quarta-feira, 16 de maio de 2018

A cura da incredulidade (Mateus 17.19-21)


Imagem relacionada

Quando os discípulos viram Jesus expulsar o espírito maligno do epilético perguntaram ao Mestre por que haviam falhado. Ele lhes concedera "poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas". Eles haviam muitas vezes exercidos aquele poder, e jubilosos contaram-Lhe como os demônios se lhes submetiam. E eis que agora, enquanto Ele estava no Monte, eles tinham sem dúvida fracassado. A partir da pergunta deles - "Por que não pudemos?" - fica evidente que os discípulos queriam e tentaram. Eles provavelmente usaram o nome do Mestre e ordenaram ao espírito para que saísse. Seus esforços foram em vão, e, diante da multidão, foram envergonhados. "Por que não pudemos?"
A resposta de Cristo foi direta e clara: "Por causa da pequenez da vossa fé". O motivo do sucesso de Cristo e da falha dos discípulos não era porque Jesus tinha um poder especial ao qual os discípulos não tinham acesso. Não, não era esse o motivo. Ele tantas vezes os ensinara sobre a existência de um poder - o poder da fé. No mundo espiritual o fracasso só tem uma causa: falta de fé. Fé é a única condição pela qual todo poder divino pode entrar no homem e operar por meio dele. É a suscetibilidade ao mundo invisível. A vontade do homem rendida e moldada pela vontade de Deus. O poder que haviam recebido para expulsar demônios não lhes pertencia como um dom ou posse permanente. O poder estava em Cristo, para ser recebido, guardado e usado somente pela fé, a fé viva n'Ele mesmo. Já que haviam sido cheios de fé n'Ele como Senhor. Mas essa falta de fé também pode ter uma causa. Os discípulos poderiam ter indagado: "Porque não pudemos crer? Nossa fé expulsou demônios antes disso. Por que agora falhamos em crer?". A fé é o mais simples, e também o mais sublime, exercício da vida espiritual, por meio do qual nosso espírito, em perfeita harmonia com o Espírito de Deus, se fortalece para exercer sua mais sublime atividade. A fé somente pode subsistir alimentando-se do que é divino, do próprio Deus. É com profundo silêncio de alma que se rende para que Deus Se revele, que a capacidade de conhecer e confiar na vontade de Deus será desenvolvida. É pela oração, em contato vivo com Deus, que a fé, o poder para confiar em Deus (e por essa confiança aceitar tudo que Ele diz, aceitar cada possibilidade que Ele oferece para crescimento de nossa fé), se fortalecerá em nós. Isso nos leva à lição que aprendemos quando Jesus, antes de dizer para crermos que recebemos o que pedimos, disse: "Tende fé em Deus". É Deus, o Deus vivo, em quem nossa fé precisa ter raízes profundas e fortes. Então ela será grande para remover montanhas e expulsar demônios. "Se tiverdes fé, nada vos será impossível."
Cristo Jesus é nossa vida, e também a vida de nossa fé. É Sua vida em nós que nos faz fortes e simples para crer. Discípulos de Jesus, que pediram ao Mestre que os ensinasse a orar, venham agora e aceitem Seus ensinamentos! Ele nos diz: "Se tiverdes fé, nada vos será impossível". Que busquemos ser pessoas que tem comunhão com Deus em oração - para que nos tornemos pessoas de fé, as quais Ele pode usar na Sua obra de salvar o mundo.
Fonte: Com Cristo na Escola da Oração (Andrew Murray)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.