quinta-feira, 9 de julho de 2015

Caminho Seguro - Exodo 13.17-22

Geralmente quando vamos percorrer caminhos que desconhecemos procuramos consultar um mapa, algo pelo qual possamos visualizar o trajeto a ser percorrido. Com o progresso da tecnologia isso facilitou a vida de muita gente. Quem aqui já não se utilizou do GPS (Sistema de Posicionamento Global) para chegar ao seu destino. Alguns pensam que seu maior benefício está no fato de conduzi-lo por um trajeto mais fácil, quem sabe um atalho. A verdade no entanto, nos mostra que nem sempre um atalho pode ser a melhor opção: obstáculos não previstos podem aparecer no caminho.
Na história do povo de Israel, após séculos de escravidão e um sofrido processo de libertação do Egito, Israel estava finalmente caminhando rumo a terra prometida. Seria esperado que eles fossem pelo caminho mais fácil, seria opção do povo se pudessem ter escolhido. Mas o texto, nos mostra que Deus não escolheu o caminho mais curto, e explica o motivo; "E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito." (Ex 13.17)
Deus sabia que se o povo visse a guerra era esperado que quisessem retornar ao Egito. Desta forma,, podemos aprender que, em nossa jornada cristã, nem sempre a escolha do caminho mais curto é o melhor. Deus sabe e conhece as armadilhas que podem nos fazer desistir, querer voltar atrás. Podemos compreender a escolha de Deus para o povo de Israel. Mas, como reagimos quando Deus não nos dirige pelo caminho mais fácil? Como fazer quando achamos que nossa avaliação é a mais acertada, mais prática, mais óbvia, e Deus nos mostra outro caminho? Como não ceder as tentações dos atalhos?
Podemos extrair através da ação de Deus na história do povo de Israel lições para nossa caminhada que irão nos auxiliar na jornada rumo a Terra Prometida:
  • Aprenda a confiar na direção de Deus para sua vida (v. 18): Deus conhece cada detalhe de sua vida e tem preparado o melhor para os que nEle confiam.
"Tu conservarás em paz àquele cuja mente está firme em Ti; porque ele confia em Ti. Confiai no Senhor perpetuamente; porque o Senhor Deus é uma Rocha Eterna." (Isaías 26.3,4)

"Dirige os meus passos nos teus caminhos para que os meus pés não vacilem." (Salmo 17.5)

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho." (Salmo 119.105)
  •  Deus tem promessas para aqueles que nele confiam e vai cumpri-las (v. 19): aqueles que confiam em Deus desfrutam de benefícios que outros não têm.
 "Mas, como está escrito: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (1 Co 2.9)
  • Quando você aceita a direção de Deus para sua vida, você tem a certeza de sua proteção e provisão. (v.21,22): Deus nunca abandona os eus filhos, mesmo diante de caminhos tortuosos, Ele dá direção e livramento. Ele conhece os perigos do caminho.
Os critérios de avaliação do Senhor não são os nossos - "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55.8,9) - no entanto, eles são mais seguros e visam o nosso bem. A lição que devemos aprender é que devemos sempre confiar na direção do Senhor, resistir a tentação de pegar os atalhos e agradecer pela sua proteção e provisão. O caminho de Deus é sempre o melhor. A jornada pode até ser mais longa, mas a chegada ao destino é certa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.