quinta-feira, 5 de julho de 2018

O crescimento espiritual do salvo em Cristo Jesus - Rm 5.1-5


O alvo da nossa caminhada cristã é que nosso caráter seja semelhante ao de Jesus, isto é, adquirir maturidade suficiente para viver uma vida que agrade a Deus. Mas, para que isso aconteça é imprescindível que você cresça espiritualmente, desenvolva habilidades para lidar com as situações da vida de forma bíblica (Hb 5.13-14).  A prática da palavra de Deus é fundamental para que você adquira essas habilidades em lidar com as provações e tentações na sua vida, de forma que o nome de Deus seja glorificado. Ser maduro é ser responsável, ou seja, ter a capacidade de responder com habilidade as situações que terá de lidar na vida. Biblicamente, ser responsável é a capacidade de responder como Deus manda que o homem responda a cada situação da vida, independente das dificuldades. É a habilidade dada por Deus de responder a qualquer situação da vida de acordo com os mandamentos de sua Palavra.  É a capacidade de suportar a fraqueza dos fracos, de buscar a edificação do próximo, de aceitarmo-nos uns aos outros com as qualidades e também com os defeitos. E isso só é possível quando se nasce de novo pela ação do Espírito que ilumina nossa mente para compreendermos a Palavra e aceitar pela fé a nova vida em Cristo. Então, somos regenerados pelo Espírito e recebemos a condição para mudar nossos pensamentos, palavras e ações à medida que se vai mortificando o velho homem e recebemos de Deus o amor para adorá-lo e servir ao próximo. Este processo de mudança operado pelo Espírito Santo é o que a Bíblia denomina de santificação progressiva. A mudança no caráter do salvo é um processo contínuo, em que o mesmo vai abandonando os hábitos de uma natureza caída por causa do pecado e se revestindo por meio da renovação do entendimento das qualidades do caráter de Cristo (Ef 4.20-24). A meta da santificação é restaurar em nós a perfeita imagem de Deus, isto significa ter o caráter semelhante ao de Cristo, que é a perfeita imagem de Deus (Rm 8.28-29). A santificação é mais do que aprender o que a Bíblia ensina, é transformar-se de tal maneira que as pessoas ficaram surpresas com a mudança na sua vida (At 9.20-22). Deus mudou um Jacó (enganador) em Israel (Príncipe de Deus), um Simão (inconstante) em Pedro (a rocha), um Saulo (perseguidor da igreja) em Paulo (missionário apaixonado pelo Evangelho). A Palavra de Deus muda as pessoas no seu modo de pensar, de falar e agir. Onde quer que haja a manifestação do Espírito Santo, as pessoas são transformadas. A nova vida é manifestada em um coração desejoso de fazer a vontade de Deus. Abandonar as velhas atitudes de rebelião contra Deus e adotar novas práticas vêm como resultado de uma vida de obediência a Palavra de Deus. A vida de santidade depende de uma atitude de confiança na presença e no poder do Espírito que habita em nós (Gl 5.25). Este é o princípio que deve ser praticado na vida do salvo, é quando ele realmente crê e observa a Palavra de Deus para tornar-se consciente das suas próprias limitações e, quando ele considera seriamente a revelação do que a Palavra diz a seu respeito, sobre o que ele, por si mesmo, pode ou não fazer, e o que o Espírito, que nele habita, veio realizar. A Palavra afirma, claramente, que o salvo vive segundo o princípio da fé, quando entende o plano que Deus traçou para a sua vida e submete-se a Ele, sabendo que em toda e qualquer circunstância Deus nunca o abandonará (Rm 8.31-39). O salvo, fica com a responsabilidade de se empenhar em permanecer numa atitude de confiança no Espírito. Este deve ser o objetivo constante de sua atenção, está é sua tarefa e o seu lugar nos importantes desígnios de Deus, buscar a santificação. A vida cristã é vivida pela fé, pela confiança em Deus e na sua Palavra. Este é um dos elementos mais importantes da providência divina que caracteriza a graça de Deus em nossa vida (2Pe 1.3,4). A verdadeira mudança só acontece quando você passa do conhecimento para a ação, baseada nas promessas e nos recursos que Deus providenciou. Mudar é um exercício muito desafiador, pois a mudança exige abandonar a zona de conforto. A mudança exige o desenvolvimento de novas habilidades, a busca pelo caminho de Deus, a superação dos limites estabelecidos pela nossa falta de fé, a crença no impossível de Deus e a coragem para não retroceder. Para viver o ideal de Deus você precisa morrer para si mesmo e passar a viver para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.