Na data de hoje comemora-se 505 anos da Reforma Protestante (um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI). Lutero elaborou as 95 teses e fundamentou uma teologia que deu origem a novas denominações dentro do cristianismo. A insatisfação de Lutero, como mencionado, não tinha como objetivo promover um rompimento ou dividir a Igreja Católica. Ele queria apenas combater práticas que considerava inadequadas para que a fé católica pudesse ser reformada. No entanto, o processo iniciado por Lutero deu abertura para mudanças profundas em questões políticas e econômicas na Europa do século XVI. Ao longo da vida de Lutero, ficou estabelecido um princípio teológico conhecido como Cinco Solas, que são bases importantes para o protestantismo. São elas:
·
Sola fide (somente
a fé);
·
Sola scriptura (somente
e escritura);
·
Solus Christus (somente
Cristo);
·
Sola gratia (somente
a graça);
·
Soli
Deo gloria (glória somente a Deus).
A ação de Lutero ainda
influenciou outros movimentos protestantes na Europa, como o liderado por João
Calvino, que originou o calvinismo, e o de Henrique VIII, que originou o anglicanismo. Com isto a Igreja Católica também reforçou a criação de seminários para aperfeiçoar a formação dos sacerdotes e procurou
silenciar os protestantes por meio da Inquisição. Segundo a história, o principal texto que moveu
Lutero foi Romanos 1.16-17, em especial a parte final do verso 17: “O justo
vive pela fé”.
Uma das frases mais
significativas da soteriologia neotestamentária, o justo viverá da fé, tem sua
origem num pequeno livro profético da Bíblia Hebraica – o Livro do Profeta
Habacuque. Trata-se de um texto extremamente importante para a
compreensão do próprio livro de Habacuque e que depois também foi
utilizado por Paulo e pelo escritor do Livro de Hebreus (Rm 1.17; Gl 3.11; Hb10.38).
No texto de Habacuque o verso fala primeiramente do ímpio (uma pessoa que não
teme a Deus). A palavra veio direcionada em resposta as indagações do profeta
em relação a situação em que a nação de Judá se encontrava (veja Hc 1.1-4). A
parte final do versículo fala do justo. O texto diz literalmente que ele
“viverá” pela sua “fidelidade”. É mais difícil especificar o significado exato
de “viverá” aqui. Dentre as várias alternativas, no contexto, cabe a ideia mais
adequada de “ser preservado, sobreviver”, já que estamos falando da invasão dos
babilônios em Judá.
Não há dúvida de que no
contexto original de Habacuque o sentido do termo é “fidelidade”. Na verdade,
nem existe qualquer contradição da ideia, afinal de contas “fidelidade” é a
maneira concreta de expressão da “fé”, termo mais abstrato. O pensamento hebraico
trabalha com ideias concretas de modo que fé e fidelidade são as duas faces de
uma só realidade. Como no juízo divino, na ocasião da queda de Judá, o
justo seria preservado por sua fé comprovada (fidelidade de quem crê), agora
também, com a vinda do Messias Jesus, o mesmo princípio que atuou em toda a
história bíblica está em ação. A vida, em seu sentido pleno, tem prosseguimento
e continuidade através da confiança e dependência de Deus, manifestada
concretamente.
Deve-se notar que
quando o versículo é usado no N.T. está como um princípio imutável do
relacionamento do Senhor com o seu povo, não como uma predição de acontecimentos na
dispensação do N.T. Em Habacuque, a divina resposta tem a intenção de estimular
a esperança e a confiança daqueles que são espiritualmente filhos de Deus,
enquanto dedara o destino certo do poder mundial caldeu (Babilônia). O
uso que Paulo fez da passagem parece destacar o significado de viver
eternamente na graça de Deus, e não somente de sobreviver as
circunstâncias adversas que podem vir sobre a vida do justo. É digno de nota
que a raiz desta palavra já foi usada em Hc. 1:5 com o sentido de dar crédito à
palavra ou promessa de Deus. O indivíduo tem de ser fiel a Deus, à
palavra e à aliança de Deus. Ele deve confiar firme ou profundamente em Deus
mesmo. A fé não é um mero consentimento para com uma proposição sobre
Deus conforme revelada em Jesus Cristo, Seu Filho. É o oposto do orgulho que
incha, da autoconfiança. É humildade diante de Deus, uma prontidão de se
conformar com a Sua vontade. É uma convicção de que Ele não pode mentir nem
falhar (Hc 2:3), uma dependência apesar das circunstâncias externas (Hc 3:17).
Viver significa não apenas ter segurança ou proteção nesta vida,
mas desfrutar a bondade divina, que é melhor do que a vida. É ser querido por
Ele, objeto do Seu cuidado.
No Novo Testamento, o
apóstolo Paulo ensina com base neste verso de Habacuque 2.4 que, um princípio
definido tem sido exposto nas Escrituras em relação ao relacionamento do homem
com Deus e que este princípio opera mais definidamente no padrão legal do homem
diante de Deus. Colocando o assunto em outras palavras, Habacuque estabeleceu
um princípio através do qual a fidelidade, que é uma confiança humilde e
inabalável na Palavra de Deus, foi declarada ser o instrumento que ocasiona o
bem-estar e a segurança do povo da aliança. Paulo dedara que o mesmo
instrumento é o meio de se alcançar a justificação diante de Deus. Fazendo
assim ele não priva a ideia da fidelidade, ou da fé, do seu verdadeiro
significado. Paulo, em comparação com Habacuque, alarga infinitamente o alcance
da palavra “viver”, pois ele a aplica à vida futura, à esfera da salvação ou
bem-estar eterno, distinguindo-a do bem-estar meramente temporal.
A fé é o fundamento da
vida cristã. Devemos confiar em Deus mesmo quando aparentemente as peças não se
encaixam, pois Ele está no controle de todas as coisas. A lição é que o justo deve viver pela fé (Hc 2.4). Professar com muita
determinação sua profunda fé em Deus a despeito de todo o sofrimento que se
deve suportar. Quando uma nação era julgada pelos seus pecados, ímpios e justos
sofrem, por isso devemos estar preparados para o pior. Apesar dos sombrios
prognósticos futuros, descansemos em Deus, pois a fé deve ser mais forte do que
as circunstâncias (Hc 3.17-19) e a prova disso é nossa fidelidade na promessa
da salvação em Cristo e de seu governo vindouro (Ap 21.6-8; 22.7,12-13).
Referências Bibliográficas:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/reforma-protestante.htm#:~:text=A%20Reforma%20Protestante%20foi%20um,de%20indulg%C3%AAncias%20pela%20Igreja%20Cat%C3%B3lica.
https://escolabiblicadominical.org/licao-09-habacuque-a-fe-como-forma-de-vida/
https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2016/06/interpretacao-de-habacuque-3.html
https://pleno.news/opiniao/luiz-sayao/opiniao-luiz-sayao-o-justo-vivera-da-fe-habacuque-24-no-texto-original.html
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