segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As opções que a vida oferece

Quantas escolhas você já fez hoje? Com certeza muitas. Vejamos algumas delas: Será que vou à igreja, com que roupa, o que devo fazer para o almoço.... O mundo em que vivemos é cheio de opções, basta ir ao supermercado e verá a variedade de produtos a serem escolhidos, às vezes fica até difícil definir o que comprar, são tantas marcas, modelos e tipos. E na hora de pagar: cartão de crédito, débito, dinheiro ou cheque? Desde o nascer do sol até a noite estamos fazendo escolhas. Contudo, muitas dessas escolhas são triviais, ou seja, já fazem parte do nosso dia a dia. Mas quero lhes falar sobre uma escolha única, desta que irá afetar sua vida para sempre. Uma escolha única dentre às várias opções que a vida oferece.

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram." (Mateus 7.13,14)

Em todo o tempo da humanidade, esta tem sido a sua trilha de vida. Em todo o tempo da vida humana, esta bifurcação se oferece, proporcionando a cada um de nós o poder da escolha pelos caminhos do Senhor, ou pelos caminhos do mal.

  1. As duas opções de vida para a humanidade: embora façamos muitas escolhas em nossa vida, há somente uma que pode definir o rumo que elá irá tomar não só aqui, mas por toda a eternidade.
"Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.[...] Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.[...] Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida." (João 3.18,36; 5.24)

A linguagem de Jesus é figurada, mas pra os que a ouviram suas palavras devem ter soado muito claras. Foi diante dela que muitos se colocaram quando no momento de sua conversão se viu face a face ao convite de Jesus. Na vida cristã não existe atalhos, seja para o crescimento espiritual que faz parte da jornada com Cristo sobre a terra, seja para a entrada no céu quando iremos desfrutar do gozo do Senhor.

         2. A diferença entre os caminhos: a porta é chamada estreita em decorrência do desafio, dos obstáculos que são colocados diante daqueles que por ela escolhem entrar. A porta é estreita, pois ela exige renúncia, santidade e sacrifício. É o caminho da rejeição da família, o ridículo dos colegas na escola, a gozação dos amigos no trabalho; é a renúncia aos prazeres mundanos que não edificam e nem constrói, a vida de devoção à leitura da Bíblia, a entrega dos talentos à obra da igreja de Cristo, a participação na obra de evangelização, as exigências de um testemunho fiel. É o caminho da CRUZ. 

Que tipo de imagem lhe vem a mente quando você pensa na cruz?
  • Sofrimento
  • Dor
  • Sacrifício
  • Sangue
  • Peso
  • Rejeição
    No entanto, Jesus deixou bem claro o que deveriam fazer àqueles que decidissem seguí-lo.

"Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lucas 9.23)

Levar a cruz é uma das escolhas que devemos fazer todos os dias se realmente queremos ser chamados de discípulos de Jesus.

A única maneira de evitar a cruz é seguir o mundo até o inferno.

A outra porta é aquela desejável a todo ser humano: é a porta das facilidades, da falta de compromisso, de uma vida desvinculada de quaisquer princípios espirituais. São muitos os convites para que você entre por ela. A Bíblia nos adverte em relação a ter uma vida de facilidades, desvinculadas dos princípios espirituais.

"porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína." (Salmos 1.6)

"Porque o desvio dos néscios os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá." (Provérbios 1.32)

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." (Provérbios 14.12)

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6.23)

A diferença entre uma porta e outra é apenas uma: sujeição à vontade do Pai.

     3. O caminho de Cristo e sua diferença: só existe uma entrada para o Reino de Deus, e esta passa por Jesus.

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas." (João 10.7)

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14.6)

O que Jesus está apontando tem sido o desafio da humanidade desde o início dos tempo.
  • Abraão quando chamado por Deus teve de deixar sua terra, sua parentela e caminhar pela fé em Deus;
  • Moisés quando foi chamado teve de deixar o conforto de cuidar das ovelhas de seu sogro para enfrentar Faraó no Egito e um povo que só vivia reclamando;
  • Davi quando chamado por Deus enfrentou a fúria de Saul onde Deus trabalhou o seu caráter e sua fidelidade;
  • Jeremias quando chamado por Deus enfrentou um povo obstinado que não acreditava em sua pregação;
  • O apóstolos quando foram chamados deixaram família e profissão para seguir a Jesus.
Neste dia você está sendo desafiado por Deus a tomar sua decisão, a fazer sua escolha:

"Porque este mandamento, que eu hoje te ordeno, não te é difícil demais, nem tampouco está longe de ti. Não está no céu para dizeres: Quem subirá por nós ao céu, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos? Mas a palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires. Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres. Mas se o teu coração se desviar, e não quiseres ouvir, e fores seduzido para adorares outros deuses, e os servires, declaro-te hoje que certamente perecerás; não prolongarás os dias na terra para entrar na qual estás passando o Jordão, a fim de a possuíres. O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar." (Deuteronômio 30.11-20)

A escolha é sua, mas lembre-se ela define sua vida por toda a eternidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.