quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Armadilhas da Alma - Tiago 1.14,15


Milhares de pessoas que sinceramente desejam ter uma vida direita e agradável a Deus travam uma intensa batalha interior na busca pela santidade. “Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio.” (Romanos 7.15). Muitos se sentem encurralados nas busca pela santidade diante de Deus, por causa de seus desejos e apetites carnais que os levam para longe Dele.  Apesar da constante luta que existe entre a carne e o Espírito, você tem o poder para ser livre; se você estiver determinado a não seguir os seus próprios caminhos, não importando as consequências. A chave para não cair nas armadilhas é o entendimento. Você precisa compreender os impulsos que Deus colocou dentro de você e porque Ele os colocou lá.
  • ·         Desejo: o desejo faz parte de nossa vida, e é justamente ele que mexe com as nossas emoções. Algumas pessoas acham que todo desejo pecaminoso é vindo de Satanás, quando na verdade, a maioria é fruto do nosso coração. O desejo é mau quando se torna uma obsessão distorcida por gratificação física. 

“Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.” (Tiago 1.14,15).
  • ·  Direção: a chave para saber se o desejo é bom ou ruim é a direção que ele segue. O desejo pode ser uma força motivadora para te levar ao crescimento espiritual. Canalizado na direção certa, ele pode leva-lo a desfrutar de uma vida cheia e plena diante de Deus. Isto resulta em um relacionamento saudável diante de Deus e em amadurecimento na fé. Mas, também pode tomar uma direção oposta e afastá-lo do caminho de Deus e da sua justiça. Infelizmente algumas pessoas se deixam levar por tentações que mais cedo ou mais tarde o vencerão.
  • · Decepção: o pecado pode assumir muitas formas. Normalmente os enganos ocorrem porque somos seduzidos por uma imagem falsa. Tudo o que é proibido é mais emocionante. Mas, como em todas as armadilhas, assim que você cede ao pecado, existem fortes e poderosas garras prontas para te agarrar e destruir a sua vida. Então, em vez do prazer o que vem é a culpa, dor e desgosto. Satanás se aproveita de nossas fraquezas e usa o engano para fazer você acreditar que pode pecar sem sofrer as consequências.

A incapacidade de adiar a gratificação é sinal de imaturidade. E você? Está resistindo aos maus desejos e tentações ou está caminhando às cegas em direção à destruição de sua alma. Procure olhar além do desejo e irá ver o que te espera do outro lado. Abra os olhos e busque a Deus que irá iluminar os seus caminhos e te dará forças para fugir das armadilhas que se apresentam.
“Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração, hipócritas! Fiquem tristes, gritem e chorem. Mudem as suas risadas em choro e a sua alegria em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.” (Tiago 4.7-10).
  • ·  Decisão: você precisa tomar uma decisão. Deverá escolher entre lutar ou ceder aos seus desejos pecaminosos. Em algum momento, você será colocado diante de situações em que terá de escolher o seu destino. Mais cedo ou mais tarde, você terá que assumir a responsabilidade pelos seus atos. Será a sua escolha entre a carne e o Espírito, o físico e o espiritual, o agora e o amanhã, o céu e o inferno.

Aquele que escolhe habitualmente o que é errado carregará o fardo da decepção, da vergonha, da destruição. Se escolher este caminho, logo irá perder a percepção de Deus. Mas, não se desespere, existe uma saída: Jesus Cristo. Ele é a sua única esperança de libertação. Deus quer operar grandes milagres na sua vida e te levar a desfrutar de um relacionamento intimo e sincero com Ele. Creia na presença de Deus sobre a sua vida e fortaleça o seu coração através da oração e da leitura de sua Palavra.

“Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.” (2Timóteo 1.7)

Extraído e adaptado de Sabedoria para Vencer - Mike Murdock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.