribuição para sua vida. E assim Deus fará em você e através de você tudo aquilo que Ele está lhe dizendo.

Um comentário:

  1. Excelente! Muito obrigado pelas informações. Abraços que Deus te abençoe. Gustavo

    ResponderExcluir

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.