sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Uma vida de oração - 1 Tessalonicenses 5.17

É fato que a oração é essencial para a vida cristã. Ela revela um coração desejoso e temente a Deus e que sabe que sua vida é fruto da graça e misericórdia do Senhor. No entanto, também é fato que são poucos os que realmente têm uma vida de oração constante, e que se dedicam a esse ministério na igreja. Haja vista o pouco número de pessoas que participam do culto de oração. Uma das marcas da vida de Jesus, era sua vida de oração. Os Evangelhos nos mostram que Jesus tinha uma intensa vida de oração (Mc 1.35 – de madrugada; Lc 4.42 – ia para o deserto). Por conta disso, seus discípulos lhe pediram que os ensinasse a orar (Lc 11.1). Jesus ensinou a orar com palavras e com o seu próprio exemplo. Pelos relatos bíblicos podemos ver que há diversas formas de desenvolver e ter uma vida de oração, tais como: a oração particular (Mt 6.6 – entra no teu quarto); a oração da madrugada, talvez a mais difícil de se praticar, visto que o conforto da cama nos “chama” a continuar ali (Lc 4.42 – levantou-se alta madrugada); passar a noite em oração, o que poderíamos chamar de vigília (Lc 6.12 – passou a noite em oração). Temos dificuldade de passar algumas horas em oração, quem dirá uma noite inteira; orações emergenciais, o tipo de oração que se faz diante de uma situação inesperada e que exige uma ação rápida de nossa parte (Ne 2.4 – Neemias diante do rei); orando em momentos de tentação (Mt 26.41 – os discípulos no Getsêmani), em momentos angustiosos e de fraqueza, precisamos recorrer àquele que pode nos livrar; orações de gratidão, é muito mais comum pedirmos do que agradecermos, porém, precisamos ser gratos pelas respostas que o Senhor nos dá e também pelas que Ele não dá (2Co 12.8-10); na oração também intercedemos, ou seja, nos colocamos diante de Deus como sacerdotes e pedimos em favor de outras pessoas. A Bíblia nos diz que temos um intercessor diante de Deus que dia e noite olha pelas nossas vidas (Hb 4.14-16 – Jesus, o Sumo Sacerdote).

Orar é essencial na vida cristã, pois nos leva a desenvolver nossa intimidade com o Senhor e nossa dependência dEle. A confiar na sua providência e no seu agir em favor daqueles que o buscam e temem o seu Nome. Que possamos desenvolver nossa vida de oração particular, mas também conjunta. Quando a igreja ora, o Senhor move céus e terra, faz tremer o chão e traz libertação e salvação, fortalecendo nossa fé em Deus e na sua Palavra.

Referência Bibliográfica: SOUZA, Estevam Ângelo de. Guia Básico de Oração. Editora CPAD.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.