“Adeus ano velho, feliz ano novo que tudo se realize no ano que vai nascer.” Todos nós provavelmente já repetimos este bordão. Para muitos parece até uma oração de fim de ano. No entanto, entra ano, sai ano e as coisas parecem não mudar, a não ser é claro pelo fato de que estamos mudando de ano. Na virada do ano, todos costumam fazer muitas promessas, estabelecer metas, dizer que este ano as coisas vão ser diferentes. Passam-se alguns meses e tudo volta a sua velha rotina de sempre. Todo mundo sempre costuma repetir: “Ano novo, Vida nova.” Mas até que ponto sabemos realmente medir o peso desta afirmação e a colocamos em prática¿ Se o ano que passou, você não conseguiu atingir suas metas, concretizar seus sonhos, acumulou mágoas, e não superou desafios inesperados, o que fazer para este novo ano seja diferente¿
Diante das adversidades é que nascem novas oportunidades.
1. É preciso ter disposição para aceitar as mudanças e colocá-las em prática (v. 1-5):
1. É preciso ter disposição para aceitar as mudanças e colocá-las em prática (v. 1-5):
Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e este Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei."
A atitude é a principal força que determina o sucesso ou o fracasso dos alvos que temos estabelecidos. A causa do sucesso ou fracasso diante dos planos estabelecidos é mais consequência da sua atitude do que de suas habilidades. Quando se tem uma atitude certa em relação ao futuro, você passa a desfrutar mais das bênçãos que Deus lhe concede no dia a dia.
2. É preciso esforçar-se para continuar lutando (v. 6,7):
"Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares."
Quando Deus quer ensinar uma pessoa, Ele não a envia para a escola das bênçãos, mas para a escola das necessidades. Ter um objetivo na vida é dom de Deus, mas lutar para alcançá-lo é obrigação nossa. (Fp 3. 13,14). A Fé se desenvolve em meio às lutas e seu desenvolvimento depende do quanto estou comprometido com o objetivo estabelecido.(v. 7).
3. Mantenha foco naquilo que estiver fazendo (v. 8):
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."
Quantas promessas neste ano que se finda você conseguiu cumprir, quantos sonhos conseguiu realizar. Quais são suas metas para o próximo ano, que promessas você tem feito e que pretende conquistar neste ano que se inicia. Se você não mantiver seu foco, será pouco provável que consiga conquistar sua meta. Aquilo que prende nossa atenção determina nossas ações.
“Adeus ano velho, feliz ano novo que tudo se realize no ano que vai nascer.” Para que tudo possa se realizar neste novo ano que se inicia, você precisa dispor-se e continuar se esforçando apesar dos obstáculos que irá enfrentar pelo caminho. Quais são suas metas para este ano, o que você pretende conquistar. Deus sempre tem o melhor para nós, no entanto, ele exige que cada um faça sua parte. A terra foi prometida por Deus, mas conquistá-la dependia da fidelidade do povo a Palavra de Deus. Neste novo ano que se inicia faça um compromisso com Deus e com sua Palavra. Busque um relacionamento sincero com o Senhor. Lembre-se que diante dos desafios que irá enfrentar, dos obstáculos que irá transpor o Senhor lhe diz: “Não tô mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1.9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.