segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O fundamento da Família: uma casa edificada sobre a Rocha (Mt 7.24-27)


Neste tão conhecido sermão do Monte, Jesus descreve as características de um cidadão do Reino de Deus. Ele nos ensina os fundamentos de uma vida que reflete o caráter de Deus em seus filhos. Ele começa descrevendo as características da verdadeira felicidade (Bem Aventuranças), a importância de sermos testemunhas de Deus (Sal e Luz), trata da nossa relação com o próximo e com Deus em todas as áreas (Relacionamentos/ Fidelidade/ Amor/ Espiritualidade), fala sobre prioridades (Coração/ Ansiedade) e o cuidado com a verdadeira doutrina (falsos profetas), e por fim, termina o sermão  nos advertindo sobre o perigo de construir nossa casa (vida) sobre a areia, ou seja, construir nossa vida em alicerces fracos, sob a influência de valores de uma sociedade caída e completamente destituída do temor de Deus. Uma das áreas de nossa vida é nossa família, por isso vamos refletir sobre os perigos de construir uma família sobre os valores destituídos do temor de Deus.
·         O perigo de construir nossa família sobre valores humanos: os valores adotados pela sociedade de hoje não são os valores apontados pela Palavra de Deus. Os valores em que a sociedade constrói sua família são: uma sociedade em que o homem é o centro de tudo; a busca pela riqueza em detrimento dos relacionamentos, da fé, da comunhão e da eternidade; uma geração rebelde que não respeita o outro; uma vida indisciplinada em busca do prazer a qualquer custo. Estes são os fundamentos frágeis e alicerces fracos, que desabarão quando as tempestades chegarem. Isso mostra que:
a. Casas edificadas sobre areia não ficam de pé nas tempestades: As famílias deste século vêm mostrando o quanto sua estrutura está enfraquecida. Os valores adotados pelos homens foram extraídos de seus corações e mentes corrompidas, que nada tem de haver com os ensinos de Jesus. O resultado disso são crescente número de divórcios (Mt 19.8,9), infidelidade conjugal, falta de perdão, violência, filhos perdidos nas drogas e na prostituição, falta de limites na educação dos filhos, roupas sensuais, mulheres travestidas de homens e vice versa; uma geração de efeminados e masculinizados; rebeldes, indiferentes e insubmissos às autoridades.
b. Casas edificadas sobre areia desabam: Muitas famílias já estão vivendo este desabamento moral, social e espiritual. Quantas famílias estão pedindo socorro, debaixo de escombros, soterrados e asfixiados pelos valores seculares. O nosso maior bem é a família, nosso lar, nossa casa. É preciso direção e discernimento a todos os que pretendem edificar sua casa; o caminho certo é construir nossa casa sobre a Rocha. O fundamento que permanece e nunca será abalado – a Palavra de Deus (Mt 24.35).
·         A segurança de construir Casas edificadas sobre a Rocha: o homem prudente edifica a sua casa (lar, família) pelo projeto dado pelo engenheiro/arquiteto do Universo, isto é Deus. Quem assim não procede fracassa e sua casa desaba. Edificar a casa sobre a Rocha significa construir uma família em alicerces sólidos, tendo Jesus, a Pedra Angular, como o fundamento que sustenta a edificação. É uma família cujos valores estão baseados na Palavra de Deus e não nos valores humanos da sociedade.
a. Uma família edificada sobre a Rocha não desaba: Nesta família manifesta-se o temor a Deus em sua convivência familiar; prevalece a unidade; não falta a meditação da Palavra de Deus diariamente; a família está aos pés de Jesus pela oração; mesmo havendo falhas, pois a família não é perfeita, há um sentimento de unanimidade em fazer acertos com a vontade soberana de Deus.
b. Uma família edificada sobre a Rocha, permanece inabalável: a família que edificou sua casa sobre a Rocha, estão blindadas, portas fechadas e não tem muros fendidos contras as influências negativas do mundo em que vivemos, suas modas gerenciadas pelo espírito de satanás, seu modelo de vida imoral. Quando as tempestades chegam, a família que edificou sua casa na Rocha não se atemoriza. Os noticiários informam constantemente tempestades que vêm destruindo tudo. No mundo espiritual não é diferente, vidas estão sendo destruídas e famílias desconstituídas pelas tempestades da vida. Você deve construir sua família seguindo a orientação da Palavra de Deus, o projeto original estabelecido por Deus.
·         Família – projeto de Deus: O diabo tem feito muitos estragos nas famílias, por isso precisamos nos atentar em alguns parâmetros estabelecidos por Deus em sua Palavra:
a. Deus é o criador da família: O Senhor criou a família e a projetou para que fosse abençoada em todos seus aspectos. Gn 2.18-24. O diabo tem levado muitos à desobediência e rebeldia contra a Palavra para fazer da família um vale de lágrimas, um mar de sofrimento, mas, não foi assim no princípio o propósito e objetivo de Deus.
b. O perigo do pecado entrar na sua casa: O pecado entrou no jardim (casa do homem) e provocou a queda da humanidade e os primeiros conflitos familiares, por esta razão todas as famílias em todos os tempos foram atingidas.
c. O perigo do engano do diabo: Por trás de tudo isso estava, evidentemente, satanás, que enganou Eva e ela que levou seu marido a comer do fruto da árvore que Deus havia dito para não comer, causando prejuízos irreparáveis, como a morte (separação) — o maior inimigo do homem.
Conclusão
A família não será destruída por completo, pois é criação de Deus. Por intermédio da família Deus suscitou a vinda do Salvador, que esmagou a cabeça de satanás (Gn 3.15). Hoje, podemos ter fundamentos bem estabelecidos por causa do que Jesus fez. Por meio de sua morte e ressurreição Ele nos uniu a Deus e uns aos outros como família de Deus. Que vc possa estabelecer sua casa no fundamento da Palavra, pois ela é o alicerce que vai manter sua casa firme em meio às tempestades da vida. Família feliz é aquela edificada sobre a rocha. Como está a sua família? Está edificada sobre a rocha ou sobre a areia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.