terça-feira, 12 de dezembro de 2023

A Restauração e Renovação de Deus para o seu povo - Jeremias 2.11-13 e 18.1-10

Quando olhamos para a realidade das pessoas que deliberadamente vivem no pecado, vemos vidas que foram desviadas de seu propósito original. O pecado traz consigo uma série de consequências devastadoras para a vida da pessoa, tanto físicas quanto emocionais e espirituais. No entanto, a Palavra de Deus nos traz esperança e a promessa de restauração e renovação. Nesta devocional, vamos refletir sobre as mensagens de Jeremias 2.11-13 e 18.1-10, que nos encoraja e inspira em nossa luta contra o pecado.

1.    Reconhecendo a fonte da verdadeira satisfação (Jeremias 2.11-13):

o   O texto nos mostra que o povo de Israel abandonou a Deus, a Fonte de águas vivas, e buscou cisternas rotas, que não podiam reter água.

o   Da mesma forma, aqueles que vivem no pecado buscam uma satisfação passageira, que nunca pode preencher o seu vazio interior, por isso que elas continuam sedentas.

o   A mensagem é que a verdadeira satisfação só pode ser encontrada em Deus. Ele é a Fonte de vida e restauração (Is 55.1-3; 58.11; Jo 7.37-38; Ap 22.1,17)

2.    O convite à restauração e renovação (Jeremias 18.1-10):

o   Neste trecho, Jeremias é enviado a uma casa de oleiro para receber uma mensagem de Deus.

o   O oleiro molda e refaz o vaso que estava danificado, assim como Deus deseja fazer conosco.

o   Para os que vivem no pecado, essa mensagem é de esperança. Deus está pronto para nos moldar novamente, nos restaurar e nos renovar, quando há verdadeiro arrependimento.

o   Ele não desiste de nós, mesmo quando nos encontramos em situações difíceis. Ele nos convida a voltar para Ele e permitir que Ele nos transforme.

Aplicação:

1.    Reconheça a necessidade de buscar a verdadeira satisfação em Deus. O pecado nunca, jamais irá preencher o vazio interior que só Deus pode preencher.

2.    Aceite o convite de Deus para a restauração e renovação. Ele está pronto para moldar e transformar sua vida, trazendo cura e libertação.

3.    Busque ajuda e apoio. A jornada da restauração não precisa ser enfrentada sozinha. Procure a igreja e pessoas de confiança que possam caminhar ao seu lado.

4.    Mantenha-se firme na fé. A luta contra o pecado é uma batalha diária, mas com Deus ao seu lado, você pode encontrar força e esperança para superar os desafios.

5.    Não rejeite as oportunidades que Deus te dá: enquanto se é barro, pode-se ser moldado. Mas depois que o vaso seca, nada resta a não ser, ser jogado fora. Volte-se para Deus enquanto ainda é tempo, e há oportunidade de salvação, pois chegará o dia em que Deus irá deixar de ser o Salvador, para ser o Juiz que trará a sentença (Is 55.6).

Conclusão: O pecado não é o fim da história. Em Deus, há esperança de restauração e renovação. Ele nos convida a buscar a verdadeira satisfação Nele e a permitir que Ele nos molde novamente (Mt 11.28-30). Lembre-se de que Deus está lhe dando oportunidade para se arrepender (2Pe 3.8-9). Deus pronto para trazer cura e libertação. Confie Nele e busque-O de todo o seu coração (Jr 29.13) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.