terça-feira, 8 de agosto de 2023

O perigo da complacência - Filipenses 3.12-14

 “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

-Filipenses 3.14

 A complacência é inimiga mortal de todo crescimento espiritual.

-A. W. Tozer

A complacência na vida cristã, significa a satisfação e acomodação em uma situação atual sem procurar melhorar ou progredir, é algo prejudicial para o crescimento espiritual de uma pessoa.

Crescer espiritualmente envolve o desenvolvimento contínuo do seu relacionamento com Deus e a busca pelo propósito de vida e valores espirituais que Ele estabeleceu em sua Palavra. Porém, quando alguém se torna complacente, fica satisfeito em manter-se em uma zona de conforto e não procura crescer ou se aprofundar em seu relacionamento com Deus.

A complacência impede o progresso espiritual, pois leva à estagnação e impede a busca por conhecimento e transformação pessoal. Ela pode criar uma ilusão de segurança e contentamento, mas impede a pessoa de alcançar o propósito para o qual foi criado, e assim, passa a viver na mesmice de sempre, numa rotina sem sentido, e ficando cada dia mais vazio.

Para experimentar um crescimento espiritual significativo, é necessário estar disposto a sair da zona de conforto, buscar aprender cada dia mais, praticar a autodisciplina e enfrentar seus desafios internos. A complacência impede esse processo, pois faz com que a pessoa se acomode em uma mentalidade estática.

A complacência é considerada uma inimiga mortal do crescimento espiritual, pois impede o crescimento, aprofundamento de sua relação com Deus. Esteja alerta para evitar a complacência e buscar constantemente maneiras de crescer e se aprimorar no desempenho de seus dons e na sua busca por Deus.

Pode ser fácil cair na armadilha de se contentar com o status quo e evitar desafios, permanecendo numa zona de conforto. Mudar requer comprometimento com o que se busca. Se você está buscando uma vida mais significativa com Deus. Então você precisa começar com arrependimento e confissão de seus pecados, e o reconhecimento de quem é o Senhor de sua vida.

É preciso entender que ter intimidade com Deus, exige sacrifícios de nossos desejos e vontades, uma vida de oração constante, a prática diária da leitura da Bíblia, estudando, meditando e aplicando seus ensinos. Não deixe que a complacência domine sua vida, faça como Abraão: Saia da sua terra (comodidade), lute como Jacó até alcançar a benção e ter o caráter transformado (propósito). Trabalhe como José, que mesmo sendo escravo em terra estrangeira, deu o seu melhor (Diligência). Seja como Calebe e Josué e confie nas promessas de Deus (Confiança). Aja como Davi, e tenha um coração humilde e que sabe reconhecer seus erros (Humildade). Seja como Daniel, e não tenha medo da cova dos leões (Convicção).

Tenha seu olhar sempre fixo em Jesus, o Autor e Consumador de nossa fé, que por causa da alegria que o esperava, ele suportou a cruz sem se importar com a vergonha. Agora ele está sentado no lugar de honra à direita do trono de Deus. Pensem em toda a hostilidade que ele suportou dos pecadores; desse modo, vocês não ficarão cansados nem desanimados. Afinal, na sua luta contra o pecado você ainda não chegou a derramar sangue.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.