quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O segredo da Felicidade

Porque nossas vidas estão repletas de perturbação, desespero e de ansiedade? Porque estamos sempre pressionando a nós mesmos e aos outros? Porque saboreamos somente algumas gotas de paz, amor e de felicidade? Porque a disputa são tão características do ser humano, a ponto de fazer com que as relações de animais da mesma espécie pareçam pacíficas quando compararmos com as nossas? A resposta é muito simples, mas às vezes, é difícil para nós entendermos realmente, pois quase todos os métodos que aprendemos para chegar a felicidade reforçam os sentimentos e as atividades que nos fazem infelizes. Todos desejamos a felicidade.

Mas onde realmente posso encontrar a verdadeira felicidade? O que significa ter a verdadeira felicidade? O que é felicidade?

Estes são pontos importantes que precisam ser compreendidos. Os métodos que aprendemos certamente não funcionam. No entanto, Jesus traçou alguns princípios que nos ajudaram a encontrar a resposta.
  1. Defina onde está sua prioridade: "Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.[...]  Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." (Mateus 6.21,24) 
O tipo certo de propósito em sua vida é um componente importante e fundamental para a felicidade estável. Vida sem direção é vida sem destino, sem sentido. A maioria de nós supõe que nossos desejos (sustentados por sentimentos emocionais) são os verdadeiros guias que nos conduzem à felicidade. Mas ninguém até agora encontrou a felicidade guiado por desejos emocionais. momentos de prazer, sim; felicidade, não. (Dica - Filme: Á procura da felicidade) Nossas vontades e desejos são tão sedutores... Disfarçam-se em necessidades que devem ser satisfeitas para que, afinal, possamos ser felizes.
  • Se eu tivesse um emprego melhor;
  • Se eu encontrar a pessoa certa para amar;
  • Se eu fosse mais jovem eu poderia;
  • Se eu fosse rico;
  • Se eu pudesse voltar ao passado... 
Se, Se, Se.... Vivemos num mundo imaginário tentando criar a realidade de um mundo perfeito segundo nossos critérios. Somos enganados pela nossa própria maneira de perceber o mundo que nos cerca. 
"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 
se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!" (Mateus 6.22,23)

      2. Aprenda a confiar na provisão de Deus: " Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso." (Mateus 6.31,32) 

Ninguém ou nenhuma situação precisa ser considerada uma ameaça ou perigo emocional quando vemos as coisas através da percepção de Deus. Pense na situação mais ameaçadora pelo que você passou nos últimos dias. Ficar preocupado ou ansioso com algum problema debilita suas energias, a ansiedade traz como resultado aborrecimentos para você mesmo. A preocupação, a ansiedade ou qualquer outra emoção desagradável apenas reduzem seu discernimento e a eficiência de suas ações. Você precisa perceber que essas preocupações apenas roubam a capacidade e alegria que a vida pode lhe proporcionar. Se você aprender a confiar em Deus irá se sentir alegre, afetuoso e realmente terá vida plena,não importa o que aconteça a sua volta.

" Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos." (Habacuque 3.17-19)

"Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." (Filipenses 4.6,7)

     3.  Faça o que puder, vivendo um dia de cada vez: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6.33,34) 

Alguma vez você já sentiu que se preocupar realmente ajudou? Talvez imagine que, desta forma, o resultado será melhor. Mas preocupar-se não somente o amarra emocionalmente, mas também afeta seu relacionamento com Deus. Ao se preocupar, é como se dissesse; "Eu estou no controle", sendo que na verdade, Deus é quem está no controle. Embora seja difícil confiar em que Deus pode fazer com que as coisas terminem bem, vale a pena ter essa confiança. "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém." Efésios 3.20,21) Como seres humanos, a única coisa de que precisamos para encontrar a felicidade é perceber exatamente as reais condições de nossas vidas.
Como é basicamente simples o nosso problema, nós é que muitas vezes gostamos de complicar as coisas. Para se alcançar a verdadeira alegria é necessário que você defina a maior prioridade de sua vida. "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10.10), aprenda a confiar na provisão de Deus para sua vida vivendo um dia de cada vez na presença do Senhor. A realidade de uma vida feliz e plena é gerada a partir de hoje, a partir das condições do presente é que podemos gerar o futuro.
"Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Salmos 37.3-5)


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.