sexta-feira, 17 de julho de 2015

Expectativas Frustadas - Rute 1.1-18


Futuro - uma palavra que pode denotar incertezas ou esperança diante de uma expectativa positiva em relação ao que está por acontecer. A verdade é que o futuro é incerto. Lidar com o futuro é lidar com o inesperado. Quem sabe o que acontecerá daqui a algum tempo? No evangelho de Mateus cap. 6.25-34, Jesus fala sobre a ansiedade da vida, a preocupação com o que está por vir, assim como Provérbios também nos adverte:

"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." (Mt 6.34)

"Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer." (Pv 27.1)

A verdade é que todos enfrentamos surpresas agradáveis e desagradáveis no futuro. Então, como enfrentar o amanhã sem dificuldades?

  • Jamais esqueça que Deus é o Rei do Universo, ele tem o controle em suas mãos. (v.2): o significado do nome de Elimeleque é "o Senhor Deus é o meu rei". Na Bíblia, os nomes eram dados de acordo com as circunstâncias em que as pessoas viviam ou de acordo com as circunstâncias do seu nascimento. Desta forma, podemos perceber que Elimeleque nasceu em uma época em que o povo estava vivendo sobre os cuidados de Deus e de sua proteção. Visto que está família viveu nos período dos Juízes, em que o o povo sem um rei para governá-los, viviam sobre a jurisdição de libertadores (juízes) que Deus levantava para trazer salvação e libertação da opressão de seus inimigos. O que muitas vezes ocorria, porque o povo vivia desobedecendo a Deus e se desviando de seus caminhos. Deus então, permitia que a opressão viesse sobre seu povo como uma forma de castigo. Mas aprendemos aqui, que Elimeleque não fez jus ao nome que recebeu, preferindo fugir a enfrentar a situação. Esqueceu-se de que mesmo em circunstâncias desfavoráveis, Deus tem um propósito na vida daqueles que o amam e o temem.
  • Mesmo em situações adversas, não se afaste do cuidado de Deus, pois logo Ele virá com juízo.(v3-5): devido a grande fome que assolava a terra de Judá, Elimeleque e sua família preferiu fugir para as terras de Moabe (inimigos de Israel). A fome sobre o povo veio provavelmente como disciplina pelo afastamento do povo de Deus. Fugir nem sempre é a melhor opção. É preciso fazer sábias escolhas hoje para desfrutar de um futuro proveitoso no dia de amanhã.
"Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá." (Gl 6.7)
  •  Quando o futuro parece incerto, isso nos leva a retornar ao passado (v. 6,7): às vezes é  preciso refletir sobre o rumo que estamos dando a nossa vida. Procure lembrar-se de onde caiu, e retorne. Deus sempre nos dá novas oportunidades de recomeçar.
"Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio." (Ap 2.5a)
  •  Aguarde pelo inesperado de Deus sobre sua vida (v. 17,18): quando nos voltamos para Deus, milagres acontecem. Deus sempre tem uma surpresa para os que nEle confiam.
Uma das grandes lições que aprendemos no livro de Rute é: jamais se dê por vencido (v.8) Com Rute aprendemos a não considerar a luta perdida; ainda é cedo para entregar os pontos. Mesmo diante da incerteza do futuro, mesmo que tudo pareça inútil, cansativo e desastroso. Não perca a esperança, exercite sua fé. Ter fé, é ter a expectativa de que o inesperado pode acontecer, é ter a certeza de que Deus sempre estará com você. Na tribulação não se dê por vencido e não perca a esperança.

"Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida." (Ap. 2.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.