segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cada um é parte do todo

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. (1 Coríntios 12:12)

Das muitas figuras utilizadas pela Bíblia para representar a igreja de Cristo, a que mais gosto é a figura do Corpo. Esta figura nos mostra como  a diversidade da igreja pode contribuir para o crescimento do Reino de Deus. (Efésios 4.11-16) O propósito de Deus para sua igreja é a unidade. (João 17.22,23) A ênfase do Novo Testamento nos mostra que o relacionamento entre os discípulos e Jesus visa construir a unidade. Para isto, é necessário que busquemos aplicar alguns princípios que nos ensinam como manter esta unidade:
  • Nossa unidade é construída a partir da paternidade divina: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele." (1 João 3:1) O fundamento de toda vitória do cristão sobre o pecado e ainda a base do amor entre os irmãos esta no fato de ser nascido de novo. "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido." (1 João 5:1) A base da unidade da igreja é que Deus nos deu uma nova  vida em Cristo. (1 João 3. 2,6,9).
  • Nossa unidade é definida pelo caráter de Cristo: "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 João 3:2) Quando nascemos de novo somos separados (consagrados) para ser de Deus e capacitados em Cristo para permanecer puros à semelhança de Cristo. Esta capacidade é que sustenta a esperança de que um dia seremos semelhantes a Jesus. Após a conversão, o processo da santificação nos leva a ficar cada vez mais parecidos com Jesus. (Romanos 8.17,28,29).
  • A unidade é fruto da graça de Deus operando em nós e através de nós. (1 João 3.10,11,16): a salvação que Deus nos deu através de seu Filho deve nos motivar a dar a vida pelos nossos irmãos. A graça de Deus derramada sobre a nossa vida deve agora frutificar sobre a vida de nossos irmãos. (1 João 3.17,18).
  • A unidade é resultado da operação do Espírito Santo no meio da igreja:E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado." (1 João 3:24). O Espírito Santo é o denominador comum que mantém a unidade da igreja. "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (1 Coríntios 12:11). A presença do Espírito Santo em cada um de nós é que viabiliza a unidade do sentir, do mesmo parecer, de ter um mesmo propósito. A presença do Espírito Santo em cada um de nós gera uma dinâmica de ministração mútua. No exercício dos dons espirituais concedidos pelo Espírito Santo edificamo-nos uns aos outros e glorificamos a Deus. À medida  que esta unidade é alcançada, Deus é verdadeiramente exaltado e o propósito de Deus se cumpre na vida da igreja que torna um testamento vivo da obra e pessoa de Jesus Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.