terça-feira, 15 de março de 2022

A disposição Paternal de Deus – Isaías 63.16

Deus se apresenta de muitas maneiras na Bíblia, mas nenhuma delas revela tanto o seu caráter amoroso quanto o da figura de um Pai. Ele mesmo diz: “"Serei o Pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-Poderoso. (2 Coríntios 6:18) Contudo, aqueles que se fazem amigos dos costumes pecaminosos do mundo não podem desfrutar dessa intimidade com Deus. Pelo contrário, estes se tornam seus inimigos (Tg 4.4). Veja que, não é Deus que se torna inimigo, mas o homem se faz inimigo de Deus quando prefere andar em seus próprios caminhos, em vez de aceitar o convite amoroso de Deus. Aqueles que querem desfrutar da intimidade de Deus precisam deixar seus maus caminhos (Is 55.7). A desconfiança é própria do estado espiritual irregular do homem, que nos seus pecados perde a identidade de filho de Deus, pois deixa de refletir a sua Glória e Caráter. Quem tem comunhão com Deus, conhecendo-o na plenitude do seu amor, confia na sua bondade infinita e no seu poder e não vive cercado de temores e dúvidas; pelo contrário, exercita a graça vitoriosa que vem com a certeza de que não somente é filho, mas também tem intimidade com o Pai.

Nessa relação de paternidade, Deus tem dado infalíveis provas do seu amor e misericórdia. Assim como o pai do filho pródigo, ao avistar o filho perdido, corre-lhe ao encontro, abraçando-o e devolvendo a ele a dignidade de ser filho de Deus (Lc 15.20-24). Deus é o Todo-poderoso, mas aceita-nos como filhos pelo seu amor paternal e divino. A sua soberania inspira respeito, mas a sua bondade paternal inspira confiança. Deus na sua majestade e glória nos anima e encoraja a nos aproximarmos dEle com confiança e segurança. Na sua oração do Pai nosso, Jesus reforça essa confiança que devemos ter em Deus como nosso Pai, aquele que nos conhece e sabe exatamente do que precisamos (Mt 6.7,32). Portanto, todas as vezes que orarmos, estejamos certos de que nos dirigimos ao Pai celestial, que se deleita na intimidade que Ele mesmo faculta aos que, com sincero coração, se aproximam dEle. Deus se interessa em todas as nossas causas justas, pois nos ama.

O Deus Todo-poderoso que não conhece impossíveis; é rico e tem colocado as riquezas de sua graça à disposição de seus filhos por meio de Jesus (Ef 1.3). Em Cristo fomos abençoados com a graça de sermos salvos segundo o querer de Sua vontade, escolhidos pela sua bondade e selados pelo seu Espírito. Este é um privilégio doutrinário fortemente revelado e comprovado na Bíblia, e foi isto que Jesus ressaltou quando na oração que ensinou aos discípulos, disse: "Pai nosso que estás nos céus".

O segredo da oração eficaz é: ter o coração cheio do amor paternal de Deus. "Aba, Pai!" "Pai nosso, que estás nos céus". Quem pode dizer isso tem a chave para toda oração. É somente nossa distância do Pai que impede a resposta da oração. Por isso, aproximemo-nos com a ousadia que Jesus nos concedeu pelo sangue que foi derramado na cruz, na certeza de uma resposta baseada na Paternalidade infinita de Deus (Hb 10.19-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.