"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15.4,5)
Vivemos cada dia mais em uma sociedade autossuficiente, onde as pessoas importam-se cada vez mais com elas mesmas. É bem verdade que muitos têm tentado resolver com seu próprio empenho os dramas deste mundo, através de seus engenhosos projetos humanitários. Contudo, o que temos visto é uma decadência cada vez maior de pessoas egoístas tentando tirar proveito de tudo, sem perceber que a sua aparente (in)dependência os está levando para um caminho de escravidão. A Bíblia nos mostra que há um caminho que pode nos levar a verdadeira liberdade, que a nossa vida deve ser uma vida de constante dependência do Senhor. A vida cristã é uma vida de constante dependência.
Porque a vida cristã é de constante dependência?
1. Dependemos de Cristo para a salvação : "como está escrito: Não há justo, nem sequer um. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.[...]Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3.10-12,23) O homem por si só está contaminado pelo pecado, tornando-se desta forma, incapaz de salvar a si mesmo. É necessário a intervenção divina para que sua dignidade de ser criado a imagem e semelhança de Deus seja restaurada. "não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo. (Tito 3.5)
2. Dependemos constantemente da Palavra de Deus para o crescimento espiritual: qual é o segredo para o crescimento espiritual? "desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação." (2Pedro 2.2). Como a criança ao nascer busca saciar sua fome no seio materno, devemos buscar saciar a nossa fome na Palavra de Deus. " Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca." (Salmos 119.103)
3. Dependemos constantemente da oração para o poder espiritual: "Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto." (Tiago 5.16-18). A oração é o meio pelo qual o homem pode tocar o coração de Deus, para que este venha a suprir suas necessidades, a oração nos deixa sensíveis ao toque de Deus para este manifeste toda sua glória e majestade.
4. Dependemos constantemente da comunhão para o estímulo mútuo: "e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." (Hebreus 10.24,25). Como na videira os ramos dependem da raiz para sobreviver, as folhas dependem dos galhos para mostrar toda sua força e sua beleza.
Quando dependemos do Senhor não nos faltará força, energia, pois a sua vontade é nos dar a vitória. Se você colocar a sua vida em constante dependência do Senhor, estará seguro quanto a sua salvação, pois sabe que quem o purifica é Deus; estará em constante processo de amadurecimento, pois se alimenta da Palavra do Senhor; terá poder para vencer as lutas e dificuldades, pois mantém um constante relacionamento com Deus, por meio da oração, e finalmente, jamais se sentirá sozinho na batalha, pois faz parte da família de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.