sábado, 18 de julho de 2015

A relevância da fé na vida cristã - Salmos 37.3-5


A fé é a marca de um discípulo de Jesus e daqueles que andam com Deus. 

"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,..." (João 1.12)

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11.1)

Ter fé significa viver na total dependência de Deus. Esta é a razão pela qual Deus coloca a fé como prioridade dos que andam com Ele. A fé é a forma pela qual Deus restaura o nosso relacionamento com Ele.

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação." (Romanos 10.9,10)

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;  não por obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2.8,9)

A fé nos liberta da nossa incapacidade de viver segundo nossas próprias forças para viver os impossíveis de Deus.

"Se podes?", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." (Marcos 9.23)

"Respondeu Jesus: "Tenham fé em Deus. Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.
Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá." (Marcos 11.23-24)

A fé é sinal de obediência em resposta aquilo que Deus nos fala na sua Palavra.

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." (Hebreus 11.1)

Pela fé aprendemos a depender e a confiar plenamente em Deus. Abandonamos a dependência de nossas fontes limitadas de conhecimento e força e começamos a receber da Fonte de Deus.

"Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.[...] O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus." (Filipenses 4.11-13;19)

O princípio da fé é o de operar em nossas vidas continuamente, não importando quais sejam as circunstâncias.
  
"Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. " (2 Coríntios 5.7)

Princípios da fé para uma vida cristã autêntica:
  •  Deus nos concede a fé: os justos vivem pela fé em Deus, concedida por Ele para que possamos suportar as provações da vida.
 "Escreva: O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá por sua fidelidade.[...] Mesmo não florescendo a figueira e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas e não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor,o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos." (Habacuque 2.4; 3.17-19)
  • Nossa fé é fortalecida através da Palavra: Deus nos encoraja falando uma palavra relevante às nossas circunstâncias.
"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido." (Josué 1.8)

"Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Romanos 10.17)
  • A fé nos leva a obedecer a Deus: para que a fé opere em nossa vida, precisamos obedecer. A fé é ativa e nunca passiva. Para Deus começar a agir é necessário que se dê o primeiro passo.
"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer." (Tiago 1.22-25)
  • A nossa fé é sempre colocada a prova: tudo o que acontece ao nosso redor parece ser contrário ao que Deus disse e parece não haver motivos para crer. É neste ponto que a nossa fé é colocada em ação. Quando você exercita sua fé, você mostra sua fidelidade ao que Deus disse - em nossas dúvidas e lutas, Deus é fiel e não nos abandona.
"Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado." (1 Pedro 1.6,7)

"Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem." (Salmos 23.4)

"se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo." (2 Timóteo 2.13)
  • A nossa fé glorifica a Deus: o resultado da nossa fé é sempre a vitória de nossa parte, trazendo glória a Deus.
"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam." (Tiago 1.12)

"O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. " (1 João 5.4)

Decida hoje viver pela fé e a confiar em Deus em todas as áreas de sua vida. Reconheça sua necessidade de ser dependente de Deus. Nos problemas, nos desafios, nas dificuldades, seja fiel e Deus lhe dará graça e poder para enfrentar as circunstâncias. Toda atitude de fé tem origem na confiança. Então, entregue-se a Deus e desfrute o melhor de Deus para sua vida.       
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.