terça-feira, 6 de setembro de 2011

Marcos Espirituais

Quando para Deus, chega o momento de você dar um novo passo ou assumir uma nova direção no trabalho de Deus, isso será sempre uma sequência daquilo que Ele já vem fazendo em sua vida. Em tempos de decisão, às vezes a maior dificuldade pode não ser escolher entre o bom e o ruim, mas escolher entre o bom e o melhor.
Existem duas palavras que não andam juntas no que concerne a sua vida com Deus: "não" e "Senhor". Se Deus é realmente Senhor, sua resposta tem que ser sempre "sim"; aqui começa sua tomada de decisão.

Marcos materiais de encontros espirituais: estabelecendo uma aliança com Deus. (ver Josué 3.5-4.9).
Deus sempre está na direção daqueles que o buscam e o temem: "E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do arraial; E ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da aliança do SENHOR vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, partireis vós também do vosso lugar, e seguireis. Haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes. Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós." (Josué 3.2-5);
  • Deus manifesta seu poder diante de situações inesperadas e impossíveis: "E quando os que levavam a arca, chegaram ao Jordão, e os seus pés se molharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da ceifa), Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó." (Josué 3.6-17);
  • Os marcos espirituais servem para lembrar a atuação de Deus na vida de seu povo: "Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel." (Josué 4.7)
Entendendo a perspectiva de Deus
Tudo o que Deus faz esta dentro de uma certa ordem para realizar seus propósitos. Na história do povo de Israel, uma nova direção era uma continuação de tudo o que Deus vinha fazendo. Deus quer envolvê-lo em seus propósitos. Ele está agindo na sua vida desde o seu nascimento. Quando chega o momento de Deus agir em sua vida, de forma a você dar um novo passo, ou tomar uma nova direção, isso será sempre uma sequência do que Ele já vem fazendo em sua vida. Ele constrói seu caráter de maneira ordenada com um propósito em mente.

Como usar os marcos espirituais?
Um marco espiritual identifica um tempo de transição, de decisão ou de orientação, em que você claramente pode ver que Deus está lhe guiando.
  • Inventário Espiritual: faça um breve histórico de sua caminhada com Deus;
  • Marcos Espirituais: identifique os momentos de decisão que fizeram diferença em sua caminhada com Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.