terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Por que as pessoas não estudam a Bíblia? - 2Timóteo 3.16-17


 
Há uma frase que diz: “Este livro te afastará do pecado ou o pecado te afastará deste livro.” Isso é uma grande verdade, mas porque será que ainda assim, muitos cristãos têm negligenciado o estudo da Palavra de Deus? Temos que ter em mente que ou estamos nos conformando mediante a Palavra a imagem de Cristo, ou o mundo está nos pressionando aos seus moldes (Rm 12.2). Apesar de muitos buscarem se colocar debaixo da Palavra de Deus, elas não estão vivendo a Palavra no seu dia a dia. Muitos vão a igreja todos os domingos, participam da Escola Bíblica, fazem seminários e cursos bíblicos, mas não pegam em suas Bíblias dentro de sua própria casa, a não ser para ler alguns poucos minutos, esperando que Deus fale com elas. Muito embora a Bíblia continue sendo o livro mais vendido do mundo, é também um dos mais negligenciados. Você já deve ter visto uma Bíblia no banco de um carro ou em cima de uma estante, geralmente aberta no Salmo 23 ou 91 na casa de alguém. Verdade é que a maioria das pessoas não dão o devido valor a Bíblia como Palavra de Deus, apesar de dizerem acreditar nisso. Por quê as pessoas não procuram estudar a Bíblia por si mesmas e ver a diferença que ela fará em suas vidas? Em vez disso, contentam-se com o sermão de domingo, e ficam com ele, até o próximo domingo quando serão novamente alimentados pelo pastor. Eis aqui algumas das objeções que as pessoas fazem para não estudar a Bíblia, ter um tempo de reflexão e meditação na Palavra do Senhor:

Preciso de algo que funcione: pessoas assim tem a ideia de que a Bíblia é um livro antigo e muitos dos seus conceitos não se aplicam mais nos dias de hoje. Pode ser que ela teve algo a dizer quando foi escrita, mas os tempos mudaram, vivemos num mundo cheio de tecnologias e que exigem de nós respostas rápidas para tomadas de decisões. Porém, posso dizer a você que a Bíblia é tão relevante para os dias de hoje como o foi na época em que foi escrita, afinal, ela é a Palavra viva e eficaz que penetra no mais íntimo de nosso ser e revela nossas verdadeiras intenções.

Não sei como fazer isso: pessoas que pensam dessa forma, podem até ter buscado estudar a Bíblia, mas quando começaram a surgir as dúvidas em relação a interpretação e aplicação dos textos, logo deixaram de lado, porque acabou se tornando muito dispendioso para o seu dia. Devido a facilidade que a modernidade nos traz e as respostas rápidas que podemos ter com a tecnologia, passamos a ser visualmente orientados e estamos perdendo a habilidade de ler. Nosso cérebro não consegue mais do que 30 segundos de foco (o tempo que dura um comercial).

Sou apenas um leigo: pessoas deste tipo preferem deixar o estudo aprofundado da Bíblia para os profissionais (pastores, líderes e professores de EBD). Na mente deles a ideia é que essas pessoas estudaram para isso, nos ensinar. Contudo, você não precisa ter frequentado um seminário ou ser um líder para começar estudar a Bíblia. Se você já sabe ler, então já tem o primeiro passo para começar a estudar.

Não tenho tempo: está é com certeza a desculpa mais feita pelas pessoas. Trabalho, tarefas em casa, filhos, preocupações com as contas a pagar entre outros ocupam todo o tempo, que 24 horas parece ser muito pouco. O grande problema aqui está no fato de que priorizamos a agenda, quando deveríamos agendar as prioridades. Muito do que fazemos, pode ser necessário, mas não é o essencial.

Tenho minhas dúvidas sobre a Bíblia: neste caso há um problema de crença, sendo a Bíblia um livro que fala sobre Deus, é necessário a fé para poder compreender e confiar no que ela diz. Para alguns, a Bíblia é um livro cheio de histórias interessantes e até motivacionais, mas não passa disso. No entanto, posso dizer com toda certeza que a Bíblia é um livro confiável e que quanto mais estudamos, mais consistente e razoável ela se torna.

E você? Qual tem sido a sua desculpa para não ler, ou melhor não se aplicar a estudar e meditar na Palavra de Deus? Você talvez questione a relevância da Bíblia em assuntos da vida real, ou acha que não tem as técnicas necessárias para estudar, talvez esteja convencido de que a Bíblia é para os profissionais do ministério, ou seu problema seja apenas uma questão de prioridades ou se realmente ela é confiável. Este é o lado negativo pelo qual as pessoas não leem e muito menos estudam a Bíblia, mas nos próximos estudos vamos aprender por que devemos estudar a Bíblia e já adianto aqui que o estudo bíblico não é uma opção é uma ordem, veja você mesmo lendo Josué 1.8.

Extraído e adaptado do Livro: Vivendo na Palavra (Howard e Willian Hendricks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.