quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A natureza da oração eficaz – Atos 4.23-31

Vamos refletir sobre a natureza da oração eficaz, de maneira que possamos descobrir as práticas daqueles que perseveram em oração e desfrutam da vida abundante que Deus nos dá. A oração perseverante é aquela que revela o ardente desejo da alma de receber a benção do Pai Celestial. É a oração de quem sabe priorizar as coisas do Reino de Deus e que compreende que a vida de oração não deve ocupar um lugar nas categorias de sua vida. Essa oração revela o coração de quem busca o propósito de Deus e a expressão da fé que apela para Sua bondade e misericórdia com o desejo de receber o socorro em tempo oportuno. Temos vários exemplos na Bíblia deste tipo de oração e seus resultados, tais como: a oração de Ana (mãe de Samuel – 1Sm 1: inconformada com a sua impossibilidade de ter filhos, decidiu resolver o problema em fervente oração a Deus. Deus respondeu a oração e súplica de Ana e lhe deu o filho Samuel, que foi uma bênção para a sua geração. É o tipo de oração que se faz com coração quebrantado, ao qual Deus não despreza! (Sl 51.17).

A oração eficaz é feita de maneira regular e constante, gerando crescimento em nosso relacionamento com Deus. Ela também é feita na dependência do Espírito Santo que intercede por nós, pois nem mesmo sabemos como orar (Rm 8.26-27). Muitas vezes nossas orações tendem a ser orgulhosas, voltada apenas para nossos interesses e vinda de um coração egoísta. Quando oramos no Espírito, Ele nos guia e nossa oração passa a ser marcada de sabedoria. Vejamos aqui o exemplo da natureza da oração eficaz:

  • É feita em unanimidade de fé e propósito (v.24): quando muitos oram juntos, mas cada um ora segundo seus próprios interesses particulares, a oração se torna confusa. Orar com unanimidade é orar todos com o mesmo propósito, tendo em mente as promessas de Deus e em vista sua Causa.
  •  É baseada em Deus e nas suas Promessas (v. 25-28): as promessas são a base da fé que nos transporta ao trono da graça e nos abre as portas aos ricos tesouros das bençãos de Deus (2Cr 20.1-12). A oração que se apoia na sua própria força, ou é fruto da ansiedade ou apenas movida pelas necessidades é ineficaz.
  • É fruto da fé e da plena confiança em Deus (v. 29-31): eles não pediram que Deus os livrasse das tribulações, mas que estendesse Sua mão para fazer curas, sinais e milagres por intermédio deles e que lhes permitissem falar com toda ousadia a Palavra de Deus. Pediram o que era essencial para que o Evangelho triunfasse: pregação com ousadia acompanhada do poder de Deus. E como resultado dessa oração unânime, fundamentada nas promessas e de plena confiança em Deus, o lugar tremeu e todos foram cheios do Espírito Santo, e, com grande intrepidez, pregavam a Palavra de Deus, e o Senhor era glorificado.

A natureza da oração eficaz é orar com confiança e perseverança. É atentar-se as palavras de Jesus em Mateus 7.7-8: “Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e a porta vos será aberta. Pois todo o que pede recebe; quem busca acha; e, ao que bate, a porta será aberta.” A perseverança é proporcional ao nosso interesse pela causa sobre a qual oramos. Se buscarmos ao Senhor de todo nosso coração o acharemos, e Ele virá para nos abençoar e atender as nossas orações e súplicas por todos os santos e necessitados. Nossa fé será cada vez mais fortalecida e o Nome do Senhor será glorificado.

Referência Bibliográfica: SOUZA, Estevam Ângelo de. Guia Básico de Oração. Editora CPAD.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.