sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Jesus Meu guia

"O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer." (Isaías 28.26)
Muitos de nós se acham numa encruzilhada da vida que exige a tomada de uma decisão. Já foi dito que as decisões que tomamos fazem de nós o que somos, e há uma boa dose de verdade nisso. A vida bem vivida é sempre repleta de boas decisões. A vida trágica é muitas vezes aquela em que reina a falta de ponderação.
Durante nossa vida temos de fazer muitas escolhas: com quem vou me casar?; Que tipo de carreira devo seguir?; Quer faculdade devo escolher? A maioria dessas escolhas irá definir como iremos viver o resto de nossas vidas. Alguns anos depois podemos estar colhendo os frutos das boas escolhas que fizemos ou iremos fazer; outras vezes, poderemos estar colhendo desastres como resultado de más decisões tomadas no passado.
O que estou tentando mostrar é que precisamos de um guia. Num mundo conturbado como o nosso, precisamos de alguém que possa nos dizer qual caminho devemos seguir.

"Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua." (Provérbios 16.1)

Você mal consegue ler uma página da Bíblia sem encontrar uma situação em que Deus está guiando alguém:
  • Gênesis 12.1-3: Abraão recebeu instruções da parte de Deus de onde deveria ir;
  • Gênesis 6.8-21: Deus disse a Noé que construísse uma arca e lhe mostrou como;
  • Gênesis 24.2.27: Deus guiou o servo de Abraão na escolha de uma esposa para Isaque;
  • Números 9.15-23: Israel foi guiado em sua jornada quando saiu do Egito, por uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo à noite.
Muitas das passagens pouco conhecidas do Antigo Testamento são muitas vezes exemplos circunstanciados da orientação de Deus. 
  • Moisés e construção do tabernáculo;
  • Salomão e construção do Templo;
  • Os apóstolos e a orientação do Espírito Santo.
Poderíamos prosseguir indefinidamente demonstrando o aspecto dinâmico da orientação de Deus (Isaías 58.11; Salmos 25.12; Salmos 32.8) É a orientação que torna viva a fé cristã.

Como podemos receber a orientação de Deus?
  • Reavalie seu sistema de orientação espiritual: existem muitas formas de buscar orientação neste mundo (bússola, estrelas, sol, opiniões, psicologia, filosofia...); alguns, talvez nem estejam conscientes do motivo porque tomam essa e não aquela decisão. Precisamos assumir o compromisso de tomar o caminho para o qual Deus nos conduzir.
"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3.5,6)

  • Desenvolva a sabedoria( Pv 1.7): algumas pessoas interpretam os textos da Bíblia como se Deus desejasse que fossemos totalmente fracos e dependentes em todas as nossas decisões. Na verdade, Deus quer guiar-nos de uma forma que nos faça amadurecer e nos dê sabedoria. Deus não tem prazer na fraqueza que se disfarça de dependência. O plano de Deus para nossa orientação é que cresçamos gradualmente em sabedoria antes de chegarmos a encruzilhada. 
Ao longo de nossa caminhada com Deus, ele coloca algumas placas de sinalização que nos indica o caminho que devemos seguir:
  1. A Bíblia: embora muitos questionem, essa é a maneira mais garantida, mais produtiva e mais eficiente de receber a orientação de Deus. (Js 1.7,8; Sl 119.105; 2Tm 3.16,17). O caminho mais claro, mais direto para recebermos a orientação de Deus é por meio de sua Palavra revelada;                               
    2.  O testemunho do Espírito Santo: precisamos ter fé no poder orientador do Espírito Santo, que Jesus nos promete. (Jo 14.26; 15.26; 16.13). Cuidado com as visões, profecias, vozes ou qualquer outra manifestação sobrenatural de maneira estrondosa no que se refere ao Espírito Santo. (Veja o exemplo de Elias na caverna: vento forte, terremoto, fogo - voz calma e suave). Deus tende a nos guiar por meio de delicados impulsos espirituais. O Espírito Santo em geral chama nossa atenção, criando uma certa inquietação na alma. Essa inquietação deve levá-lo a diminuir o ritmo e dar ouvidos aos impulsos, logo após, você deve buscar em oração e meditar cuidadosamente sobre esse impulso, e se sentir paz, discernindo que realmente vem de Deus, caminhar nesta direção.
Deus nos criou e sem dúvida Ele é capaz de se comunicar a cada um de nós de forma que possamos entender. Deus não pede que nos comportemos como esquizofrênicos espirituais, violando deliberadamente um compromisso fundamental em outra área da vida.

      3. O conselho de pessoas sábias (Pv 24.6; 12.15): Deus muitas vezes nos mantém no caminho certo, orientando-nos por meio de conselhos de amigos e conselheiros espirituais de confiança.
Alguns cuidados a serem tomados:
  • "conselheiros autodesignados": o tipo de pessoa que ama impor sua opinião sobre os outros;
  • Evite a armadilha de esperar demais do conselho recebido: a responsabilidade de tomar decisões permanece sobre seus ombros. Obtenha bons conselhos, mas lembre-se de que um bom conselho é apenas uma das placas de sinalização.
    4. As características que nos distinguem dos outros (Sl 139.15; Jr 1.5): Deus muitas vezes revela sua orientação para nossa vida por meio de nossa constituição. Nossa constituição é uma das placas mais significativas que contribuem para a orientação de Deus.

Conclusão
Após examinar detalhadamente todas as placas de sinalização com as quais Deus nos orienta, podemos ter confiança de que Deus pode nos ensinar e nos fazer crescer, mesmo que tomemos caminhos errados. Deus pode fazer novos caminhos e criar novas estradas, desta forma, jamais estaremos totalmente trancados num lugar em que Deus não nos possa alcançar. Talvez tenhamos de sofrer algumas consequências negativas, mas mesmo assim, Deus estará ao nosso lado. 
O Deus que nos guia não esconde sua orientação nas estrelas, numa bola de cristal, ou na sorte. Pelo contrário, Ele nos guia de forma que cresçamos e nos tornemos sábios, levando-nos a amadurecer com o tempo. Tudo isto faz parte de uma jornada incrível - a jornada de caminhar com Deus Todo Poderoso que conhece todas as coisas e está sempre presente; um Deus misericordioso e justo que cumpre o que promete e nos guia em cada passo do caminho.

"Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.[...] Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei." (Isaías 41.10,13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.