sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Coração Arrependido

Muitos são os exemplos de grandes homens de Deus na Bíblia, mas nenhum é tão conhecido como Davi, um homem considerado pela Bíblia como sendo "segundo o coração de Deus." Contudo, a Bíblia não só mostra as qualidades, mas também os defeitos de seus heróis. Todos os homens e mulheres das Escrituras têm pés de barro como eu e você, foram formados do mesmo pó e quando o Espírito Santo pinta um retrato de suas vidas, ele é um artista realista. Não ignora, nega ou esquece o lado escuro e pecaminoso destas pessoas. Não há ninguém que goste de ver publicado na primeira página do jornal ou divulgado em primeira mão na mídia os seus defeitos e vícios para que todos possam ver. No entanto, salvo o pecado de Adão e Eva, nenhum recebeu mais publicidade do que o pecado de Davi com Bate-Seba. Davi cometeu uma série de terríveis pecados que produziram graves consequências para sua vida. Isso me leva a pensar que o diabo nunca mostra as cartas na tentação. "Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz." (2 Coríntios 11:14). O diabo só mostra a beleza, o êxtase, o divertimento, a excitação, a aventura estimulante dos desejos roubados. Mas nunca diz:
  • Viciado em Bebida Alcoólica: você vai ficar de ressaca amanhã ou isso acabará arruinando sua família, seu trabalho, sua vida;
  • Dependente Químico: este é o começo de uma estrada longa, triste e sem saída;
  • Ladrão: você vai ser apanhado, faça isso e vai acabar atrás das grades;
  • Adúltero: você tem uma família, sabe que há uma probabilidade de ocorrer uma gravidez ou poder contrair uma doença e colocar sua vida em risco;
  • Maledicente: isso afastará as pessoas de perto de você, elas não irão mais confiar em você.
Quando o pecado é cometido, e cobrado todo castigo que dele decorre, o diabo nunca se encontra por perto. No entanto, Deus nunca se deixa enganar e mais tempo, menos tempo ele entra com o juízo. (veja 2 Samuel 11.27-12.1-13). O pecado de Davi não passou despercebido por Deus, Davi foi confrontado com seu pecado. Diante disto podemos tirar duas aplicações importantes para nossas vidas. Uma tem a ver com o confronto efetivo e a outra com o arrependimento genuíno.

Todos nós estamos suscetíveis a pecar: "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" (1 Coríntios 10:12). Isso mostra a importância de termos um Natã em nossas vidas que tenha coragem para nos confrontar.

"Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo amigo..."
(Provérbios 27:5-6a)

A lição seguinte que aprendemos é extraída da resposta de Davi....Trata-se de arrependimento genuíno.

Como posso identificar um verdadeiro arrependimento? (Salmos 51)
Quatros formas de identificar o verdadeiro arrependimento:

         1. Quando o arrependimento é verdadeiro, haverá confissão aberta de pecado (v. 1,3-5): "Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões."(Salmos 51:1). Quando você esconde a verdade ou só conta parte dela não está verdadeiramente arrependido. Veja o exemplo de Saul:
  • 1 Samuel 13.8-15: Saul desobedece à ordem de Samuel e faz o sacrifício antes do tempo determinado;
  • 1 Samuel 15: Saul desobedece à ordem de Samuel e não destrói o povo amalequita conforme Deus havia determinado;
  • 1 Samuel 28: Saul contraria os mandamentos de Deus e consulta uma necromante.

        2. Quando o arrependimento é verdadeiro, há o desejo de deixar completamente o pecado (v. 2,7-9): "Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado." (Salmos 51:2). Arrepender-se é mudar de rumo com base na verdade e seguir na direção oposta afastando-se completamente do pecado.

"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." (Provérbios 28:13)

        3. Quando o arrependimento é verdadeiro o espírito se mostra quebrantado e humilde (v. 16,17)
"Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás." (Salmos 51:16-17)
O arrependimento traz tristeza pelo pecado cometido, mas também traz alegria com o alívio do perdão e libertação. As pessoas quebrantadas e humildes ficam simplesmente gratas pela graça e misericórdias de Deus sobre suas vidas.

        4. Quando o arrependimento é verdadeiro, a pessoa pede perdão e a restauração de Deus (v. 10-15): "Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável." (Salmos 51:10)
Todos os pecados, exceto aquele que é cometido contra o Espírito Santo, são perdoáveis, quando confessados e esquecidos. Mas alguns pecados envolvem ramificações. Davi morreu odiando o dia em que se deitou com Bate-Seba, por causa dos constantes conflitos e consequências resultantes, mas de uma coisa ele tinha certeza: Deus já o havia perdoado.

"Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado."(Salmos 32:3-5)

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9)

        5. Quando o arrependimento é verdadeiro, a pessoa compartilha as boas novas do perdão (v.13,18,19): "Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti." (Salmos 51:13) Aqueles que recebem o perdão e a graça de Deus seobre suas vidas tem o desejo de compartilhar as boas novas de salvação. Alegria de saber que o perdão é concedido a todos aqules que se entregam ao Senhor.

Davi foi em muitos aspectos um homem extraordinário, ele foi um herói. Mas isso não quer dizer que nunca tenha desagradado a Deus ou que não tenha sido injusto em algum momento de sua vida. Ocorreu com ele o que geralmente acontece na vida das pessoas comuns. Ele foi arrastado por paixões destrutivas, abalado por problemas familiares e pela tragédia, e motivado por conveniências políticas. Como, então, um indivíduo tão humano poderia ser descrito como "um homem segundo o coração de Deus"? O segredo de Davi está na maneira como consagrou sua vida totalmente ao Senhor e em sua capacidade de descer ao pó do arrependimento e da humilhação e pedir perdão a Deus.

"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’." (Lucas 18.13)

Confissão sem arrependimento gera mera devoção exterior. Confissão com arrependimento genuíno gera obediência a Palavra do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.